Por que eu devo ler este artigo:Neste artigo mostraremos como desenvolver uma aplicação desktop utilizando recursos do Java 8. Aprenderemos de forma básica e simples como criar um CRUD sobre um cadastro de clientes.

Por meio deste exemplo, veremos algumas das novas funcionalidades da versão mais recente do Java associadas à utilização do padrão de projeto Facade e também como construir GUI (interface gráfica) lançando mão do JavaFX, biblioteca padrão do Java 8 para construção de interfaces.

A partir disso o leitor terá uma base sólida para iniciar o desenvolvimento de suas aplicações com a versão mais recente do Java.
Autores: Carlos Alberto Silva e Lucas de Oliveira Pires

A nova versão do Java trouxe mudanças significativas e marcantes com relação à linguagem. Essas mudanças não se relacionam apenas com a inclusão ou alteração de APIs ou mesmo mudanças discretas na máquina virtual (JVM).

Elas foram além e causaram impactos até mesmo na sintaxe da linguagem. Sendo assim, neste artigo mostraremos como o Java 8 agora incorpora conceitos provenientes de linguagens funcionais, como Lisp e Haskell, para tornar ainda mais fácil o desenvolvimento de determinadas tarefas que antes necessitavam de mais complexidade e muitas linhas de código.

Para grande parte daqueles que lidam com Java no dia a dia essas mudanças precisarão de um tempo para serem totalmente absorvidas. A nova feature mais significante é a adição das Expressões Lambdas (EL) como uma maneira alternativa para escrever classes internas anônimas.

Certamente, para aqueles que já se aventuraram em linguagens como Scala, que executa na JVM, estas mudanças não causarão tanto impacto.

Outra mudança é a inclusão de uma nova API para trabalhar com datas, a Date and Time. Esse novo recurso é um clamor antigo dos desenvolvedores Java que sempre criticaram a API antiga, caracterizando-a como complexa e cansativa.

Felizmente, agora teremos um novo conjunto de classes e interfaces totalmente reescrito, melhor e mais fácil de usar.

Para manipulação de coleções em Java a solução Stream API, também lançada com o Java 8, fornece um estilo de programação funcional.

Com relação a este recurso, veremos como é feita sua integração com as coleções do Java e demostraremos algumas facilidades que essa API oferece para realizar diferentes operações.

Outra novidade que abordaremos nesse artigo é chamada de Default Methods. Esse recurso permite que interfaces presentes na linguagem Java disponibilizem métodos novos sem que as classes que as implementem tenham que fornecer uma implementação para esses novos métodos.

Portanto, nesse tutorial será mostrado como desenvolver uma aplicação desktop em Java utilizando os novos recursos mencionados e também teremos a oportunidade de trabalhar com a biblioteca JavaFX, padrão no Java 8, que será responsável pela camada de front-end e servirá como substituta do Swing.

Teremos a oportunidade de ver esses novos recursos empregados em um contexto desktop. Apesar da grande maioria das aplicações hoje em dia serem web por diversos motivos como: facilidade de atualização, alcance maior, compatibilidade com qualquer sistema operacional que possua um browser e diversas outras, as aplicações desktop ainda têm seu espaço no mercado.

Por exemplo, aplicações PDV (Ponto de Venda) geralmente são feitas para rodar como uma aplicação desktop, principalmente pela necessidade de tempo de resposta curto. Outro exemplo que pode ser citado é a aplicação do governo para declaração de imposto de renda.

A versão atual dessa aplicação é desktop. Além disso, é sempre bom dar uma relembrada no bom e velho desenvolvimento de aplicativos standalone e aplicativos para desktops.

Para evitar a complexidade de integração com banco de dados e não sair do escopo, a aplicação que desenvolveremos armazena os objetos em uma estrutura de dados (Collection) que “simula” um banco de dados.

Preparando o ambiente de desenvolvimento

Antes de iniciarmos o desenvolvimento da aplicação é necessário ter o Java 8 instalado (veja na seção Links o endereço para download). Na página de downloads do Java, temos versões específicas do JDK para vários sistemas operacionais. Escolha aquela compatível com o seu ambiente de trabalho.

Após o download do JDK, basta executar sua instalação para que possamos iniciar os estudos das mudanças e novos recursos do Java 8.

Com o intuito de aumentar a produtividade, utilizaremos como IDE o NetBeans 8.0.1, que suporta as funcionalidades do JDK 8 (veja na seção Links o endereço para download).

Quando alguma das novas construções do Java é utilizada no código, o IDE reconhece-as, realça os erros corretamente e permite que o desenvolvedor corrija a sintaxe automaticamente. Dito isso, após efetuar o download, basta instalar o NetBeans.

Tendo o IDE e o Java 8 instalados no sistema, o próximo passo é registrar o Java no IDE conforme os passos a seguir:

1. Com o NetBea ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo