Introdução
Neste artigo apresentarei o MySQL-Front (Figura 1), software de administração do banco de dados MySQL. Este artigo estará dividido em 4 partes pois apresentarei o MySQL-Front de uma forma geral.
Já trabalho com esta ferramenta há algum tempo. O MySQL-Front tem sido muito útil no meu dia-a-dia, pois este software é de fácil aprendizado e de grande valia para algumas situações, já que às vezes nos encontramos com pouco prazo para a apresentação de certas alterações em nosso BD.
Antes de começarmos com a apresentação da nossa ferramenta, gostaria de dizer que escrevi este artigo pensando nos novos DBA’s e programadores que estão nascendo. Até mesmo por que não só eu como a maioria dos leitores da SQL Magazine já foram iniciantes, de certa forma todos nós já tivemos que “quebrar muito a cabeça” para dar os primeiros passos para o desenvolvimento do nosso primeiro banco de dados.
No artigo veremos um pouco do MySQL-Front, essa ferramenta que me auxilia todos os dias no desenvolvimento dos BD’s da empresa onde trabalho. Em seguida apresentarei algumas telas do sistema para ficarmos mais familiarizados. Talvez o artigo pareça básico, mas o objetivo deste é somente apresentar o MySQL-Front, no próximo artigo desenvolverei passo a passo um BD onde iremos armazenar as imagens de nossos sites.

Figura 1. Tela de apresentação do MySQL-Front.
Principais Características
MySQL-Front é uma ferramenta fácil e compacta de se usar, e muito rápida para administrar seu banco de dados MySQL em qualquer lugar no mundo.
Vejamos suas principais características:
Alto Grau de Compatibilidade
Suporta os bancos de dados MySQL a partir da versão 3.23;
Suporta todos os tipos de tabelas e colunas geralmente usadas no MySQL;
Acesso direto ao banco de dados sem usar o MySQL DLL, reduzindo a instalação e problemas de conexões.
Se achar melhor o uso do MySQL DLL para acessar o banco de dados ele também será compatível com versões futuras;
Se o seu provedor proibir acesso externo ao banco de dados, use o PHP túnel para poder acessar o banco de dados;
São usadas várias API's do Windows para assegurar a compatibilidade com novas as versões do Windows.
Configuração individual:
Mais de 30 idiomas disponíveis;
Várias opções para configuração de conexão com o banco de dados;
Numerosos tipos de configuração para o uso do programa;
Sintaxe que realça com cores individuais, para melhor aproveitar as informações fornecidas pelo sistema.
Administração do Banco de Dados
Avaliação detalhada do estado do servidor;
Configuração de variáveis do servidor;
Administração de propriedade de usuário altamente individualizada;
Configurações de segurança no hosting;
Apoio à manutenção nas tabelas.
Edição de banco de dados
Crie, altere e apague bancos de dados, tabelas, views, procedures, functions, events, triggers, índices, campos e chaves estrangeiras;
Cria, altera e apaga dados incluindo Memo/BLOB;
Exibição gráfica em dados em campo do tipo BLOB (BMP, GIF, JPEG, PNG e RTF);
Administração
Lentidão no sistema: o que pode estar acontecendo?
O que poderia ser a causa e como eu posso mudar isto?
Na maioria dos casos, o problema está na configuração do MySQL-Front, que não recebe os dados exigidos do banco de dados tão rápido quanto o programa precisa deles.
Isto pode ter várias causas:
· A conexão entre o MySQL-Front e o banco de dados está lento (exemplo: conexão da internet);
· O banco de dados (servidor de banco de dados) está lento;
· Disponibilizar os dados é um procedimento muito complexo (exemplo: uma tabela grande a ser ordenada ou uma query em várias tabelas);
· O volume de dados a ser transferido é muito grande (exemplo: muitos registros de dados, e os mesmos não foram previamente restringidos com "limite");
Para solucionarmos o problema com a velocidade de conexão, vou mostrar algumas funcionalidades que o MySQL-Front nos oferece:
Usando o tipo de conexão correto (em ordem de velocidade):
1. DLL (libMySQL.dll): Esta DLL encontrasse na pasta do MySQL em C:\Arquivos de programas\Apache Group\MySQL\bin\libMySQL.dll (computador local), ela é responsável pela conexão com o seu banco de dados.
2. Direct: O que é o acesso “DIRECT”? É a forma padrão do MySQL-Front para a conexão com o seu banco de dados ou seja você digita o DNS do servidor ou o IP de sua máquina local e a porta padrão do MySQL.
3. PHP Tunnel.
Em parte, o MySQL-Front tem que administrar e processar quantidades grandes de buffers (dados). Isto pode ser compensado com as seguintes colocações:
Desativando o realce do SQL log (configurações gerais).
Desativando o conteúdo do BLOB e MEMO no Browser de Dados (configurações gerais).
Desativando a detecção de erro durante a importação, se disponível.
Desativando a detecção de erro durante processo de transferência e sincronização.
PHP Tunnel
O que é um túnel de PHP e como trabalha?
Alguns ISP’s “Provedores de Acesso a Internet” só permitem acesso ao banco de dados MySQL via servidor Web devido a razões de segurança. Isto significa que o MySQL-Front não pode acessar o banco de dados normalmente, recebendo uma mensagem de erro “Acesso negado” na tentativa de conexão.
Este problema pode ser evitado com o uso do PHP tunnel.
Instale o script phpMySQL.php (incluído no MySQL-Front), no seu servidor WEB (Ex. APACHE). Então, de dentro da sessão, selecione o tipo de conexão "PHP tunnel” e especifique a respectiva URL do script PHP.
O MySQL-Front converte o banco de dados em um pedido via HTTP que envia este pedido ao script do PHP no servidor de Web (o script pode acessar o banco de dados desde que script esteja no servidor Web).
O script do PHP converte a resposta do banco de dados e retorna o resultado através do protocolo HTTP para MySQL-Front.
Infelizmente, isto é um pouco desaconselhável, pois a conexão com o seu banco de dados perde muito o desempenho e se torna extremamente lenta em comparação às outras formas de acesso. Porém, existe uma grande vantagem em se usar o “PHP TUNNEL” você tem a possibilidade de acessar o seu banco de dados até mesmo se o provedor não permitir o acesso de nenhum outro modo.
Usando o PHP túnel os pedidos serão controlados pelo PHP, como já diz no nome da ferramenta. O PHP não foi desenvolvido para controlar conexões de banco de dados pela aplicação do cliente MySQL-Front. Por isso a limitações quanto à conexão com o banco de dados. A maioria dos ISP’s usa por default o "Modo Seguro" do PHP, pois com o "Modo Seguro" ativo, o PHP verifica se o(s) arquivo(s) e/ou diretório(s) que serão afetados por esta operação tem o mesmo LOGIN e SENHA (proprietário) do script que está sendo executado. Na Figura 2. vemos a tela de configuração para a conexão com o PHP TUNNEL.
Figura 2. Tela de configuração do PHP TUNNEL e o endereço onde se encontra o phpMySQL.php.
Em ambos os casos o PHP tunel não pode controlar pedidos de grandes bancos de dados. Para o funcionamento normal não há nenhum problema. Mas para exportar e transferir grandes tabelas talvez o túnel não funcione muito bem. “A mensagem de erro “perdeu conexão” mostra este problema”.
Bom pessoal aqui termina a 1º parte do nosso artigo, espero que tenham gostado! No próximo artigo falarei sobre importação e seus tipos. Até a próxima.