Atenção: esse artigo tem uma palestra complementar. Clique e assista!

Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

Do que trata o artigo

A ideia deste artigo é mostrar para o leitor como podemos exportar qualquer tipo de relatório para o formato PDF. Para isso vários exemplos serão construídos, utilizando a biblioteca free ItextSharp, responsável por gerar os arquivos em formato PDF.


Para que serve

Criação de relatórios simples utilizando dados estáticos, até a criação com dados dinâmicos, buscando essas informações de uma fonte de dados e os exportar para o formato PDF


Em que situação o tema é útil

Permitir ao cliente que um determinado relatório possa ser enviado ou compartilhado a outrem, sem a dependência do sistema, utilizando um formato já padronizado e de comum uso, o PDF.

Resumo do DevMan

Quando determinado cliente contrata você/empresa para desenvolver uma aplicação, seja ela Web ou Desktop, sem dúvida alguma, um dos principais objetivos dele é gerar relatórios para posteriores consultas. Logicamente, partindo do ponto que ele deseja gerenciar melhor seus negócios. Se você desenvolve uma aplicação para restaurante, com certeza seu cliente deseja, por exemplo, verificar o total de vendas realizadas ao dia, quantas mesas são ocupadas por dia, mantimentos no seu estoque, e outras séries de fatores, que cada lógica de negócio necessite. Partindo desta ideia, seu cliente tem a necessidade de enviar essas informações para seu superior, ou até mesmo levar essas informações para sua casa, onde terá mais tempo para realizar análises na mesma. Partindo desta premissa, seu sistema precisa exportar essas informações, para um formato compacto e simples. É aqui que entra documentos PDF. Vamos abordar os primeiros passos para a criação de documentos PDF utilizando uma aplicação ASP.NET e Windows Forms.

Particularmente toda a aplicação que desenvolvi independente da tecnologia utilizada, tinha a necessidade de possuir relatórios. Se o software necessitava administrar um contas à pagar e receber, por mais simples que seja, deveria ter no mínimo um relatório de clientes, de fornecedores, contas a pagar em determinado dia, no mês, entre datas, e outra séries de fatores. Hoje em dia é tão comum esse tipo de necessidade que basicamente qualquer tecnologia possui um framework para gerar relatórios, simplesmente por já ser uma rotina em qualquer aplicação, principalmente relatórios complexos e que deixem o cliente informado da situação atual do seu negócio. A partir destes relatórios surgem necessidades mais importantes como, por exemplo, exportar essas informações para um determinado tipo de arquivo, seja uma formato xls, doc ou o próprio PDF, tema do nosso artigo.

Neste artigo serão mostrados os principais exemplos possíveis de se criar arquivos em formato PDF, desde simples relatórios, até recuperar informações de um SGDB. Para criação desses documentos será necessário uma biblioteca/framework que nos ofereça algumas soluções para a criação do mesmo, é aí que entra a biblioteca ItextSharp, a mesma possui muitos recursos e é totalmente gratuita. No final deste artigo você estará apto a exportar qualquer tipo de relatórios para o formato PDF. Lembrando que para versão .NET, sua interface foi totalmente desenvolvida em C#, conforme seu próprio nome.

Considerações Iniciais

Antes de iniciarmos a instalação e exemplos da biblioteca ItextSharp, é interessante comentar mais um pouco sobre a mesma. Basicamente a ItextSharp foi desenvolvida a partir de sua versão para Java, denominada simplesmente de Itext PDF.

Em relação à comparação entre ambas, existem pequenas diferenças em seus métodos. Um dos grandes problemas da Itext para versão .NET, é que sua documentação é muito pobre, para falar a verdade não existe ainda uma documentação oficial, o que existe apenas, são alguns tutoriais que você encontra mas nenhum abordando ela como um todo, explorando todos seus recursos e métodos.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo