Como criar relacionamentos entre entidades com Hibernate
Aprenda nesse artigo a mapear associações dos tipos OneToMany e ManyToMany e criar relacionamentos entre entidades com Hibernate.
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Por que eu devo ler este artigo:Este artigo é útil por apresentar como estabelecer relacionamentos múltiplos entre entidades com o Hibernate,
requisito presente em qualquer aplicação que envolva persistência de dados. Para isso, aprenderemos de forma didática e
simples como funcionam as associações OneToMany e ManyToMany, importantes opções para a persistência de dados.
Primeiramente, abordaremos cada um desses relacionamentos através de uma análise geral. Em seguida, realizaremos a
configuração de um ambiente de desenvolvimento com Maven, Eclipse e MySQL e, por fim, ensinaremos a modelagem de um
cenário que faz uso de cada uma das opções mencionadas.
Os profissionais deTI que trabalham com a orientação a objetos através do Java geralmente optam pelo JPA ou Hibernate
ao implementar a persistência em suas aplicações. Neste artigo, daremos vez ao Hibernate, solução que simplifica e
facilita o armazenamento e a recuperação de informações e que, assim como a JPA, adota o Mapeamento Objeto-Relacional (Object/Relational Mapping – ORM),
uma técnica que abstrai as diferenças entre o modelo relacional e o modelo OO.
As principais vantagens do ORM são viabilizar a persistência dos dados, permitir que a aplicação permaneça totalmente
orientada a objetos e possibilitar que possíveis mudanças na base de dados impliquem em um menor impacto sobre a
aplicação, tendo em vista que apenas os objetos relacionados com as tabelas alteradas precisarão de mudanças.
Um dos principais recursos que o Hibernate oferece é a opção de criar mapeamentos entre modelos de objetos e
modelos relacionais através de anotações. A partir desse mecanismo podemos especificar, no código, as mais diversas
associações existentes dentro de um banco de dados.
Dentre as vantagens, o uso de anotações nos permite um código mais intuitivo do que os arquivos baseados em XML e
ainda supre algumas das suas limitações, tais como: facilidade de visualização das configurações, checagem do código
da aplicação em tempo de compilação e possibilidade de refactoring.
Antes de iniciar a codificação, no entanto, é comum a desenvolvedores realizar a modelagem do banco de dados. Nesse
momento, muitos consideram como etapa mais complexa a necessidade de utilizar relacionamentos
dos tipos “1:N” (um-para-muitos) e “N:N” (muitos-para-muitos). Essas opções, bastante presentes no mundo real,
normalmente são um pouco mais difíceis de especificar porque envolvem um número maior de variáveis a serem
consideradas, como a necessidade de definir mais uma tabela, o modo como os dados devem ser carregados do banco,
entre outras.
Com base nisso, começaremos este artigo abordando as características dos relacionamentos um-para-muitos e
muitos-para-muitos. Em seguida, veremos como modelar um sistema de cadastro considerando cada uma das
associações mencionadas. Para tanto, serão empregados, além da linguagem Java, o ambiente de desenvolvimento Eclipse integrado ao Maven e o
sistema de gerenciamento de banco de dados MySQL. O Hibernate será usado como solução para abstrair a camada de
persistência, viabilizando a interface entre a aplicação e o MySQL.
Associações um-para-muitos
O relacionamento de cardinalidade um-para-muitos (ou muitos-para-um), representado pela notação 1:N (lê-se um para
N), é usado quando uma entidade A pode se relacionar com uma ou mais entidades B e B pode estar relacionado a apenas
uma entidade A. Vejamos um exemplo: um time de futebol pode ter vários jogadores, mas um jogador só pode estar
relacionado a um time. A Figura 1 demonstra mais um exemplo desse tipo de relacionamento. Neste caso, um
Setor pode ter vários Empregados trabalhando nele, e um Empregado só pode estar vinculado a um Setor.
Ao adotar o Hibernate, o uso desse tipo de relacionamento em nossos projetos implica na utilização das anotações
@OneToMany e @ManyToOne, como veremos adiante.
Figura 1. Associaçãodo tipo 1:N.
Associações muitos-para-muitos
O relacionamento de cardinalidade muitos-para-muitos, representado pela notação N:N (lê-se N para N), é usado quando
uma entidade A pode se relacionar com uma ou mais entidades B e uma entidade B pode se
relacionar com uma ou mais entidades A. Para simplificar a compreensão, vejamos as seguintes situações:
Um usuário do sistema pode fazer parte de vários grupos de usuários e em um grupo pode haver diversos usuário;
Um autor pode publicar vários livros e um livro pode ser escrito por vários autores.
Para estabelecer esse tipo de relacionamento, devemos ter três tabelas, sendo a terceira responsável por manter a
ligação entre as outras duas. Para isso, é preciso que as duas primeiras tabelas contenham uma coluna que seja chave
primária.
A Figura 2 mostra um exemplo desse tipo de relacionamento. Neste caso, um Empregado pode desenvolver um ou
mais Projetos e um Projeto é desenvolvido por um ou mais Empregados.
As colunas que são chaves primárias na primeira e na segunda tabela devem aparecer na terceira como chaves
estrangeiras. Assim, esta tabela terá duas chaves estrangeiras, que formam uma chave primária composta.
A anotação que representa esse tipo de associação no Hibernate é a @ManyToMany.
Figura 2. Associação do tipo N:N.
Configuração do ambiente
Após conhecer as principais informações sobre os relacionamentos que abordaremos, vamos partir para a parte prática e
desenvolver uma aplicação que possibilite ao leitor aprender como implementar cada uma destas opções a partir da
utilização do framework Hibernate. Antes de iniciar o desenvolvimento, vamos configurar o ambiente que utilizaremos
para implementar a aplicação exemplo.
Preparando o ambiente de desenvolvimento
Como ambiente de desenvolvimento, optamos por utilizar o Eclipse, por se tratar da solução mais flexível e utilizada
no mercado. Na seção Links encontra-se o endereço para download desta IDE. Aqui, foi adotada a versão Luna
SR2 (4.4.2).
O processo de instalação do Eclipse é bastante simples, sendo necessário apenas ter o JDK 8 instalado no sistema. Na
seção Links também está disponível o endereço onde pode ser obtido este JDK.
Após baixar o arquivo do Eclipse adequado ao seu sistema, descompacte-o no local de sua preferência. Em nosso caso,
optamos pela pasta C:\Eclipse_Luna. Logo após, basta executar o arquivo eclipse.exe (em ambientes Windows).
Integrando o Maven ao Eclipse
O Maven é uma ferramenta pertencente à Fundação Apache que tem como finalidade o gerenciamento e automação da
construção (build) de projetos Java. De acordo com o próprio site do Maven, este tem os seguintes objetivos: prover
um padrão para o desenvolvimento de aplicações; impor uma estrutura para organizar o projeto; controlar a versão e
artefatos; e possibilitar o compartilhamento de bibliotecas entre vários projetos. Como grande destaque, a principal
facilidade ofertada pelo Maven é o gerenciamento de dependências e este será o nosso motivador para adotá-lo em
parceria com a IDE Eclipse.
Na seção Links encontra-se o endereço para download desta ferramenta. Aqui, adotamos a versão 3.3.1. Após o
download, crie uma pasta de nome Maven e copie o arquivo baixado para ela. Por fi ...
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos o plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.