Artigo no estilo: Curso

De que se trata o artigo:

Aplicação do padrão W3C Cross-Origin Resource Sharing no desenvolvimento de sistemas que disponibilizem recursos consumíveis por aplicações de outros domínios através de chamadas AJAX, estendendo o conceito de segurança Same Origin Policy.

Em que situação o tema é útil:

Este tema é útil quando precisamos desenvolver aplicações que disponibilizam web services consumíveis por aplicações que não estejam no mesmo domínio ou subdomínio de rede, pois permite a realização de comunicação Cross-Domain.

Resumo DevMan:

O artigo aborda os problemas e dificuldades, derivadas do conceito de segurança Same Origin Policy, na utilização de métodos AJAX para o consumo de recursos de outros domínios, bem como, apresenta como solução a especificação Cross-Origin Resource Sharing.

A especificação CORS é abordada de forma abrangente, detalhando o seu funcionamento teórico, comentando o atual suporte dos navegadores, e demonstrando sua aplicabilidade prática por meio de um estudo de caso, onde uma implementação é desenvolvida com base na tecnologia de filtros da linguagem Java.

Autores: Paulo Vitor S. Rendeiro e Alexsandro T. Santos da Silva

Após conhecermos a especificação Cross-Origin Resource Sharing (da W3C) combinada com os recursos de filtro da linguagem Java e iniciar um estudo de caso – conteúdo apresentado no primeiro artigo desta minissérie – nesta etapa daremos sequência a este exemplo e finalizaremos a implementação.

Aplicando o filtro CORS

Seguindo nosso estudo de caso, alteraremos a aplicação api-provider incluindo a codificação da especificação CORS. A nova estrutura pode ser visualizada na Figura 1. Comparando com a estrutura anteriormente apresentada, apenas o pacote cors foi adicionado. Neste novo pacote estão contidas algumas exceções, a classe CORSFilter, responsável por trabalhar as requisições de acordo com a especificação CORS, e a classe CORSHelper, que contém alguns métodos auxiliares que fazem a parte mais pesada do trabalho, deixando a implementação do filtro mais enxuta e legível. ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo