Por que eu devo ler este artigo:Uma
das maiores dificuldades da maioria dos desenvolvedores web é ter de lidar com
tantos protocolos, especificações e regras distintas para cada fabricante de
hardware, software e middleware lançados no mercado. Muitas vezes a inclusão de
drivers, web services, softwares de meio campo, dentre outras opções para
integrar as tecnologias, se torna a única opção viável, mas neste artigo
veremos que o WebRTC veio para quebrar esse paradigma. Ao final deste você
estará apto a criar suas aplicações e fazer uso total do poder dos browsers
modernos.
Até o presente momento, várias foram as
tentativas de criar plataformas híbridas e abstratas o suficiente para permitir
a comunicação, em tempo real, de aplicativos entre os diversos tipos de
dispositivos diferentes que existem.
Alguns esforços recentes que exploram tal
conceito mais focado no universo mobile e IoT (Internet of Things, ou Internet das Coisas), tais como o Tizen ou o
próprio Android, trazem consigo a possibilidade de desenvolver voltado para uma
gama de hardwares dos mais diversos tipos, tamanhos e finalidades (TVs,
smartphones, tablets, wearables – relógios inteligentes, óculos, etc.).
Mas
todo esse aparato de tecnologia envolve uma complexidade considerável,
principalmente se levarmos em conta a quantidade de fabricantes dos
dispositivos, suas próprias especificações, os modelos de hardware e firmware,
e, sobretudo, a forma como a web se comunica com tudo isso, uma vez que ela
será o ponto de partida para essa tão sonhada padronização.
Tudo na web funciona (e deve) de forma
padronizada. As especificações do W3C definem os rumos que uma dada tecnologia
segue nesse universo, bem como sua morte em detrimento do nascimento de uma
melhor. Ao mesmo tempo, empresas como Google, Mozilla, Facebook, Twitter,
dentre outras, influenciam diretamente em tais rumos através do lançamento de
novas features para os seus browsers, da submissão de novas especificações para
o W3C, da criação de novos frameworks front-end (a saber, AngularJS, Bootstrap,
etc.), bem como da centralização de suas comunidades de desenvolvimento.
Agora, longe das realidades do mundo móvel,
imagine uma realidade onde a sua TV, seu smartphone, sua geladeira e seu
computador possam se comunicar sem todas essas barreiras, em tempo real, em uma
só plataforma. Imagine poder compartilhar todo tipo de dado, vídeos, chats,
mensagerias entre esses dispositivos de forma integrada e rápida. Pode parecer
muito futurista, mas já temos uma tecnologia que tenta abraçar esse ideal: o
WebRTC (contração de Web Real Time
Communication, ou Comunicação Web em Tempo Real).
O conceito de RTC já é mais antigo e tentou
abraçar por muito tempo um dos maiores desafios para a web: a comunicação
humana via voz e vídeo. A ideia é que ele passe a ser tão natural nas
aplicações web quanto digitar um texto qualquer em um campo de input no
browser. Sem isso, estamos presos às soluções separadas de terceiros que tendem
a dividir cada vez mais o processo. Historicamente, o desenvolvimento desse
tipo de tecnologia sempre foi custoso e complexo, requerendo tecnologias de
áudio e vídeo licenciadas ou desenvolvidas dentro das próprias empresas.
Entretanto, talvez o maior desafio seja integrar a tecnologia RTC com o
conteúdo já existente, dados e serviços, uma vez que eles consomem muito tempo
para serem submetidos a tal adaptação, principalmente no universo web.
Desde os seus primeiros passos, quando o
Google comprou a empresa GIPS, a qual foi responsável pela criação de vários
componentes requeridos pelo RTC, o WebRTC tem agora vários padrões abertos para
comunicação em tempo real, plugins gratuitos de vídeo, áudio e comunicação de
dados, além de estar presente por padrão nos browsers mais usados (Chrome,
Firefox, Opera e Edge). Essa complexidade já abraça alguns casos reais, a
saber:
Muitos serviços atualmente já usam RTC, porém necessitam downloads, apps nativas ou plugins. É o caso do Skype, Facebook (que faz uso do Skype) e Google Hangouts (que faz uso do plugin Google Talk);
Efetuar o download, instalação e atualização de plugins pode ser complexo, não intuitivo e complicado;
Plugins podem ser difíceis de depurar, efetuar deploy, encontrar soluções para eventuais erros, testar e manter (além de poderem exigir licenciamento ou integração com tecnologias mais complexas e caras).
Além disso, o próprio fato de se tratar de um plugin gera desconfiança na maioria dos usuários leigos, que não querem instalar nada de
terceiros no browser, sob pena de se tratar de algum conteúdo malicioso.
Além disso, o WebRTC é usado em vários apps mobile como WhatsApp, Facebook Messenger, appear.in e algumas plataformas como
a TokBox. A própria Microsoft incluir as APIs de Stream e MediaCapture no seu mais recente browser, o Edge.
Meu primeiro WebRTC
O WebRTC implementa basicamente e três
APIs: MediaStream, RTCPeerConnection e RTCDataChannel.
MediaStream
A API de MediaStream é nada mais que
streams de mídia sincronizados que está presente nos browsers Chrome, Opera,
Firefox e Edge.
Por exemplo, uma stream de dados tirada diretamente de uma
câmera ou de um microfone tem implicitamente faixas de áudio e vídeo
sincronizadas (synchronized).
Não
confunda as faixas de MediaStream com o elemento da HTML5 <track>, que é
usado para outra finalidade. A melhor forma de entender o que é uma MediaStream
é testando-o via exemplos base disponibilizados no site do projeto hospedado no
GitHub. Para isso:
Abra a URL do demo de MediaStream (vide seção Links) no Google Chrome
ou Opera;
Abra a ferramenta de desenvolvedor Console (use o atalho F12 para isso);
Inspecione a variável stream que está em escopo global (você deverá ver uma tela parecida com a ilustrada na Figura 1).
Cada MediaStream tem um input (que corresponde ao MediaStream gerado
pelo método navigator.getUserMedia()), e um output (que deve ser passado sempre
ao elemento de vídeo ou para um objeto do tipo RTCPeerConnection).
O método getUserMedia(), por sua vez, recebe três parâmetros, a
saber:
o Um objeto de constraint;
o Uma função de callback de sucesso que, se chamada, receberá um
MediaStream como parâmetro;
o Uma função de callback de falha que, se chamada, receberá um objeto
de erro como parâmetro.
Cada MediaStream também tem uma label, no exemplo em questão de
valor “DEKcNCAWBccPsTkgH3t6D8vcM3ZO47Ddew9g”. Além disso, um vetor de faixas de
MediaStream é retornado sempre que uma chamada aos métodos getAudioTracks() e
getVideoTracks() for efetuada. Contudo, a função também serve como um nó de
entrada de dados para a API de Web Audio (veja na Listagem 1 um exemplo básico disso).
Figura 1. Variável stream inspecionada no Console.
function recuperarStream(stream) {
window.AudioContext = window.AudioContext || window.webkitAudioContext;
var contextoAudio = new AudioContext();
// Cria um AudioNode para o stream
var fonteMidia = contextoAudio.createfonteMidia(stream);
fonteMidia.connect(contextoAudio.destination);
}
navigator.get ...
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<Perguntas frequentes>
Carreira
Por onde devo iniciar os estudos?
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos o plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
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