Veremos neste artigo como desenvolver um instalador de componentes para o Delphi a partir de uma aplicação VCL Forms, facilitando esse processo que geralmente toma bastante tempo das equipes de desenvolvimento.
ArtigosDelphiComo criar um instalador de componentes
Por que eu devo ler este artigo:
Este artigo é útil para
desenvolvedores e empresas que utilizam no Delphi componentes de terceiros,
cuja instalação toma sempre algum tempo quando é necessário reinstalar ou iniciar
um novo ambiente de desenvolvimento, devido à formatação das máquinas ou
chegada de um novo membro na equipe.
Desenvolveremos aqui um instalador de
componentes que irá simplificar a adição destes adicionais ao IDE.
Ao trabalhar com muitos
componentes, começamos a ter dificuldades na hora de reinstalá-los devido à
grande quantidade e às vezes incompatibilidades entre versões. Esse tipo de
tarefa acaba por tomar tempo que poderia ser utilizado para atividades práticas
de desenvolvimento.
Seguir os passos tradicionais
para instalação de componentes não é uma tarefa fácil nem mesmo para
programadores mais experientes, é um processo cansativo e programadores novatos
não têm a experiência adequada para tal processo.
Componentes como JEDI, DevExpress,
FastReport e ACBR têm uma coleção muito grande de pacotes principais e um
número muito grande de pacotes dependentes, fazendo com que a instalação se
torne mais cansativa, pois deve ser seguida uma ordem, que se não for
respeitada pode acarretar erros para o projeto.
Como são distribuídos os
componentes
Os componentes no Delphi podem
ser distribuídos através da instalação de arquivos de extensão pas, dcu, dpk ou
através de instaladores.
·
PAS: Para arquivos pas, execute o Delphi
e feche o projeto, acesse o menu “Component” e clique na opção “Install componente”.
Na janela que se apresenta, acesse a aba “Into New Packages”, clique no botão
“Browse” ao lado da caixa de texto “Unit File Name” e abra o arquivo com
extensão *.pas. Dê OK e logo após “Compile” e “Install” e o arquivo criará uma
aba na barra de componentes com um nome para a sua localização.
·
DCU: Para arquivos com a extensão *.dcu,
o processo é um pouco mais complicado. Acesse o menu “Component” e clique na
opção “Install package”. Verifique se na lista “Design packages” existe a opção
“Borland user componente”, se sim, clique no botão “Edit” e será aberta uma
caixa de mensagens.
Clique no botão “Yes”. Na janela que aparece, clique no
botão “Add” e na janela que se abrirá clique no botão “Browse” da caixa de
texto “Unit file name”.
Na caixa de combinação “Files of type” escolha “Delphi
compiled unit(*.dcu)” e depois na caixa de texto “File name” direcione o
arquivo a ser instalado clicando no botão “Open”. Clique no botão “Ok” na
janela que aparece e clique no botão “Install”.
·
DPK: Para instalar pacotes de
componentes, execute o Delphi e feche o projeto, acesse o menu “File” e clique
na opção “Open”. Abra o arquivo que
contém os componentes. Dê “Ok” e depois é só clicar em “Install”.
·
Instaladores: Com instaladores tudo se
torna mais fácil, basta usar o instalador disponível e utiliza o
"next-next-finish".
Todo esse procedimento realiza a
instalação de apenas um pacote, então em cenários reais onde se tem diversos
pacotes a serem instalados, todo o trabalho é multiplicado.
Independente da forma como são
instalados, o Delphi utiliza uma única forma para localizar os componentes e
exibi-los em suas devidas paletas, para isso ele utiliza o registro do Windows.
Para definir os componentes a serem exibidos, o Delphi verifica se se existe um
registro na seção “HKEY_CURRENT_USER\Software\Embarcadero\BDS\<Versão>\Known
Packages”, onde <Versão> seria a versão do Delphi que estamos utilizando.
Além disso ele utiliza a seção “HKEY_CURRENT_USER\Software\Embarcadero\BDS\<Versão>\Palette\Cache”
para identificar os componentes do pacote que serão apresentados na paleta.
Dessa forma, para declarar um pacote e seus componentes no Delphi XE2, basta
que declaremos a seção Known Packages, com isso, ao ler o método “Register” ele
irá identificar seus componentes e registrá-los na seção Palette
Ao contrário de seu antecessor, o
Delphi 7, no qual tínhamos que declarar os componentes manualmente, o XE2
possui recursos para facilitar essa operação.
Para o correto funcionamento dos
componentes devemos adicionar os caminhos utilizados na nossa Library Path e para
isso utilizamos o registro “HKEY_CURRENT_USER\Software\Embarcadero\BDS\<Versão>\Library\<Plataforma>\ Search
Path”.
Aqui <plataforma> é a plataforma de compilação que o componente
suporta, que pode ser OSX32, Win32, Win64 para Delphi XE2, e Android32,
iOSDevice, IOSSimulator, OSX32, Win32, Win64 para o XE5.
Extensões de arquivos do Delphi
Para lidar corretamente com os diversos tipos
de arquivos gerados pelo Delphi na criação de componentes, é preciso
compreender para que serve cada uma das extensões utilizadas.
·
PAS (Delphi Source File): Os
arquivos PAS são sempre o código-fonte do programa e são os arquivos que contêm
a maior parte do código em um aplicativo.
·
DCU (Delphi Compiled Unit): É
uma unidade PAS compilada. Por padrão, a versão compilada de cada unidade é
armazenada em um arquivo no formato binário separado com o mesmo nome que o
arquivo de unidade, mas com a extensão .DCU.
Por exemplo, Unit1.dcu contém o
código e os dados declarados no arquivo Unit1.pas. Quando você compila um
projeto, as unidades individuais não são recompiladas, a menos que seu arquivo
fonte (.pas) tenha sofrido alterações desde a última compilação, ou caso os
arquivos .dcu não possam ser encontrados.
·
DPK (Delphi Package): Este
arquivo contém o código-fonte de um pacote, que na maioria das vezes é uma
coleção de várias unidades. Eles são utilizados para construir bibliotecas de
ligação dinâmica (DLLs) especiais chamadas pacotes (BPL).
·
BPL (Borland Package Library):
Este arquivo é como uma DLL do Windows, porém com recursos específicos do
Delphi integrados a ela.
O que é o registro do Windows
Também
conhecido como registro do sistema, Registro do Windows é um banco de dados
hierárquico central no sistema operacional Windows, usado para armazenar as
informações necessárias à configuração do sistema para um ou mais usuários,
aplicativos e dispositivos de hardware.
O registro contém
informações às quais o Windows faz referência continuamente durante a operação,
como os perfis de cada usuário, os aplicativos instalados no computador e os
tipos de documentos que cada um pode criar, configurações da folha de
propriedades para ícones de pastas e aplicativos, o hardware existente no
sistema e as portas que são usadas.
O registro
substitui a maioria dos arquivos .ini com base em texto usados nos arquivos de
configuração do Windows 3.x e do MS-DOS, como o Autoexec.bat e o Config.sys,
assim concentra todas as informações editáveis do sistema operacional e da
maioria dos softwares instalados, tornando a administração dessas informações
mais fácil.
Embora o registro seja comum para diversos sistemas operacionais
Windows, existem algumas diferenças entre eles. Na Figura 1 vemos o Editor do Registro (no Windows 10), que pode ser
acessado através do comando “regedit” executado no prompt de ...
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos o plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
Cadastro
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