Olá pessoal, neste artigo veremos os conceitos do MER e do DER, as regras e seus tipos de relacionamentos. Acompanhem:

Percebeu que mudei o título do artigo para SQL Server 2008? É que (como há de se imaginar) mudei de versão de SQL! Lembrando que os conceitos e exemplos serão os mesmos, já que de uma versão para outra, não temos muitas diferenças.

 MER – O MER (Modelo Entidade-Relacionamento) tem seu conceito baseado na teoria relacional de Codd. Resumindo, este conceito diz que a expressão da realidade se baseia no relacionamento existente entre as entidades, uma vez que essa realidade é dirigida pelos fatos determinados por tais relacionamentos.

 Este conceito, que está relacionado principalmente aos bancos de dados, permite representar os tipos de relacionamentos existentes entre os dados de um sistema.

 A evolução do modelo MER foi fundamentada em mecanismos de abstração, cujo conceito permite determinar quais partes da realidade são importantes para que o sistema de informações seja construído. Além disso, por meio do conceito de abstração também podemos determinar quais aspectos referentes à modelagem são importantes para modelarmos o ambiente.

 Alguns dos mecanismos de abstração no qual se baseia a evolução do MER são agregação, classificação e generalização.

 Após esses conceitos, podemos dizer que o objetivo principal do MER é definir um modelo de alto nível independente de implementação, tendo o modelo representado graficamente por um Diagrama de Entidade-Relacionamento, conhecido como DER.

 DER – Como dito anteriormente, o DER nada mais é que a representação gráfica do modelo MER. Em termos conceituais podemos dizer que o DER é um modelo diagramático que descreve o modelo de dados de um sistema com alto nível de abstração. Ele é usado para representar o modelo conceitual do negócio. Abaixo temos um exemplo de um DER simples, que fiz abstraindo a idéia do artigo que vi na revista SQL Magazine, da Devmedia:

img

 O DER da imagem acima foi feito no Visio 2007, mais iremos fazer um DER no SQL Server 2008 (lembrando que nada os impedem de usar outras versões do SQL).

 Então abra sua versão do SQL Server e crie duas tabelas bem simples, como a imagem abaixo ilustra:

img

 Adicione uma constraint Primary Key na tabela Vendas e uma constraint Foreign Key na tabela Pedidos, interligando assim as duas tabelas (veremos mais sobre relacionamentos daqui a pouco):

img

 Pronto, temos nosso relacionamento! Agora vá ao Object Explorer, expanda a aba Databases, expanda a tabela Produtos, ao expandir a aba Database Diagrams você receberá uma mensagem apenas informando que seu database não contém objetos suportados para criar o DER e perguntando se você deseja cria-los, clique em Yes e aguarde:

img

 Assim finalizo o artigo. Na próxima parte veremos a continuação deste exemplo e os conceitos sobre relacionamentos e seus tipos no SQL Server. Aguardem!

 Um abraço, e até o próximo artigo.

 Wellington Balbo de Camargo

 wellingtonbalbo@gmail.com