Por que eu devo ler este artigo:O novo Delphi traz para a sua comunidade uma série de novidades, refletidas em incorporações de novos elementos, integrações nativas com novas ferramentas, como o AppAnalytics, suporte a novas tecnologias, como IoT, bem como melhorias pontuais nos mais diversos aspectos do produto.

Dois anos de aperfeiçoamentos trouxeram o Dephi XE8, que logo de início, apresenta como primeiro ponto de grande impacto e mudança a própria aparência do IDE, como podemos conferir na Figura 1. Com um visual renovado a ferramenta ganha um look and feel inédito, com fontes de texto nativamente maiores, cores mais vibrantes, sem perder seu aspecto singular. Para muitos críticos esta pode ser interpretada como sendo uma pontualidade sem expressão, mas o fato é que essa simples mudança vem a afirmar a constante evolução do Delphi como produto, o que garante a manutenção de seus adeptos, bem como a conquista de novos.

abrir imagem em nova janela

Figura 1. IDE do Delphi XE8

Novidades na VCL

Como não poderia deixar de ser, a VCL (Visual Component Library), tida como a parte clássica do Delphi, conta com algumas novidades exclusivas nesta nova versão do IDE. Tendo em vista sua estabilidade, aliada a enorme expansão do FireMonkey no cenário mais recente, poucas são suas novas pontualidades nesta versão, mas podemos destacar a facilidade com conexões de Internet ou Bluetooth com componentes de AppTethering.

Novos VCL Styles

Surgido como uma das grandes novidades do Delphi XE2, o VCL Styles pode ser brevemente definido como sendo um recurso para incrementar a aparência de uma aplicação VCL. Para isso, são utilizados estilos, cada qual definindo um conjunto elaborado de detalhes gráficos personalizados que incidirão sobre o look and feel da aplicação. Logo, sua atuação ocorre de forma semelhante ao tradicional recurso de temas do Windows.

Visando manter o valor das aplicações construídas e constante melhora para novos desenvolvimentos VCL, o Delphi XE8 apresenta agora mais três novos estilos para VCL Styles, intitulados Glow, Sky e Tablet Light. O ganho aqui fica por conta da notória evolução de um recurso interno que, anteriormente ao XE2, só era conseguido por meio do uso de componentes de terceiros, o que acabava por gerar uma dependência natural para com estes, além de eventualmente dispender custos para aquisição e uso.

AppAnalytics

O AppAnalytics pode ser considerado um novo recurso disponível para projetos VCL e FireMonkey, que prevê a coleta de dados (de forma anônima) resultantes da interação do usuário com a aplicação, possibilitando então uma auditoria de processos por meio da interpretação e análise dessas informações. No Delphi, o AppAnalytics se reflete em um componente homônimo (Figura 2), oriundo da classe TAppAnalytics.

Figura 2. Componente TAppAnalytics

Na prática, os dados capturados pelo componente são então enviados a um aplicativo Web AppAnalytics para imediato processamento e eventual análise. Por indiretamente lidar com informações de uso e envolvimento do usuário, a própria Embarcadero faz questão de ressaltar em caixa alta a forma anônima que o componente atua, se restringindo a transmitir as informações somente ao contexto da aplicação em questão.

Novidades para FireMonkey

O Delphi XE8 traz consigo também uma série de melhorias para o FireMonkey. Grande parte delas trata de pequenos aspectos sutis, mas que não deixam de impactar de forma direta em diversos pontos relacionados a um projeto Mobile Application.

TWebBrowser

O TWebBrower é um componente visual do FireMonkey que, uma vez adicionada à aplicação, toma a forma de um Web Browser interno permitindo que este carregue e mostre conteúdos Web em sua área. Inicialmente introduzido na ferramenta como sendo de uso exclusivo às construções Mobile (Android e iOS), agora no XE8 seu uso é expandido às construções Desktop (Windows e Mac OS X).

Apresentação nativa de diversos controles no iOS

Nesta nova versão do IDE, especificamente para projetos de Target Platform iOS, os tradicionais controles TCalendar, TEdit, TListView, TMemo, TMultiView e TSwitch ganham agora uma forma de apresentação nativa (native), em complemento a sua já existente apresentação estilizada (styled). O impacto direto pela escolha de uma ou outra forma de apresentação se dá então sobre o aspecto visual do controle, fazendo com que o mesmo assuma uma representação nativa da própria plataforma de destino, quando marcado como native, ou siga uma estilização do próprio FireMonkey, no caso de styled. Na prática, essa escolha se dá pela configuração da propriedade ControlType dos controles, conforme mostrado na Figura 3.

Sem deixar de citar, apesar da novidade, styled ainda se mantém como o valor padrão para a propriedade.

Figura 3. Propriedade ControlType

TMapView

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo