Por que eu devo ler este artigo:Este artigo apresenta uma visão detalhada sobre o que é “collation” no SQL Server e como o mesmo interfere na representação de textos. Serão apresentados os conceitos de codificação de texto e internacionalização, que são a base para o entendimento do assunto, incluindo o padrão Unicode e as definições, regras e técnicas. Collations são implicitamente usados a todo momento. Toda vez que é necessário transferir texto entre o SQL Server e uma aplicação, é necessário tratar diversas questões relacionadas à representação e processamento do mesmo. Desenvolvedores precisam frequentemente estar preparados para lidar com eventuais perdas de informações que as conversões de texto podem ocasionar, e o SQL Server fornece um amplo suporte, através dos collations, para o correto transporte e armazenamento do dado. Todos os exemplos e demonstrações usados são compatíveis com a versão 2005 do SQL Server ou posterior.
O texto que se observa na tela do
computador é composto de várias partes menores chamadas caractere, sendo essa a menor unidade de um texto. Textos também
são chamados de “strings”. Em uma tradução rápida, “string” seria algo como “corda”,
pois essa é a ideia de um texto: uma sequência de caracteres ligados por uma
espécie de corda invisível.
O caractere que é visto na tela do computador é apenas um
conjunto de pontos sendo desenhados pelo monitor, coordenado pelos dispositivos
de vídeo e, é claro, um software. O software orienta o dispositivo baseado no
caractere que precisa exibir. O mesmo vale para outros dispositivos, como
impressoras.
Computadores, devido à natureza dos componentes que os constituem,
são capazes de processar e armazenar apenas números. Isso significa que cada caractere
é armazenado na memória ou no disco como um número, especificamente como um ou
mais bytes, assim como qualquer outro dado no computador, como vídeos, imagens,
etc. Um texto é composto por vários caracteres, o que significa dizer que um
texto é composto por uma sequência de bytes.
O que é visto na tela do computador, ou na saída de uma
impressora, são os glifos. Os glifos estão definidos em uma coleção de glifos
chamada fonte, sendo que cada fonte
permite que o caractere seja exibido em estilos diferentes. Baseado no byte (um
número) que representa um caractere, o computador encontra o glifo associado e
orienta o dispositivo sobre como desenhá-lo. Assim, armazenar, ler e transferir
textos requer somente a manipulação dos bytes que os representam, e a exibição
dos mesmos fica por conta das fontes instaladas nos computadores onde o texto
está sendo manipulado.
A
representação de textos começa neste ponto, onde a primeira dúvida que surge é:
qual é o caractere que um determinado número representa? Então, na
representação de textos, a primeira coisa que se precisa definir é um
mapeamento entre um número e um caractere, como uma letra minúscula ou um sinal
de pontuação. Para compreender collations, é necessário entender como os
caracteres são representados e o que é ASCII, CODE PAGES e UNICODE. A melhor
maneira de se compreender esses termos é voltando no tempo e observando como
tudo começou.
Nos primórdios
da computação, cada fabricante de software ou computador determinava seu
próprio mapeamento. Quando os computadores começaram a se comunicar, isso se
tornou um grande problema. Por exemplo, suponha que o software A usasse os
números 1, 2, 3, 4 e 5 para representar os caracteres A, E, I, O e U,
respectivamente, e que o software B usasse 5, 4, 2, 1 e 3 para A, E, I, O e U,
respectivamente. Se o software A quisesse mandar a mensagem “OI” para o
software B, então ele mandaria a sequência de números 4 (“O”) e 3 (“I”). O
software B, ao receber a sequência “4 3”, iria exibir a mensagem “EU”, pois, para
B, 4 é “E” e 3 é “U”. Era necessário criar um padrão que todos os fabricantes
de software e hardware pudessem seguir, e assim garantir que os textos fossem
exibidos corretamente.
Por volta de
1960, Bob Bemer, funcionário da IBM na época, percebeu que havia a necessidade
de se estabelecer um padrão para troca de informações entre computadores.
Então, ele propôs isso à American
Standards Association (ASA, que futuramente se tornaria a American National Standards Institute, a
ANSI). A partir de um comitê criado pela ASA, nasceu o American Standard Code for Information Interchange, ou o famoso ASCII, que é usado até hoje.
O
ASCII mapeou 128 caracteres em uma tabela conhecida como tabela ASCII e, para cada caractere, determinou um número que o representava,
onde o primeiro número era 0 e o último era 127. Por exemplo, a letra “A” (a
maiúsculo) é representada pelo número 65, enquanto que o espaço é representado
pelo número 32. Há outros caracteres de controle, que faziam mais sentido para
época devido aos equipamentos em que eram usados (o ASCII não foi criado
somente para computadores). Dessa forma, os fabricantes podiam implementar seus
softwares baseados nesse padrão, e a troca de texto entre softwares que
seguissem o padrão ASCII funcionaria corretamente.
No
exemplo anterior, se o software A mandasse a mensagem “OI” para o software B,
ele iria mandar a sequência de números 79 (equivalente a “O”) seguido do número
73 (o “I”). Ao receber a mensagem, o software B precisava encontrar na tabela
ASCII qual era o caractere associado aos números 79 e 73. Como ambos os
softwares usavam a mesma tabela (o mesmo padrão), os caracteres eram exibidos
corretamente.
Code Pages e Character Sets
O
padrão ASCII mapeou somente 128 caracteres, que para o Inglês era suficiente. Esses
128 números cabiam em apenas 7 bits (números de 0 a 127), porém os computadores
da época já eram capazes de trabalhar com oito bits (um byte), o que permitia
256 números serem utilizados, isto é, o dobro de 128. Assim, os 128 ...
<Saiba por que programar é uma questão de sobrevivência e como aprender sem riscos/>
Perguntas frequentes
Quem somos?
A DevMedia é uma escola de formação de programadores com mais de 20 anos de mercado. Já formamos mais de 100 mil programadores. A DevMedia ensina programação web, (desenvolvimento de site e aplicativos para celulares). A programação web é a área que mais contrata programadores em todo o mundo, sendo a maior porta de entrada para a área da tecnologia.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
Nunca o mundo necessitou tanto de programadores como atualmente. Com a quarentena estabelecida pela Covid-19, lojas, restaurantes, escritórios e escolas, que tiveram suas atividades paralisadas, perceberam a urgente necessidade de adaptar seus negócios para o mundo digital.Em contrapartida as empresas de tecnologias, durante esse período, cresceram como nunca tanto em faturamento quanto em número de usuários.Com isso a necessidade de programadores cresceu muito. Empresas de grande e pequeno porte estão com vagas abertas e não conseguem contratar por falta de profissionais qualificados. No momento estima-se que o número de oportunidades no Brasil seja acima de 200 mil!
Como faço para começar a estudar?
Programação é um universo amplo, existem muitos caminhos e por isso é muito fácil se perder. Nosso conselho é: NÃO ESTUDE SOZINHO. Infelizmente 78% das pessoas que começam a estudar sozinhas desistem da profissão por não conseguirem aprender. Com uma boa orientação elas teriam conseguido!Se você tomou a decisão de entrar nesse mercado, faça um investimento no seu futuro e busque aprender com quem sabe. Isso vai triplicar suas chances de dominar a programação e conquistar uma vaga no mercado.
Em quanto tempo de estudo vou me tornar um programador?
O tempo depende, claro, da dedicação de cada estudante. A DevMedia ensina programação há 20 anos e com toda essa experiência montamos uma metodologia que tem como objetivo principal acelerar os seus estudos.Você terá um Plano de Estudo para te orientar em todos os passos do aprendizado. Desenvolverá diversos projetos reais para colocar em prática os conhecimentos e contará com o melhor suporte ao aluno da web. Todas as suas dúvidas serão respondidas de imediato.Seguindo nossa metodologia e se dedicando, entre 6 meses e um ano você já estará programando.
Sim, você pode se tornar um programador e não precisa ter diploma de curso superior!
Ser programador é uma das maiores oportunidades que o Brasil oferece para quem não tem condições de fazer uma faculdade. Muitas empresas contratam sem fazer questão de diploma, o que importa para elas é que o candidato seja um bom técnico e consiga atender suas necessidades.Os salários iniciais para programadores são de R$2.500 mil, podendo chegar aos R$15 mil para aqueles que se dedicam.Com disciplina e um estudo correto, que não te faça perder tempo, é possível se tornar um programador em menos de um ano de estudo.Quando você já estiver empregado, aí sim você pode se aprimorar ainda mais fazendo uma faculdade na área.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Nossas trilhas de estudo te permitem virar um programador Full Stack, que é aquele programador mais completo, ele domina o desenvolvimento Front-end, Back-end e Mobile.Você ficará apto para criar sistemas para computadores e aplicativos para celulares. Utilizamos como base a linguagem JavaScript que é a linguagem mais utilizada no mundo. Outra vantagem do JavaScript é a quantidade de oportunidades no mercado de trabalho. É sem dúvida a linguagem que mais possui vagas e a que mais dá oportunidade para os iniciantes.
Principais diferenciais da DevMedia
Suporte ao aluno - O aluno conta com a ajuda de professores para tirar dúvidas durante toda a jornada de ensino. As perguntas são respondidas em menos de uma hora por professores experientes e atuantes no mercado.Gamificação - A plataforma de ensino é divertida e motivante. É como se o aluno estivesse dentro de um game. Ele terá seu card pessoal, que poderá ser customizado utilizando as moedas que ele ganha quando acerta os exercícios. Ele poderá também trocar suas moedas por outros produtos dentro da plataforma. Além disso, seus acertos contam pontos no ranking mensal dos alunos. Tudo isso deixa os estudos mais leves e motivantes.Didática - A DevMedia já ensina programação há mais de 20 anos. Desenvolvemos ao longo desse tempo uma metodologia que ensina a programar de verdade, com menos aulas e mais prática, são dezenas de projetos e exercícios que desenvolvem a mente programadora no aluno.Projetos reais - Durante os estudos os alunos irão desenvolver dezenas de projetos em cada uma das carreira (front-end, back-end e mobile). Mas o principal é que os projetos da DevMedia não são “copia e cola” como se encontra por aí. Aqui o aluno vai desenvolver os projetos de forma autônoma, recebendo claro a nossa mentoria e suporte, mas o aluno terá condições para desenvolvê-los sozinho.Milhares de exercícios - Programação é prática, por isso a cada nova matéria o aluno passará por um bloco de exercícios para fixar o conteúdo e cada acerto será bonificado com pontos e moedas e valem uma posição no ranking dos alunos.
Qual o investimento financeiro que preciso fazer para me tornar um programador?
Na internet é possível encontrar cursos de todos os preços, desde 50,00 a R$15.000,00.Os cursos de 50,00 são cursos avulsos, que explicam apenas pedaços de uma determinada matéria. Para criar um conhecimento completo você precisaria comprar no mínimo de 15 a 20 cursos avulsos e correria o risco deles não se complementarem tão perfeitamente e seu conhecimento ficaria cheio de "buracos".Os cursos de R$15.000,00 não fazem nenhum sentido. Deixe para investir em cursos caros quando quiser se especializar. Por esse preço você pode inclusive estudar fora do pais. Na DevMedia, você terá um plano de estudo montado por quem já formou mais de 100 mil alunos, e já está nesse mercado há mais de 20 anos. Somos a única plataforma que oferece Suporte ao Aluno em tempo real e uma experiência de estudos gamificada para te manter motivado durante todo o período de estudo. E o melhor, nosso pagamento é recorrente, você não precisa usar o limite do seu cartão de crédito para investir no seu futuro. Aproveite para se matricular agora mesmo.
Como funciona a forma de pagamento da DevMedia?
Para que você possa investir nos seus estudos sem complicar sua vida financeira, a DevMedia cobra o valor da assinatura de forma recorrente, Igual o Netflix. Todos os meses debitamos o valor da parcela em seu cartão de crédito, sem comprometer o limite total do cartão. :)As primeiras 3 parcelas custam R$89,90 e a partir do 4o mês sua parcela diminui para R$49,90! Assim ela pesa cada vez manos no seu bolso!Nesse modelo, a gente te ajuda a pagar seus estudos, mas você precisa ajudar a gente a pagar nossos custos. Por isso a assinatura recorrente tem uma fidelidade de um ano. Essa fidelidade também vai te ajudar a se manter comprometido com os seus estudos.Temos um trato?
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.