Motivação

Quando desenvolvemos aplicações DataSnap, sejam elas utilizando VCL ou FireMonkey, precisamos construir no Delphi duas camadas de software: o cliente e o servidor. No servidor, estão concentrados os métodos remotos, que em geral são invocados para acessar dados e/ou executar operações sobre eles, retornando o resultado para o cliente. Em cenários como esse, uma maneira comumente empregada para trabalhar com os dois projetos (cliente e servidor), dentro do IDE do RAD Studio, é por meio dos grupos de projetos (Project Group), que têm a função de agrupar mais de um projeto na mesma instância do Delphi. Assim, não é necessário abrir uma nova instância do IDE para cada projeto.

Muitas vezes, no entanto, é preciso realizar a depuração dos métodos do servidor testando-os diretamente pela aplicação cliente, ou seja, precisamos executar o software cliente e, em paralelo, executar determinados métodos do servidor. Quando utilizamos o conceito de grupos de projetos, isso pode ser um problema, pois o IDE não permite que coloquemos breakpoints nos dois projetos e os mesmos sejam executados paralelamente. Deste modo, o conhecimento sobre uma técnica de depuração que permita a execução e debug simultâneo, tanto da aplicação cliente, quanto do servidor, é bastante útil.

Passo 1: Criando o servidor DataSnap

Para melhor organização do projeto, o primeiro passo é criar uma pasta chamada Servidor, na qual ficará armazenado o código fonte referente ao servidor de aplicação que conterá os métodos remotos, os quais serão posteriormente consumidos pela aplicação cliente. Para isso, deve-se acessar o menu File>New>Other e, na o ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo