Como criar um chat web com WebSockets, Spring e SockJS
Veja como integrar os frameworks WebSockets, Spring e SockJS no desenvolvimento de um web chat em tempo real.
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Por que eu devo ler este artigo:
Este artigo se mostra útil para desenvolvedores que desejam implementar recursos de mensageria assíncrona full-duplex
em suas aplicações web via WebSockets.
A arquitetura full-duplex se caracteriza pelo envio e recebimento de mensagens ou outros tipos de dados do cliente
para o servidor e vice-versa, quebrando o velho conceito HTTP onde as respostas só chegam ao cliente quando
requisitadas antes.
O exemplo mais comum disso está nos chats web, já que precisamos saber sempre que alguém enviou uma mensagem e não
podemos recarregar o browser o tempo todo, pois o custo disso seria muito alto.
Ao final deste você saberá como integrar suas APIs tanto no front-end quanto no back-end, verá que linguagens de
programação implementam tal recurso, bem como entenderá como implementar todos os serviços usando o SockJS, a API
mais usada para WebSockets em JavaScript.
A web tem sido largamente construída em torno do chamado paradigma de request/response (requisição/resposta) da HTTP.
Um cliente carrega uma página web e, em seguida, nada acontece até que o usuário clique para a próxima página.
Por volta de 2005, o Ajax começou a fazer a web ficar mais dinâmica, com seus processamentos assíncronos, sem a
necessidade de recarregar as páginas sempre que algo deve ser buscado no servidor.
Ainda assim, toda a comunicação HTTP sempre foi dirigida pelo cliente, o que exigia a interação do usuário ou de
sondagem periódica (existem vários algoritmos JavaScript para isso) para carregar novos dados a partir do servidor,
como por exemplo nos casos de páginas de jornais ou notícias que precisam mostrar ao cliente informações em tempo
real sem que o mesmo precise estar recarregando a página o tempo todo.
A solução via Ajax, se beneficiava de um recarregamento simples que simulava o click no botão de load do browser via
JavaScript. Todavia, as tecnologias que permitem ao servidor enviar dados para o cliente, no exato momento em que
ele sabe que novos dados estarão disponíveis, é algo bem recente no universo de programação front-end.
Os nomes mais comuns para defini-las são "Push" ou "Comet" (essa última representa um novo modelo de protocolo,
baseado no HTTP, que permite ao servidor enviar dados para um browser, sem a necessidade de uma requisição).
Um dos hacks mais comuns para criar a ilusão de uma conexão de servidor iniciada é chamado de long polling
(ou chamada seletiva, em tradução livre). Com ele, o cliente abre uma conexão HTTP com o servidor que a mantém
aberta até que o envio da resposta seja efetuado.
Sempre que o servidor realmente tem novos dados ele envia a resposta (outras técnicas envolvem Flash, requests
multipart do tipo XHR e os chamados HtmlFiles).
O long polling e as outras técnicas funcionam muito bem. Um dos usos mais famosos desse tipo de tecnologia está no
chat do Gmail, já que o Google adota a mesma em várias de suas ferramentas e soluções.
No entanto, todas estas soluções alternativas compartilham um problema: elas precisam lidar com o overhead
(sobrecarga) que a HTTP traz consigo, o que as tornam inadequadas para aplicações de baixa latência. Por exemplo,
pense em um jogo multiplayer de tiro em primeira pessoa no browser ou qualquer outro jogo on-line com componentes em
tempo real; o protocolo HTTP é muito pesado para lidar com o tráfego de tantas informações pesadas e oferecer um
retorno eficiente ao mesmo tempo.
Para ir de encontro a esse problema, o W3C lançou em meados de 2011 a tecnologia dos WebSockets, que
basicamente é um novo protocolo que fornece canais de comunicação full-duplex (nas duas direções – servidor e
cliente) sobre uma conexão TCP (Transmission Control Protocol).
O TCP é o protocolo núcleo do IPS (Internet Protocol Suite), famoso pela sua combinação com o IP
(Internet Protocol) para formar o modelo mais usado nas redes de computadores: TCP/IP. Ele é extremamente
mais rápido que o HTTP e, ao contrário deste, não precisa criar pacotes de cabeçalhos e configurações nas
requisições para que o servidor reconheça os pedidos e devolva respostas apropriadas.
A tecnologia em si é dividia em duas partes: a WebSocket API (que fornece todo o código fonte necessário para
implementações via JavaScript) e o WebSocket Protocol (que padroniza a forma como todos os browsers devem
implementar a tecnologia).
Na seção Links do artigo você encontra as URLs oficiais de cada parte. Ambas são um padrão no mundo front-end
e, portanto, estão disponíveis nos principais browsers do mercado, como Chrome, Safari, IE e Firefox.
Enquanto os WebSockets foram projetados originalmente para ser implementados em ambos navegador e servidor web, os
mesmos fornecem benefícios arquiteturais significativos para o ambiente cliente-servidor
em si, mas também para arquiteturas de aplicações móveis que precisam se comunicar diretamente com os servidores, ou
entre os próprios dispositivos.
Na Figura 1 temos uma representação de como os WebSockets estão arranjados dentro da web. A melhor maneira de
pensar no WebSocket é como uma camada de transporte no topo do qual qualquer outro protocolo pode ser executado.
A API do WebSocket suporta a capacidade de definir sub-protocolos: bibliotecas do protocolo que possam interpretar
protocolos mais específicos. Exemplos destes incluem XMPP, STOMP e AMQP.
Desta forma, os desenvolvedores não têm que pensar em termos de paradigma solicitação-resposta da HTTP, mas em vez
disso, eles podem escolher o protocolo mais apropriado para o tipo de aplicações que estão escrevendo.
O único requisito do lado do navegador é executar uma biblioteca JavaScript que pode interpretar os pacotes do
WebSocket, estabelecer e manter uma conexão com o mesmo e interpretar protocolos específicos que venham a ser
usados.
No lado do servidor, o padrão da indústria é a utilização de bibliotecas do protocolo existentes que rodam em cima
do TCP e que implementam algum gateway WebSocket de terceiros, como os protocolos da Kaazing WebSocket Gateways, por
exemplo.
Figura 1. Arquitetura dos WebSockets.
As implementações nos lados cliente e servidor que temos exibidas na figura usam bibliotecas específicas para tratar
os WebSockets. Na Tabela 1 você encontra uma relação das tecnologias que os suportam, suas APIs oficiais e a
URL para cada uma.
Tabela 1. Lista de tecnologias que suportam WebSockets.
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos dois tipos de planos: o plano recorrente e o plano anual. No plano recorrente, a cobrança é lançada mensalmente no cartão de crédito, necessitando apenas do limite para uma parcela. No plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX ou no Boleto parcelado (sujeito à analise de crédito)
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias, tanto no plano anual quanto no plano recorrente. Após esse período, se você estiver no plano recorrente e optar por cancelar antes de completar 12 meses, há uma taxa de 10% sobre o valor total. No plano anual, não há multas adicionais, mas o valor pago não é reembolsável.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
A renovação é automática?
Sim, nosso plano anual renova automaticamente após 12 meses, proporcionando conveniência e continuidade no seu aprendizado. Na renovação automática não é debitado do seu cartão as 12 parcelas. Para facilitar e não prejudicar o seu limite, a renovação é feita no modelo recorrente, cobrando uma mensalidade a cada mês.
Além disso, a renovação não tem fidelidade, oferecendo total flexibilidade. Você também tem a liberdade de desativar a renovação automática a qualquer momento, garantindo controle absoluto sobre sua assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.