A criação do banco de dados e suas tabelas é, muitas vezes, um dos primeiros passos da parte prática do desenvolvimento de um novo projeto.

Para auxiliar nessa etapa, veremos neste artigo como criar bancos de dados e tabelas no SQL Server, utilizando tanto instruções T-SQL quanto o editor gráfico. Então, para começar abra o SQL Server Management Studio e conecte-se à instância desejada, como mostra a Figura 1.

Saiba mais sobre o SQL Server Management Studio

Conectando-se ao SQL Server no Management Studio
Figura 1. Conectando-se ao SQL Server no Management Studio

Feito isso, teremos acesso aos bancos de dados dessa instância e poderemos criar os nossos.

Saiba mais sobre o SQL Server em nosso guia

Criando o banco via SQL

Vamos iniciar criando um banco de dados usando T-SQL, então, com o Management Studio aberto, clique no botão New Query, como mostra a Figura 2.

Criando nova Query no Management Studio
Figura 2. Criando nova Query no Management Studio

Em seguida, na parte central da interface aparecerá uma tela em branco, na qual você poderá digitar os códigos para criar o banco de dados, tabelas, efetuar consultas, etc. Nesse momento, vamos executar o código a seguir e pressionar F5 ou clicar em Execute, como mostra a Figura 3:

CREATE DATABASE CADASTRO
GO

Executando o script
Figura 3. Executando o script

Com o banco criado, precisamos entrar no seu contexto para poder executar novos scripts dentro dele. No caso, precisamos acessá-lo para criar nossa tabela. Para isso, devemos executar o seguinte comando:

USE CADASTRO
GO

Para confirmar que a operação foi executada como esperado, veja na parte superior esquerda do Management Studio se o banco criado está em uso, como mostra a Figura 4.

Verificando o banco em uso no Management Studio
Figura 4. Verificando o banco em uso no Management Studio

O próximo passo será criar uma tabela, nesse caso contendo apenas três campos. Isso pode ser feito executando o script da Listagem 1.

CREATE TABLE CLIENTE (
	COD_CLI INT PRIMARY KEY NOT NULL,
	NOME VARCHAR (50),
	SOBRENOME VARCHAR (50)
)
GO
Listagem 1. Script para criar uma tabela

Em seguida, para verificar se a tabela foi criada, acesse a árvore de elementos do banco de dados no lado esquerdo, como vemos na Figura 5.

Estrutura do banco com tabela criada
Figura 5. Estrutura do banco com tabela criada

Criando o banco com o editor gráfico

Agora vamos refazer os procedimentos anteriores, ou seja, criar um banco de dados e uma tabela, mas sem utilizar scripts. Ao invés disso, utilizaremos o editor gráfico do Management Studio, que nos permite efetuar as mesmas tarefas por meio de telas auxiliares.

Então, no Management Studio, localize o Object Explorer, clique com o botão direito sobre a pasta Databases e em seguida em New Database, como mostra a Figura 6.

titulo
Figura 6. titulo

Feito isso, aparecerá uma janela para criar um banco de dados, como mostra a Figura 7. Nela, basta preencher o nome do database e clicar em OK.

Criando novo database
Figura 7. Criando novo database

Com o banco criado, agora vamos adicionar uma tabela a ele. Para isso, devemos expandi-lo no Object Explorer, clicar com a direita em Tables e depois em New Table, como mostra a Figura 8.

Adicionando nova tabela ao banco
Figura 8. Adicionando nova tabela ao banco

Feito isso, será exibida uma tela na qual devemos preencher os campos da tabela, selecionando também o seu tipo, e se ela aceita valore nulos, como vemos na Figura 9.

Configurando a nova tabela
Figura 9. Configurando a nova tabela

Para confirmar a criação da tabela, clique botão com o ícone de um disquete. Em seguida aparecerá uma janela para nomear a tabela, como mostra a Figura 10. Depois disso ela é criada.

Salvando a nova tabela
Figura 10. Salvando a nova tabela

Conhecer o editor visual do Management Studio, bem como os scripts necessários para realizar tarefas comuns, é importante para quem trabalha com bancos de dados, pois esse tipo de procedimento costuma ser frequente durante o desenvolvimento dos projetos.