curso Web services RESTful: CRUD 1:N com Jersey e Hibernate

Neste curso você aprenderá a implementar uma Web API RESTful quando seu sistema possuir relacionamentos do tipo 1:N no banco de dados. Para isso, aprenderemos como fazer o mapeamento objeto-relacional para que o JPA/Hibernate saiba como lidar com esse tipo relacionamento, e conheceremos o conceito de subrecurso em web services, aprendendo como implementá-lo utilizando o Jersey. A partir disso, vamos demonstrar como construir a URI para possibilitar que o subrecurso também seja especificado ... Ver mais através dela, o que nos levará a um endereço como recurso/id do recurso/subrecurso. Com esse caminho, mantendo a base dos conceitos empregados por web services RESTful, será possível realizar todas as ações de um CRUD para ambas as entidades envolvidas no relacionamento.

Este conteúdo faz parte dos guias:

Iniciar Carga Horária No Certificado - 13H

Curso de CRUD 1:N com Jersey e Hibernate

Aula 1 - free

Introdução

Neste curso você aprenderá a criar web services RESTful que possibilitam acessar e manipular dados quando lidamos com relacionamentos do tipo 1 para N no banco de dados. Para isso, vamos falar sobre subrecursos e como implementá-los com o Jersey.
free
Aula 2 - mvp

Arquitetura do projeto

Conhecer a arquitetura do projeto é importante para saber como ele está organizado e compreender o processo utilizado para seu desenvolvimento. Com ela é possível enxergar a solução de forma menos dependente do código.
mvp
Aula 3 - mvp

Criando e configurando o projeto

A criação e configuração do projeto é um passo simples e fundamental a toda solução. Aprenda como fazer isso e configurar as dependências relacionadas ao JPA/Hibernate, Jersey e MySQL utilizando o Maven.
mvp
Aula 4 - mvp

Importando um projeto

Este curso utilizará como base o código implementado no curso Jersey e Hibernate: Criando um web service RESTful. Para finalizar a criação do projeto, veremos como importar as classes já implementadas e migrar o projeto do Eclipse para o Intellij.
mvp
Aula 5 - mvp

Programando as classes Marca e MarcaDAO

Aprenda a programar a entidade Marca (fazendo o mapeamento objeto-relacional), assim como a classe MarcaDAO, a qual fornecerá as funcionalidades básicas para realização das funcionalidades de um CRUD.
mvp
Aula 6 - mvp

Programando as classes MarcaService e MarcaResource

Com o DAO de Marca implementado é possível criar a classe da camada service relacionada a essas funcionalidades, assim como o recurso do web service que possibilitará aos sistemas clientes consumirem as funcionalidades relacionadas ao CRUD de macas.
mvp
Aula 7 - mvp

Testando os web services

Para saber se tudo está funcionando, vamos realizar alguns testes em nossos web services. Ao fazer isso, será demonstrado que os web services estão funcionando, mas ainda não existe nada que represente o relacionamento do tipo 1:N.
mvp
Aula 8 - mvp

Criando o relacionamento 1:N

Aprenda como fazer o mapeamento objeto-relacional utilizando anotações da API JPA para sinalizar, no código, que existe um relacionamento do tipo 1 para muitos (1:N) no banco de dados. Conheça, portanto, as anotações @OneToMany e @ManyToOne.
mvp
Aula 9 - mvp

Atualizando o código de ProdutoDAO

Com um relacionamento do tipo 1:N entre as entidades Marca e Produto, é preciso fazer mudanças na classe ProdutoDAO para que a realização de algumas operações nessa entidade agora envolvam, também, a marca relacionada.
mvp
Aula 10 - mvp

ProdutoDAO e os métodos save() e update()

Entre os métodos de ProdutoDAO a serem modificados estão save() e update(). Aprenda o que fazer em cada um deles para que ao criar um produto este seja criado com uma marca e a atualização possibilite, também, a mudança da marca a ele relacionado.
mvp
Aula 11 - mvp

Acessando produtos como um subrecurso

Com o relacionamento 1:N mapeado, é preciso refletir essa característica do nosso software nos serviços RESTful. Para fazer isso, um conceito fundamental é o de subrecurso, ou subresources. Conheça, agora, o que o Jersey oferece para isso.
mvp
Aula 12 - mvp

Problemas com a geração do JSON

Ao testar os web services já implementados, vamos obter alguns resultados inesperados, seja pela forma como os dados foram carregados do banco de dados, seja por um problema no momento de construir o JSON. Aprenda a solucionar esses problemas.
mvp
Aula 13 - mvp

Finalizando o código de ProdutoResource

Para encerrar a implementação, analisaremos o código dos métodos de nosso web service responsáveis por salvar, atualizar um produto. Ao final, realizaremos mais alguns testes.
mvp

Autor do curso

Certificado Devmedia

Todos os nossos cursos oferecem certificado com carga horária. Eles são aceitos em todas as faculdades e orgãos públicos do Brasil. Assim que finalizar um curso já emita o seu.

Suporte ao aluno em tempo real

Todos os cursos possuem professores online para ajudar em qualquer dúvida que for necessária para o completo entendimento do curso.

Avaliação do curso

Como adquirir esse curso?

Acesse esse e todos os demais cursos devmedia sendo um assinante mvp

Benefícios MVP
  • Guias de referência
  • Suporte em tempo real
  • Assista o conteúdo offline
  • Emissão de certificado
  • #JOBS - Diversas vagas de emprego
  • Web-currículo
SEJA MVP
R$ 69,90 /mês
Assine agora e tenha acesso ao curso
15 anos de treinamento online
700 mil cadastros
170 mil fãs no facebook
100 mil certificados emitidos