O Java EE, Java Enterprise Edition, é uma extensão do Java SE para desenvolvimento de aplicações corporativas. Ele provê uma série de serviços, que juntos estabelecem uma infraestrutura que visa facilitar o desenvolvimento e a manutenção de aplicações distribuídas. (SILVA, 2006)

Os serviços oferecidos para facilitar o desenvolvimento precisam ser previamente instalados, configurados e por vezes iniciados no computador que será usado para o desenvolvimento. Estas tarefas se tornam corriqueiras depois de algum tempo executando-as, mas para os iniciantes nesta tecnologia elas podem ser um tanto quanto complicadas.

Neste artigo será mostrado como instalar, configurar, e iniciar os serviços necessários para utilizar a tecnologia Java EE.

Software necessário

Java Development Kit (JDK)

Para o desenvolvimento de aplicações corporativas faz-se necessário o JDK (Java Development Kit) edição 6, ou o JDK edição 7. É importante que seja feita a instalação da versão que não possui nenhum outro complemento, como o Netbeans ou o próprio SDK Java EE, pois os complementos necessários serão instalados e configurados adiante.

SDK (Software Development Kit) Java EE 6

Nele está contido o servidor Glassfish, que é um servidor de aplicações corporativas. Além do Glassfish também pode ser instalada a ferramenta de update, que será tratada mais adiante.

Instalação e configuração

Primeiramente, faça o download do SDK Java EE 6 no site da oracle. Após o download, execute o instalador. A primeira janela que abrirá mostra uma pequena introdução do Glassfish, mostrando algumas vantagens de utiliza-lo. Não possui nada para ser configurado, clique em Próximo. A janela seguinte, como ilustra a Figura 1, solicita qual tipo de instalação deve ser feita. A “Instalação Típica”, que será a utilizada, deixa todas as configurações padrão, como por exemplo a porta HTTP 8080 e a porta do console administrativo 4848. Caso seja necessário alterar alguma configuração desse tipo, deve-se selecionar a “Instalação Personalizada”. Depois de selecionar a opção desejada clique em Próximo.

Instalação Glassfish
Figura 1. Instalação Glassfish

A próxima janela solicita que seja especificado o local onde o Glassfish deve ser instalado. Por padrão, a instalação é feita no diretório C:\glassfish3 no windows, e /home/usuario/glassfish3 no linux. Caso seja necessário instalar em outro diretório, este deve ser informado no campo Diretório de instalação. Depois de configurado o diretório de instalação, clique em Próximo e abrirá uma nova janela, que permite configurar se a ferramenta de atualização será instalada e ativa. A ferramenta de atualização provê uma maneira simples de atualizar o servidor de aplicações Glassfish, instalar e atualizar ferramentas adicionais a ele, sem que seja necessário fazer, diretamente, o download da nova versão. É muito importante que esta ferramenta seja instalada, pois ferramentas adicionais serão instaladas a partir dela posteriormente. Selecione Instalar Ferramenta de Atualização e Ativar Ferramenta de Atualização, e clique em Próximo.

Na janela seguinte é apresentado o que será instalado e configurado durante a instalação. Neste ponto nada foi instalado ainda, apenas configurado, para iniciar a instalação clique no botão Instalar. Durante a instalação será baixada a ferramenta de atualização, o que levará algum tempo.

Depois de terminada a instalação, abrirá a janela Informações do Domínio, conforme ilustrado na figura 2. Nela é possível verificar informações a respeito do domínio criado, como: o nome, a porta HTTP, a porta do console administrativo. Como foi realizada a instalação típica, essas informações não aparecem, pois são as configurações padrão, que são:

  • Porta para o console administrativo: 4848
  • Porta HTTP: 8080
  • Usuário administrador: admin, sem senha.
  • Nome do domínio: domain1.

Nesta janela também é possível configurar para que seja criado um serviço do sistema operacional para o domínio e para que ele seja iniciado logo após a sua criação. Criar um serviço para o domínio fará com que ele seja iniciado automaticamente. Essas últimas configurações não precisam necessariamente ser feitas, pois o domínio pode ser facilmente iniciado, como será abordado adiante. Clique no botão próximo.

Informações do Domínio
Figura 2. Informações do Domínio

Logo após abrirá a janela “Resultados da Configuração”, é mostrado o log da criação do domínio. Analisando o log pode-se ter certeza que a criação do domínio foi bem sucedida se nele aparecer a mensagem “Command creante-domain executed successfully”, como destacado com o quadro vermelho na figura 3.

Finalizando Instalação
Figura 3. Finalizando Instalação

A janela que abrirá em seguida mostra o resumo geral da instalação, o que foi instalado e configurado. Não possui nenhuma configuração a ser feita. Clique no botão sair para fechar a janela.

Neste artigo será utilizada a seguinte convenção: o diretório de instalação informado, /home/usuario/glassfish3 para linux e c:\glassfish3 para windows, será chamado de as-install-parent; e o diretório onde o Glassfish está instalado de fato, as-install-parent/glassfish, será chamado de as-install.

Para que não seja necessário acessar os diretórios que contêm os comandos toda vez que algum deles precisar ser executado, adicione ao PATH os seguintes diretórios: as-install-parent/bin e as-install/bin.

Java EE 6 Tutorial Component

O tutorial component contém códigos fonte de exemplo, que são utilizados no “The Java EE 6 Tutorial”.

Para baixar o tutorial component, abra a ferramenta de atualização que no diretório as-install/bin depois execute o updatetool, lembrando que está ferramenta no decorrer do artigo se faz necessário para adicionar outros componentes.

Já na ferramenta de atualização siga os três seguintes passos, estes contidos na Figura 4:

  • No menu lateral esquerdo clique na opção "Atualizações disponíveis"
  • Marque a opção Java EE 6 Tutorial.
  • Clique em instalar.
Instalando e Atualizando o Java EE 6Tutorial
Figura 4. Instalando e Atualizando o Java EE 6Tutorial

IDE NetBeans

O Netbeans é um dos IDEs que podem ser utilizadas para fazer build, deploy, executar e desenvolver aplicações corporativas. Além de produtiva, ela oferece maior integração e facilidade no uso da especificação Java EE. (NETBEANS(a), 2012).

Para fazer o download acesse a página do NetBeans: "http://netbeans.org/". É necessário que seja instalada a versão que contenha o módulo Java EE. As versões que podem ser utilizadas estão destacadas na figura 5.

Opções para downloadFigura 5. Opções para download

Na instalação, é preciso lembrar de não instalar o Glassfish, pois ele já foi instalado anteriormente.

Para que o Glassfish possa ser utilizado diretamente do Netbeans, adicione-o ao Netbeans. Acesse o menu ferramenta depois servidores e selecione a opção “Adicionar servidor”.

Na janela seguinte, selecione a opção correspondente ao Glassfish, possivelmente "GlassFish Server 3+", clique em próximo. Abrirá a janela onde é configurado o caminho onde o servidor está intalado, informe o local da instalação do Glassfish, que é o as-install-parent, e clique em "Finalizar", como destacado na Figura 6.

Selecionado Diretório Raiz do Glassfish
Figura 6. Local da instalação do Glassfish

2.5. Ant

O Ant é uma ferramenta para a automação de builds no seu projeto, por exemplo, atualiza o classpath, compila o código separando os .java e os .class em diretórios distintos, gera javadoc do projeto, configura e executa a aplicação.

O ant pode ser muito útil no desenvolvimento de aplicações corporativas, automatizando tarefas com o deploy das aplicações por exemplo. Para instalar o ant abra a ferramenta de atualização updatetool, siga até “Suplementos disponíveis” e marque a opção "Apache Ant Build Tool" e inicie a instalação este procedimento ilustrado na Figura 7.

Instalando Apache Ant
Figura 7. Instalando Apache Ant

Iniciando e parando o servidor Glassfish

Para acessar as aplicações que estão publicadas no Glassfish, ele primeiramente deve estar iniciado, por meio do console pelo comando asadmin start-domain, lembrando que o diretorio as-install-parent/bin, deve ter sido adicionado ao path pois se não foi adicionado é obrigatório navegar até a pasta bin contida no diretório as-install-parent.

Quando não é informado o domínio, o servidor é iniciado com o padrão domain1, caso queria especificar acrescente o nome do domínio após o comando start-domain. Ao terminar de iniciar o Glassfish se tudo ocorrer bem é exibida uma mensagem de sucesso na inicialização, ilustrada pela figura 8.

Glassfih Iniciado
Figura 8. Glassfih Iniciado

Algumas IDEs oferecem a opção de iniciar o servidor por meio delas, o NetBeans é um exemplo. Para iniciar o Glassfish no NetBeans, na guia "serviços" de um clique direito sobre o servidor e clique em "Iniciar", como mostra a figura 9.

Iniciando o Glassfish dentro do Netbeans
Figura 9. Iniciando o Glassfish dentro do Netbeans

Assim que o Glassfish deixar de ser utilizado, é interessante que o serviço seja parado, para que não continue consumindo recursos da máquina, por meio do comando asadmin stop-domain.

Iniciando o console de administração

O console de administração é uma interface para administração acessada a partir do navegador. É usado para administrar o servidor GlassFish e gerenciar usuários, recursos e aplicações Java EE.

Para acessar o console de administração é preciso que o Glassfish esteja iniciado. É acessado pelo endereço: "http://localhost:4848", desde que a porta padrão, 4848, não tenha sido alterada.

Console de Administração do Glassfish
Figura 10. Console de Administração do Glassfish

Iniciando e parando o Java DB

"O Java DB é um servidor de banco de dados com base em padrões, seguro e totalmente transacional, escrito inteiramente em Java, e dá suporte total a SQL, JDBC API e à tecnologia Java EE."(NETBEANS(b),2012).

O Java DB, é embutido no Glassfish, ou seja, não será necessário instalá-lo,pois isso já foi feito ao instalar o Glassfish.

O primeiro passo será iniciar o Java DB, abra o console e em seguida, digite asadmin start-database, o terminal ira retornar uma linha que o servidor foi iniciado com sucesso está é start-database executed successfully.

Se desejar parar o servidor Java DB, utilize o comando no console asadmin stop-database.

Estrutura de diretórios dos exemplos

O tutorial component contem os códigos fonte de exemplo, que são utilizados e refenciados ao longo do “The Java EE 6 Tutorial”. Esses exemplos podem ser muito úteis no entendimento do tutorial. Por isso, conhecer a estrutura deles é de suma importância, cada pasta de exemplo contém:

  • build.xml: arquivo de build do Ant.
  • src/java: arquivos de código fonte.
  • src/conf: arquivos de configuração para o módulo -contem exceções de aplicações web.
  • web: paginas web, css, imagens para aplicações web.
  • web/WEB-INF: arquivos de configuração para aplicações web.
  • nbproject: arquivos de projeto do NetBeans.

A convenção de nomes para exemplos que possuem sub-módulos no arquivo EAR é a seguinte:

  • nomedoexemplo-app-client: aplicação cliente
  • nomedoexemplo-ejb: arquivos enterprise java bean
  • nomedoexemplo-war: aplicações web

Fazendo o debug da aplicação

Técnicas de debug são muito úteis para descobrir um possível problema que a aplicação possa vir a apresentar.

Usando o log do servidor

No diretório pasta_do_dominio/logs/server.log encontra-se o arquivo de log gerado pelo servidor. Analisando-o é possível extrair informações importantes para identificar um problema.

Uma opção interessante é exibir as informações do log no terminal, pra que não seja necessário abrir o arquivo de log. Basta adicionar o parametro "--verbose" no final no comando de inicialização de Glassfish.

Usando um depurador

O GlassFish Server tem suporte para Java Platform Debugger Architecture (JPDA), que consiste em três interfaces projetadas para uso por depuradores em ambientes de desenvolvimento. (ORACLE, 2011)

É necessário que algumas configurações sejam feitas no Glassfish antes de utilizar o depurador. Abra o console de administração e acesse a opção "JVM settings" na hierarquia "Configurations > server-config", como mostra a figura 11, em que está destacado os itens que devem ser acessados para chegar às configurações.

Alterando as configurações da JVM no console de administração
Figura 11. Alterando as configurações da JVM no console de administração

A figura 12 mostra parte da janela de configuração da JVM no console de administração, destacando os campos referentes ao debug. Nela marque a opção “enabled” para o debug. No campo “debug options” estão as configurações do debug, certifique-se de que a porta informada no atributo address não esteja em uso por outro aplicativo e então reinicie o Glassfish.

Ativando debug no console de administração
Figura 12. Ativando debug no console de administração

No NetBeans é preciso configurar o depurador para poder depurar a aplicação. Para isso acesse o menu Debug > attach debugger, então abrirá uma janela como a ilustrada na figura 13, e informe o host, a porta de conexão, e o timeout para a conexão.

Configurando depurado no NetBeans
Figura 13. Configurando depurado no NetBeans

Pronto, agora é possível fazer o debug da aplicação através do depurador do NetBeans.

Referencias: