Por que eu devo ler este artigo:Este artigo apresenta o desenvolvimento de uma ferramenta que permite gerar código associado a funcionalidades de inclusão, leitura, alteração e exclusão de dados. A partir da ferramenta desenvolvida é possível aumentar a produtividade nas atividades de desenvolvimento uma vez que tarefas repetitivas poderão ser eliminadas e o desenvolvedor poderá focar suas atividades na implementação de funcionalidades mais desafiadoras.
Autores:Rafael Álvares Rend e Elisamara de Oliveira

Em uma pesquisa, ao pedir que desenvolvedores de software respondessem a uma pesquisa sobre seu cotidiano e suas perspectivas profissionais, foram constatados dois dados importantes:

· A grande maioria destes profissionais, além de escrever código-fonte, também é responsável pela realização de outras tarefas, a exemplo: levantar requisitos, participar de reuniões com clientes, executar testes, ministrar treinamentos e documentar artefatos;

· Cerca de 90% revelaram sentir maior motivação ao exercitar a criatividade com problemas de maior (ou nova) complexidade, do que em realizar tarefas que já dominam e que não apresentam novos desafios.

Entretanto, esta exigência por um perfil de profissional flexível, com vasta bagagem de conhecimento e também capacidade de investigar soluções para os problemas apresentados não é suficiente para melhorar a estatística geral sobre o desenvolvimento de software. Anualmente é publicado o Chaos Report, pelo The Standish Group, cujo objetivo é expor a estatística de sucesso em projetos dessa natureza. A versão 2013 do Chaos Report informa que 39% dos projetos de software iniciados em 2012 foram concluídos com sucesso, porém 18% foram considerados fracassos (não são finalizados ou nunca são usados) e 43% sofrem com algum problema (atrasam a entrega, extrapolam o orçamento e/ou não atendem aos requisitos). Ou seja, em 61% dos casos coletados na amostra, o resultado final não foi o esperado.

Então a pergunta feita neste artigo é: como manter motivado um profissional (que se sente estimulado quando surge um novo desafio) e também entregar os projetos de software aos clientes no prazo e qualidade prometidos?

O alvo deste artigo são os projetos de software envolvendo bancos de dados. A proposta é a de automatizar a escrita de código-fonte, mais precisamente, o que é escrito para tarefas conhecidas pela sigla CRUD (Create, Read, Update, Delete) a qual representa as quatro principais operações com bancos de dados: Criar, Ler, Atualizar e Excluir dados.

Entretanto, gerar código para funcionalidades do tipo CRUD não é bem uma novidade. Já existem ferramentas capazes de realizar tal tarefa, a exemplo: AspMaker, PhpMaker e MyGeneration. Tais ferramentas permitem que, em poucos cliques, sejam gerados código-fonte para cada tabela de um banco de dados, porém geram este código com as particularidades específicas de quem fabricou a ferramenta. Ou seja, o desenvolvedor terá de esquecer o seu próprio legado de trabalho (exemplo: sua biblioteca pessoal de métodos e classes, sua camada de persistência de dados) para adotar o código de terceiros caso opte por usar uma dessas opções.

Adotar um código pronto, porém escrito de forma totalmente diferente ao que se está acostumado, demanda do desenvolvedor tempo para seu aprendizado. Tal aprendizado (principalmente em futuras manutenções da aplicação gerada) poderá ser mais dispendioso do que escrever todo o CRUD sem o uso de ferramentas.

Além disso, sabe-se que um programador experiente não está disposto a esquecer seu próprio código para adotar um novo totalmente diferente. Forçar um desenvolvedor a fazer isso com certeza o desanimaria. Da mesma forma, uma fábrica de software, com dezenas de projetos já prontos, dificilmente estaria disposta a mudar o seu legado de codificação de programas somente para manter um padrão conivente com o que é gerado pela ferramenta.

A proposta deste artigo visa a redução de tarefas repetitivas, ainda realizadas por muitos desenvolvedores. Para isso, apresenta como solução o conceito e prática da geração de CRUD por templates. O uso de templates permitirá gerar CRUDs personalizados de acordo as preferências de cada desenvolvedor de software (linguagem de programação, métodos já conhecidos, bibliotecas do próprio desenvolvedor ou da própria fábrica de software), acelerando a escrita de código sem comprometer seu entendimento. Esta sugestão está alinhada com a pesquisa sobre o perfil do profissional desenvolvedor de software, que revela que estes preferem realizar tarefas de maior desafio, envolvendo pesquisa ou novas aptidões, do que executar trabalhos rotineiros. Em outras palavras: se o profissional puder gastar menos tempo com a escrita de código CRUD, terá mais tempo disponível para cuidar de atividades mais específicas que o sistema exigir. Uma vez que o desenvolvedor criou o seu primeiro CRUD, bastaria transformá-lo em um template e assim novos passariam a ser gerados com menos esforço e tempo.

A relação entre automatizar e dividir tarefas

Acelerar processos por meio da automatização de tarefas pode ser relacionado com uma teoria antiga, escrita em 1776 por Adam Smith, a qual afirma que a divisão do trabalho em tarefas e a consequente especialização das mesmas podem aumentar, drasticamente, a quantidade de produtos produzidos pelas fábricas.

De fato, ao automatizar parte da escrita de um código, há uma divisão deste trabalho em dois tipos de tarefas: as repetitivas (codificação de CRUD - que poderão ser geradas automaticamente) e as específicas da solução (que deverão ser executadas pelas pessoas). Uma vez que os desenvolvedores não precisem mais se preocupar com as tarefas repetitivas, estes podem se dedicar mais àquelas que são específicas (exemplo: programação de regras de negócio, pesquisa de soluções para um problema) o que, consequentemente, influenciará positivamente no sucesso do projeto.

Construção de uma ferramenta que gere códigos CRUD por template

A estrutura que será descrita é baseada na experiência do autor enquanto desenvolvedor de software (trabalhando em fábrica de software e também com empresa própria), o que posteriormente gerou uma ferramenta que está em fase de registro no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (IPNI) com o número de processo BR512015000256-2.

As tecnologias utilizadas na construção da ferramenta que será descrita foram: o .NET Framework e a linguagem XML. Para exemplificar seu uso, faremos a geração de código na linguagem PHP.

As primeiras anotações

No momento em que um desenvolvedor, que já possui suas bibliotecas e outros sistemas já prontos, decide criar um CRUD para uma tabela do banco de dados do seu sistema, é possível perceber o seguinte padrão de tarefas que ele realiza:

1. O uso dos comandos copiar/colar para trazer à pasta do seu projeto seus arquivos contendo a biblioteca de código que utiliza, a exemplo: arquivos JavaScript, arquivos compilados contendo procedimentos úteis, arquivos com funções de terceiros, imagens para o projeto e arquivo CSS (esta ação ocorre principalmente quando um novo programa está sendo feito e ainda não possui funcionalidade desenvolvida);

2. O uso dos comandos copiar/colar para trazer um arquivo de uma funcionalidade já pronta (exemplo: um arquivo contendo a funcionalidade de cadastrar e editar um registro de uma tabela, em linguagem PHP, já utilizado em outro projeto);

3. O desenvolvedor manipula o arquivo copiado no item 2 (que acaba servindo de modelo para uma nova funcionalidade), alterando onde julgar necessário, para assim gerar um novo arquivo capaz de realizar a persistência em outra tabela de seu banco de dados. Dentro dessa necessidade de alterar esse arquivo, basicamente são executadas as seguintes ações:

3.1. Mantém inalterados alguns elementos do código como chamadas a bibliotecas comuns, cabeçalhos de métodos, elementos de layout (que são comuns em toda a sua regra de negócio), inclusão de arquivos comuns a toda a sua aplicação e etc.;

3.2. Altera (remove, com critério, e digita novas informações) outros elementos do código, como: a persistência das informações no banco de dados, o carregamento dos mesmos na tela, a validação de obrigatoriedade dos campos, além de implementar as regras de negócio específicas para aquela “tela” (funcionalidade).

A chave para identificar as tarefas que podem ser automatizadas é ter a atenção no item 3 da lista onde, certamente, está a maior parte do trabalho. Entretanto, apesar da possibilidade de poupar esforço, é necessário ter a consciência de que não será possível, somente pela geração de código-fonte de forma automática, abranger todas as necessidades de uma aplicação. O desenvolvimento de software sempre será um trabalho com características “artesanais”, por exemplo: as regras de negócio específicas da aplicação precisarão ser implementadas caso a caso.

Alguns programadores já fazem uso de pequenos scripts para automatizar a digitação. Geralmente são scripts que dependem das colunas existentes em uma tabela para gerar algum código. Um exemplo é apresentado logo a seguir: trata-se de uma consulta em linguagem T-SQL (elaborada para ser executada no SQL Server) cujo objetivo é imprimir código capaz de criar variáveis em PHP com os mesmos nomes de colunas de uma tabela chamada “projeto”:

select '$'+name + ' = 
@$_POST["'+name+'"]; ' as 
codigo_gerado from sys.columns         
where object_name( object_id ) = 'projeto'

Esse comando define uma consulta para a tabela <em>sys.columns</em> a qual, quando executada, imprime os nomes das colunas da tabela chamada “projeto”. Estes nomes são concatenados com código da linguagem PHP. O resultado deste comando é a impressão do código exibido na Listagem 1

Listagem 1. Resultado do comando TSQL: Impressão de um código PHP.

$ID = @$_POST["ID"]; 
  $pastadestino = @$_POST["pastadestino"]; 
  $pastatemplate = @$_POST["pastatemplate"]; 
  $projeto = @$_POST["projeto"]; 
  $tecnologia = @$_POST["tecnologia"]; 
  $template = @$_POST["template"];

Essa listagem mostra um código em PHP que, se executado, criará variáveis com o mesmo nome das colunas existentes na tabela. Para indicar o valor de cada uma, é escrita a chamada para outra variável $_POST, sendo seus índices também identificados pelo nome das colunas existentes no banco de dados.

Baseado nesta técnica, pode-se concluir que ao permitir que vários destes trechos de código sejam gerados somente levando em conta o nome da coluna de sua tabela, já é possível poupar algum tempo em digitação.

A partir deste conceito, torna-se necessário armazenar tais scripts de forma a permitir seu reaproveitamento. Podemos fazer isso através de variáveis. Assim, podemos armazenar o código que resultará na Listagem 1, porém usando uma variável para representar o nome de cada coluna (que é a informação que mudará). Este código armazenado seria “formatado” para cada registro retornado. Este armazenamento pode ser visto no código a seguir:

${field_name} = @$_POST["{fieldname}"];

Nota: Como exemplo é utilizada a notação da ferramenta já criada, cuja variável {field_name} representa o nome da coluna no banco de dados. As chaves são utilizadas para representar uma variável - {exemplo_de_variavel}.

Conjunto gerador de CRUD

A solução proposta é chamada de Conjunto Gerador de CRUD – CGC – o qual é composto por duas partes: o template e a aplicação geradora de código CRUD. Ambos são inúteis se usados separadamente, entretanto, são tratados como itens distintos uma vez que a aplicação poderá operar com vários templates. Cada template conterá definições específicas para a linguagem de programação adotada no projeto e será baseado em um CRUD (modelo) já existente. Uma visão geral da solução pode ser vista na Figura 1.

Figura 1. Conjunto gerador de CRUD – CGC.

O template é formado pelos seguintes itens: arquivo XML (de ações e condições), arquivos modelos e arquivos de bibliotecas. Os arquivos de bibliotecas são aqueles fixos de um projeto. Eles podem conter configurações ou funções prontas (exemplo: arquivos JavaScript, CSS e imagens).

O arquivo XML contendo ações e condições surge a partir da necessidade de armazenamento de trechos de código. O arquivo XML é composto por um conjunto de ações, em que cada uma está identificada por uma tag (rótulo), e cada ação é composta por suas próprias condições. O exemplo de uma ação contendo duas condições armazenadas neste arquivo XML pode ser visto na Listagem 2.

Listagem 2. Ação e condição no arquivo XML.

<headergrid separator ="\r\n" >
    <when condition=" primarykey = 1  ">
      <![CDATA[header_primary_key]]>
    </when>
    <when condition=" 1 = 1 ">
      <![CDATA[header]]>
    </when>
    <format>
      <![CDATA[               
       <th  align="center" class="#when#">{label}</th>
        ]]>
    </format>
  </headergrid>

No exemplo mostrado, uma tag de nome headergrid identifica uma ação, e sua estrutura é composta por outras duas sub-tags (when e format) além de uma sub-variável #when#, explicadas na Tabela 1.

Nome

Tipo

Detalhes

Exemplo

(Nome da propriedade) exemplo: headergrid

Ação – Tag XML. Engloba tudo o que é referente ao seu trecho de código.

Representa uma ação. Seu nome pode ser qualquer um desejado e suporta uma propriedade chamada “separator”.

......

when

Condicional – Sub-Tag XML

Permite indicar condições que serão testadas (as mesmas variáveis que são colocadas nos trechos de código podem ser utilizadas dentro da sua propriedade condition). Quando sua condição é satisfeita, o seu conteúdo passa ser utilizado como o trecho de código. Cada ação pode englobar inúmeros condicionais when.

(….)

format

Facilitador – Sub-Tag XML

Pode ser usada para englobar trechos de código que contêm conteúdo do condicional when que estiver sendo satisfeito.

O condicional satisfeito para {field_name} é #when#

#when#

Sub-variável com escopo local. Existe apenas dentro da tag

Representa o resultado obtido dos condicionais nas tags . Existe apenas dentro da tag .

Tabela 1. Estrutura utilizada em uma tag de ação.

A sub-tag when faz alusão ao comando “Case When” utilizado em bancos de dados. No template, seu funcionamento é similar ao usado nos SGBDs: testar várias condições em um mesmo bloco de código – uma mesma tag.

O resultado esperado será a escrita de uma célula (de uma tabela) HTML. Porém, se a coluna que o repetidor estiver lendo for uma chave primária, terá uma classe de estilo Cascade Style Sheets (CSS) diferente das demais. Além da condição, outras variáveis são utilizadas: {primarykey} que indica 0 ou 1 se a coluna testada é uma chave primária e {label} que representa um nome amigável que o usuário queira dar para aquela coluna no banco de dados.

Além de condições e ações, outras informações também estão contidas neste arquivo XML: quais são os arquivos modelo (para gerar o CRUD baseado neles) e as opções de tipos de entrada de dados possíveis para interação com o usuário final (exemplo: TextBox, TextArea, DropDownList, ou qualquer outra entrada criada e customizada pelo próprio usuário criador do template).

Os arquivos de modelo são aqueles que representam as funcionalidades de um CRUD e que serão lidos para gerar novos arquivos. Um arquivo modelo é um arquivo misto que contém variáveis, ações e código-fonte final (é um arquivo originário de um código de CRUD que já funcionava). A Figura 2 exibe um exemplo deste tipo de arquivo onde os retângulos vermelhos representam variáveis e os retângulos azuis são nomes de ações armazenadas no arquivo XML do template.

Figura 2. Arquivo modelo com variáveis, ações e código-fonte.

A aplicação geradora de CRUD

A composição da aplicação geradora de CRUDs pode ser vista na Figura 3. Esta aplicação foi desenvolvida com a tecnologia .NET utilizando os módulos para aplicações Windows, sendo dividida em quatro funcionalidades:

· Leitor de Banco de dados: É a parte responsável por trazer informações do banco de dados que será o alvo do CRUD. Estas informações compreendem: suas tabelas, colunas, informações específicas de cada coluna (exemplo: nome, tipo de dado, tamanho do dado, comentário, se permite valor nulo, chaves estrangeiras). Nesta aplicação foi implementada a leitura dos bancos SQL Server, MYSQL e PostgreSQL;

· Leitor de Template: Consiste na leitura do arquivo XML de ações e condições;

· Parametrizador: Recebe os dados do leitor de banco de dados e do template e utiliza-os para que o usuário possa alterar ou adicionar informações sobre cada coluna das tabelas do banco de dados. Estas informações, colocadas em cada coluna, passam a fazer parte das variáveis que são utilizadas nas ações criadas e nos arquivos modelo. A tela do parametrizador pode ser vista na Figura 4;

· Repetidor: Responsável por substituir as variáveis e ações por código, gerando CRUD para as tabelas indicadas no parametrizador.

Figura 3. Estrutura da aplicação geradora de CRUD.

Figura 4. Parametrizador.

Os principais elementos exibidos na Figura 4 são:

1. Campo para informar o caminho do template que será utilizado. Ao carregar o template, o arquivo XML lido (por padrão, foi chamado de actions.xml) contém as ações e tipos de opções para entrada de dados;

2. Campo para informar a conexão ODBC para o banco de dados;

3. Caixa de listagem (CheckBoxList à esquerda) para selecionar qual tabela do banco de dados carregado se deseja parametrizar;

4. Dados da tabela selecionada. São exibidos o nome da tabela, o nome amigável da mesma (chamado de título da página – que vira uma variável: {table_title}) e o tipo de CRUD (chamado de tipo de página) que se deseja usar;

5. Os botões: e (para ser útil como um dicionário de dados do projeto);

6. Uma tabela contendo as colunas carregadas com seus dados padrão (nome, tipo de valor, comentário, se é nulo, se é chave primária). Está mesma tabela permite que o usuário altere estas informações, as quais completarão a lista de variáveis disponíveis para uso no template.

Para implementar a leitura de vários bancos de dados foi utilizada a tecnologia ODBC (Open Database Connectivity) e o design pattern bridge (ponte). O ODBC faz uma boa parte do trabalho, sendo capaz de ler tabelas e colunas de um SGBD (basta que utilize o driver correto). O padrão de projetos surge da necessidade de enviarmos comandos específicos para cada banco de dados a fim de obter mais detalhes sobre cada coluna de suas tabelas (exemplo: chaves estrangeiras, tamanho em caracteres da coluna e se a mesma aceita valor nulo).

Resultados

Nesta seção são apresentados os resultados do uso do GCG. Para isso, foi feita uma avaliação de tempo com o uso dessa solução e uma pesquisa de opinião com desenvolvedores de software a fim de avaliar se a ideia principal, que é automatizar tarefas repetitivas, pode ser aceita.

Avaliação de tempo com o uso da ferramenta GCG

A fim de avaliar a eficiência da ferramenta, foi feito um experimento para comparar o tempo gasto na criação de dois novos CRUDs (um considerado simples e outro completo). Cada CRUD criado foi desenvolvido primeiro sem a ferramenta e depois com ela. O voluntário foi um Coordenador de TI, com experiência em programação, infraestrutura e liderança de equipes. Acompanhando seu trabalho, cada tempo foi registrado e o resultado é mostrado na Tabela 2.

Tipo de Funcionalidade

Tempo de desenvolvimento sem a ferramenta

Tempo de desenvolvimento com a ferramenta

Ganho

Simples - 8 campos de entrada de dados.

3h30min

1h30min

57%

Complexa – 32 campos de entrada de dados envolvendo 5 tabelas.

5 dias (40 horas)

3 dias (24 horas)

40%

Tabela 2. Resultados do experimento de tempo.

Foi levada em consideração a funcionalidade completamente pronta, ou seja, atendendo aos requisitos de persistência (CRUD) e as suas regras de negócio específicas. Após gerar o CRUD, houve a necessidade de alterações para adequação às regras de negócio. Mesmo assim o uso da ferramenta demonstrou um ganho de tempo a partir de 40%.

O template utilizado foi para a linguagem ASP.NET com C#, o qual demorou 10 horas para ser elaborado e testado (criado a partir de outro CRUD existente).

Os CRUDs utilizados neste estudo foram classificados como simples ou complexo baseado na quantidade de campos para entrada de dados e na quantidade de tabelas que precisavam ser manipuladas de alguma forma (consulta ou subcadastro) na tela que estava sendo feita. Este raciocínio é o mesmo do utilizado em contagem por pontos de função.

Pesquisa de opinião

Um grupo contendo 32 desenvolvedores de software foi convidado a responder uma pesquisa de opinião on-line cujo título foi: “Perspectivas profissionais dos desenvolvedores de software”. O objetivo desta pesquisa foi avaliar as preferências destes profissionais quanto a tarefas realizadas em seu cotidiano.

O perfil de profissionais que responderam às perguntas compreende: desenvolvedores e analistas de sistemas, entre 21 a 41 anos, com tempo de experiência entre 1 a 13 anos, trabalhando (todo ou parte do tempo) com programação de sistemas em plataformas desktop, web ou dispositivos móveis. Estes profissionais, quanto ao mercado de atuação, compreendem microempresários e funcionários de empresas públicas e privadas. O resultado da pesquisa foi:

· 87% dos profissionais, além de programar, executam outras tarefas complementares ao desenvolvimento de software;

· 87% revelaram que se sentem confortáveis em executar outras tarefas que não envolvem programação;

· 19% não gostam de desenvolver software e gostariam de realizar outra atividade;

· Apenas 7% se veem de forma confortável realizando tarefas cotidianas;

· 90% revelou que prefere exercitar a criatividade com problemas de maior desafio, do que realizar tarefas que já dominam e que não apresenta novos problemas;

· 30% das tarefas realizadas por estes profissionais são CRUD e 27% são consultas e relatórios.

As quatro ações documentadas neste artigo (a investigação, a criação de um conjunto gerador de CRUD, a avaliação comparativa de tempo e a pesquisa de opinião) revelaram dados positivos quanto ao retorno do esforço empregado em automatizar a criação de código para CRUD.

O conjunto gerador de CRUD desenvolvido é a prova de que é possível gerar código customizado seguindo um template elaborado. Atualmente, os templates existentes servem para gerar CRUD nas linguagens ASP.NET (C#) e PHP. O objetivo é que esta abrangência cresça, atingindo mais linguagens e padrões de projetos, através de templates desenvolvidos por qualquer desenvolvedor de software.

A avaliação comparativa revelou que, usando o conjunto gerador de CRUD, é possível ter ganhos em economia de tempo no desenvolvimento de funcionalidades envolvendo banco de dados. Seus resultados revelam o potencial de utilidade da ferramenta.

Validando todo o esforço empregado na construção desta solução, a pesquisa de opinião on-line revelou que a grande maioria dos desenvolvedores prefere gastar seu tempo em tarefas que envolvem maior complexidade e desafio do que em tarefas rotineiras (que podem ser automatizadas com o GCG). Traçar o perfil do profissional que desenvolve softwares é muito importante para saber o que o deixa motivado em seu dia a dia. A pesquisa revela que a grande maioria não tem interesse em se acomodar programando apenas CRUDs.

Links

DOMINGUEZ, Jorge. The Curious Case of the CHAOS Report 2009. 2009.http://www.projectsmart.co.uk/the-curious-case-of-the-chaos-report-2009.html

MICROSOFT. Microsoft Open Database Connectivity (ODBC). 2007.http://support.microsoft.com/kb/110093/pt-br

PHP GROUP. PHP Manual - $_POST 2013b.http://www.php.net/manual/en/reserved.variables.post.php

ROUSE, Margaret. CRUD cycle (Create, Read, Update and Delete Cycle). 2008.http://searchdatamanagement.techtarget.com/definition/CRUD-cycle

THE STANDISH GROUP. Chaos Manifesto 2013.http://versionone.com/assets/img/files/ChaosManifesto2013.pdf

Referências

BIENIEK, D., DYESS, R., HOTEK, M., LORIA, J., MACHANIC, A. MCTS: Microsoft SQL Server 2005 Implementation and Maintenance Study Guide: Exam 70-431. Redmond: Microsoft Press, 2006.

GASNIER, G. D. Guia prático para gerenciamento de projetos: manual de sobrevivência para o profissional de projetos. São Paulo: IMAM, 2000.

BOOCH, G., RUMBAUGH, J., JACOBSON, I. UML – guia do usuário. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2006.

ROBBINS, S. P. Administração mudanças e perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2000.

WEBB, J. MCAD/MCSD Self Paced Training Kit: Developing Web Applications with Microsoft Visual Basic .NET and Microsoft C# .NET. Exams: 70-305 and 70-315. 2. ed. Redmond: Microsoft Press, 2002.