Motivação
Durante o desenvolvimento de sistemas, é muito comum que informações sensíveis como CPF, senhas e números de cartão de crédito necessitem de segurança reforçada ao serem armazenados, a fim de garantir a integridade e o sigilo do seu conteúdo. Nesse contexto, para atender a essas demandas geralmente aplicamos técnicas de criptografia, que alteram o conteúdo original, ocultando-o de visitantes não autorizados, e liberando-o apenas para aqueles a quem o acesso é permitido.
No SQL Server, dispomos de recursos que nos auxiliam na criptografia de dados armazenados nas tabelas, bem como na obtenção da informação original após reverter o processo (descriptografia).
Saiba mais sobre SQL Server no: Guia de referência sobre esse banco de dados
Contextualizando: Chaves e Certificados
Para que possamos usar o mecanismo de criptografia do SQL Server, precisamos compreender inicialmente três elementos fundamentais: a chave mestra, o certificado e a chave simétrica/assimétrica, como mostra a Figura 1. Nessa imagem podemos ver também a Database Encryption Key, que é utilizada no TDE (Transparent Data Encryption), processo que serve para criptografar o banco de dados como um todo, por exemplo, durante a realização de backups. ...