Por que eu devo ler este artigo:Este artigo apresenta a correção das questões de banco de dados cobradas na prova que selecionou candidatos para o cargo de técnico de informática na área de banco de dados com foco teórico e nos produtos SQL Server, Oracle, PostgreSQL e MySQL.

O artigo contém a correção do conjunto final de questões, indicando corretamente o gabarito e a solução, visando orientar o candidato que está estudando para concursos públicos para vagas na área de tecnologia da informação.

Em fevereiro de 2013 o BanPará (Banco do Estado do Pará S.A.) abriu um concurso público para preencher as vagas de alguns cargos técnicos. Dentre eles havia o cargo de Técnico em Informática com especialização na área de banco de dados.

O salário inicial para a única vaga disponível para este cargo era de R$ 2.614,91 para uma jornada de 30 horas semanais. Como pré-requisitos para o cargo os candidatos deveriam ter diploma de graduação na área de informática ou graduação em cursos da área de exatas.

O edital não solicitou tempo mínimo na função e experiência comprovada, o que indica que o perfil para esta vaga é para um profissional júnior que está começando no mercado de trabalho.

De acordo com o edital, a prova foi dividida entre questões que cobraram conhecimentos básicos e conhecimentos específicos. O exame contou com 40 questões de conhecimento específico contendo cinco possíveis alternativas.

O tempo total de duração da prova foi de quatro horas e todas as etapas do concurso ficaram a cargo da empresa ESPP Concursos.

O edital diz também que o conteúdo da prova para o cargo de técnico de informática com especialização em banco de dados envolve os principais conceitos de bancos de dados e as características, funcionalidades e detalhes do SQL Server, PostgreSQL e MySQL sem o detalhamento de uma versão específica destes SGBDs.

Com base nisso, neste artigo será apresentada apenas a correção das questões de conhecimento específico relacionadas ao conteúdo de banco de dados. As questões serão apresentadas, corrigidas e comentadas junto com o gabarito oficial e de acordo com o modelo A da prova.

Questões de conhecimento específico da prova

Questão 21) A linguagem SQL é dividida em subconjuntos, de acordo com as operações que queremos efetuar sobre um banco de dados. Os comandos básicos da DCL, pertencente ao subconjunto do SQL, são:

a) REVOKE e DROP

b) CREATE e DROP

c) CREATE e GRANT

d) GRANT e REVOKE

e) CREATE e REVOKE

Gabarito: D

Comentário: Esta questão cobra do candidato conhecimentos básicos sobre a divisão dos comandos SQL.

Para não errar a questão, o candidato deve se lembrar de que os comandos SQL são agrupados em três grandes grupos:

a) DDL (Data Definition Language): Contém os comandos para criação, alteração e exclusão de objetos do banco de dados. Estes comandos começam com as palavras chaves CREATE, ALTER e DROP;

b) DCL (Data Control Language): Contém os comandos que manipulam permissões de acesso aos objetos. Este grupo contém os comandos GRANT, DENY e REVOKE;

c) DML (Data Manipulation Language): Os comandos DML são os mais utilizados porque eles permitem a manipulação de dados (consulta, inclusão, alteração e exclusão). Os comandos deste grupo começam com SELECT, INSERT, UPDATE e DELETE.

A alternativa A contém um comando DCL (REVOKE) e um comando DDL (DROP). Já a alternativa B contém dois comandos DDL para criar (CREATE) e remover (DROP) objetos do banco de dados. O comando CREATE da alternativa C é um DDL e o comando GRANT é um DCL.

Na alternativa E temos, novamente, um comando DDL (CREATE) e um comando DCL (REVOKE). Por fim, a alternativa D é a única que contém dois DCLs para conceder acesso e retirar o acesso concedido, o GRANT e o REVOKE, respectivamente. Portanto, o candidato deve marcar a alternativa D como correta para esta questão.


Questão 22) Quanto aos conceitos de normalização, relacione a coluna da esquerda com a da direita e selecione a alternativa adequada:

(A) 1FN (D) baseado no conceito de dependência funcional total

(B) 2FN (E) baseado no conceito de dependência transitiva

(C) 3FN (F) domínio de um atributo deve incluir apenas valores atômicos


a) AD-BE-CF

b) AE-BF-CD

c) AF-BE-CD

d) AF-BD-CE

e) AE-BD-CF

Gabarito: D

Comentário: Esta questão aborda um conteúdo clássico das provas de bancos de dados em concursos públicos: a definição das três formas normais.

Estas formas normais são pequenas regras que evitam problemas e anomalias no modelo de dados. Para acertar a questão o candidato deve se lembras das seguintes definições:

· A primeira forma normal (ou 1FN) requer que todos os valores de colunas em uma tabela sejam atômicos, ou seja, valores que não podem ser divididos e que não contenham uma lista.

Além disso, uma tabela encontra-se na primeira forma normal (1FN) se todas as suas colunas não apresentarem atributos multivalorados, ou seja, atributos que podem conter mais de um valor para uma mesma instância da entidade como, por exemplo, o telefone (comercial, residencial e celular). De acordo com esta definição, o item (A) deve ser associado com o item (F);

· Uma tabela está na segunda forma normal (2FN) se ela já estiver na 1FN e não existirem colunas que dependam apenas de parte da chave primária desta tabela. Isto significa que se (A,B) for uma combinação de duas colunas que compõem a chave primária da tabela, então não deve haver colunas da tabela que dependem apenas de A ou de B.

Portanto, o candidato deve lembrar que na definição da segunda forma normal o importante é que a tabela já esteja na primeira forma normal e que não exista a anomalia da dependência transitiva ou indireta entre um atributo e a chave primária. De acordo com esta definição, o item (B) deve ser associado com o item (D);

· A terceira forma normal (ou 3FN) elimina dependências funcionais não triviais de atributos que não sejam chave primária. As dependências não triviais de atributos também são chamadas de dependências transitivas. De acordo com esta definição, o item (C) deve ser associado com o item (E).

Como a sequência correta de associações é AF, BD e CE, o candidato deve marcar a alternativa D para esta questão.


Questão 23) Os modelos de dados representativos ou de implementação, baseados em registro, que são utilizados tipicamente nos SGBDs comerciais atualmente são:

(A) Modelo binário

(B) Modelo de rede

(C) Modelo em cruz

(D) Modelo de dados relacional

(E) Modelo hierárquico


a) Somente os modelos A, C e D estão corretos

b) Somente os modelos A, D, e E estão corretos

c) Somente os modelos B, C e E estão corretos

d) Somente os modelos B, D e E estão corretos

e) Todos os modelos elencados estão corretos

Gabarito: D

Comentário: Esta questão deseja saber se o candidato conhece a terminologia acadêmica de modelos de dados de implementação.

Apesar destes termos não serem muito usuais no dia a dia, o correto é indicar que os SGBDs comerciais atuais trabalham com os modelos de rede (item B), modelo de dados relacional (item D) e o modelo hierárquico (item E). Sendo assim, o candidato deve marcar a alternativa D para esta questão.

Em geral vamos encontrar SGBDs que focam apenas no modelo relacional, mas isso não quer dizer que eles não possam trabalhar com os modelos em rede ou hierárquico.

O uso de modelos de rede e hierárquico caiu em desuso na metade dos anos 1990 e hoje são raras as aplicações que ainda se baseiam nestes paradigmas de armazenamento.


Questão 24) Os usuários de um SGBD precisam executar manipulações típicas como recuperação, inserção, exclusão e modificação de dados. Esse conjunto de operações é possível por meio especificamente da linguagem:

a) VDL

b) DML

c) DDL

d) SDL

e) MDL

Gabarito: B

Comentário: Para responder a esta questão o candidato deve se lembrar da classificação de comandos de um SGBD apresentada no comentário da questão 21.

Operações de recuperação, inserção, exclusão e modificação de dados são realizadas pelos comandos SELECT, INSERT, DELETE e UPDATE, respectivamente. Como este conjunto de comandos faz parte do grupo DML (Data Manipulation Language), o candidato deve marcar a alternativa B para esta questão.


Questão 25) O Modelo de Entidade e Relacionamento (MER) é uma representação da realidade, segundo Londeix (1995), e pode ser representado por:

(A) objetos (D) relacionamentos

(B) entidades (E) atributos

(C) conexões (F) agregações

Assinale a alternativa correta:

a) B – D –E

b) C – E – F

c) A – D – E

d) B – C – D

e) A – B – E

Gabarito: A

Comentário: O MER é um dos principais diagramas que devem ser criado ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo