Atenção: esse artigo tem dois vídeos complementares.
Clique e assista o primeiro!

Clique e assista o segundo!

Do que trata o artigo

O artigo aborda os detalhes da utilização do Delphi XE com a ferramenta CodeSite, desde seus conceitos básicos, adição de mensagens para log de erros, até os exemplos concretos para depuração de códigos.


Para que serve

Utilizando o Delphi XE, o objetivo principal deste artigo é motivar o uso da ferramenta CodeSite, servindo na análise e depuração de erros, com a intenção de corrigi-los.


Em que situação o tema é útil

A depuração avançada é útil para encontrar falhas nos sistemas, que não são detectadas pelas formas convencionais de depuração, garantindo assim mais qualidade ao software final e satisfação do cliente.

Resumo do DevMan

Este artigo aborda o CodeSite Express presente no Delphi XE, mostrando como adicionar mensagens, em busca de uma análise de erros de programação ou erros inesperados na execução de um aplicativo. Na introdução é caracterizado o que é o CodeSite, recursos básicos e a utilização de seus componentes principais. O CodeSite contém uma classe utilizada para enviar mensagens através de um método e uma outra classe que permite compartilhar propriedades entre suas instâncias. Possui um aplicativo responsável por encaminhar as mensagens ao seu destino, seja ele um visualizador ou um arquivo. O seu visualizador é representado pelo CodeSite Live Viewer que permite receber as mensagens no momento em que elas são enviadas pelo aplicativo responsável, ou de outra forma, recebendo um arquivo de log de mensagens previamente armazenado. Este arquivo poderá ser analisado no CodeSite Live Viewer com o objetivo de depurar o aplicativo e verificar o seu comportamento. Por fim serão demonstrados alguns exemplos básicos da utilização do CodeSite, seja para envio de mensagens simples, ou para a utilização de envio de mensagens através de Thread.

Ao executar um aplicativo, seja ele feito em Delphi XE ou outro ambiente qualquer, erros podem acontecer, sejam erros básicos no desenvolvimento do aplicativo ou erros de difícil análise. Dessa forma, o aplicativo poderá não se comportar da forma desejada e, às vezes, poderá ser extremamente difícil verificar e diagnosticar o que está realmente acontecendo de errado. Uma forma de detecção de erros é utilizar o método tradicional de depuração de códigos, através do debugger integrado do IDE. Mesmo assim poderá ser um trabalho demorado, e que talvez não seja obtido o resultado esperado, pois vários métodos podem estar relacionados sendo chamados em sequência, eventos podem ser acionados sem o controle total do desenvolvedor, e a chamada e utilização de várias rotinas e tarefas podem acontecer de forma simultânea.

O CodeSite, que está incluído em todas as versões do RAD Studio XE (Delphi XE, C++ Builder XE e Delphi Prism XE), auxilia com formas avançadas de depuração, através da adição de mensagens em determinados fluxos de códigos de uma aplicação, possibilitando verificar o comportamento do aplicativo. Ele fornece informações mais detalhadas de como o código está sendo executado, permitindo localizar problemas de uma maneira mais ágil. Assim, dará maior segurança para que o aplicativo seja executado corretamente, permitindo de uma forma eficaz a realização do ciclo de vida do aplicativo.

Possui algumas características principais como a não interrupção do fluxo de execução da aplicação, as suas classes de logs podem capturar vários tipos de informações, os dados de estruturas complexas são facilmente armazenados, possui fácil configuração e permite agrupar os logs em grupos definidos pelo usuário.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo