Conceitos da Linguagem Java.

POO

Programação Orientada a Objetos. Este tipo de programação trata os elementos da linguagem de maneira semelhante aos objetos reais.

Packages

É semelhante ao conceito de biblioteca de funções, sendo que um package (pacote) é um conjunto de classes, que ficam num diretório com o mesmo nome do pacote. O package default é o java.lang.*; que é adicionado a todo arquivo java mesmo que o programador não o referencie. O .* diz ao java para incluir todas as classes do pacote.

Classes

É um conjunto de objetos com características comuns. Uma classe é como um modelo para a criação de objetos, que tem as mesmas características da classe à qual pertence.

Objetos

É um elemento de uma classe. Temos uma classe "gatos" que é formada pelos objetos "gato". Todos os objetos tem em comum o fato de serem gatos (mesma espécie), mas podem ter características diferentes entre si. Objetos tem variáveis e métodos como também classes.

Instância

Uma instância de uma classe é um novo objeto criado dessa classe, com o operador new. Instanciar uma classe é criar um novo objeto do mesmo tipo dessa classe. Uma classe somente poderá ser utilizada após ser instanciada.

Métodos

Os métodos representam os estados e ações dos objetos e classes.

Variáveis

As variáveis e constantes representam as características dos objetos.

Packages

Classes - Objetos - Métodos e variáveis.

Interface

É a declaração de um conjunto de constantes e métodos sem qualquer implementação, usando a palavra implements. É o conjunto de requisições que um objeto pode atender.

Superclasse

Todas as classes são criadas tendo outra como base. A classe que gerou a outra é chamada de superclasse. E fazemos referência à supercasse de uma classe usando a palavra extends. A classe gerada é chamada de subclasse. Toda classe tem uma subclasse. Quando não declaramos explicitamente a superclasse a super default é a object.

Construtores

São usados para inicializar objetos. É o método que tem o mesmo nome da sua classe. Não pode ter um tipo de retorno e é chamado pelo operador new.

Polimorfismo

É a capacidade de um método executar a ação adequada dependendo do tipo de objeto.

Threads

São fluxos de execução paralelos, executando cada um tarefas diferentes. Em máquinas com dois ou mais processadores a execução pode ser simultânea e em máquinas com um único a execução será simulada, dividindo o tempo de processamento.

Herança

Quando a subclasse herda as características da superclasse. Denota especialização.

Encapsulamento

É o empacotamento (encapsulamento) de variáveis e métodos, ocultando a implementação do usuário. Representa reutilização, segurança e facilidade de manutenção.

Coleta automática de Lixo

Após processar o fecha-chaves do método main a linguagem libera a memória dos objetos até então em uso.

Dicas sobre Classes
  • Sempre que possível use variáveis private;
  • Nunca deixe de inicializar variáveis;
  • Dividir classes grandes;
  • Quando temos um programa composto por vários arquivos e o principal (aquele que contém o métod main) chama classes existentes nos demais, basta compilar o arquivo principal que os demais serão compilados;
  • A palavra-chave this representa o objeto atual.

Links Úteis

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