Delphi 3D - Utilizando OpenGL em Aplicações - Revista Clube Delphi 136
Este artigo demonstra como utilizar os recursos presentes na OpenGL, uma biblioteca gráfica portável presente em vários sistemas operacionais, através do Delphi.
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Por que eu devo ler este artigo:Em um primeiro momento é apresentada uma explicação sobre a
mesma, posteriormente sua implementação através da biblioteca GLScene, uma
extensão da OpenGL para incorporar motor 3D na aplicação VCL.
Desenvolver um cenário virtual 3D baseado em
OpenGL para ser utilizado na aplicação, porém nada impede que tal recurso seja
utilizado para dar um pontapé inicial na composição de complexos mundos
virtuais e até mesmo o desenvolvimento de jogos para PC, uma vez que neste
artigo existe a apresentação de uma Engine 3D livre.
A utilização de recursos 3D atualmente
está cada vez mais presente na vida das pessoas. Até mesmo aquele que não lida
diretamente com a tecnologia desfruta deste artifício, seja no cinema, em um
programa de TV qualquer ou em
um Smartphone, entre tantos outros dispositivos eletrônicos.
Os ambientes baseados em 3D podem oferecer um diferencial convidativo ao
usuário, bem como propiciar uma experiência mais agradável do mesmo com a
aplicação. A biblioteca OpenGL é uma boa alternativa para o desenvolvedor que
deseja criar um mundo virtual. Como esta biblioteca possui suas
particularidades, o desenvolvimento com a mesma pode ser complexo e demorado,
entretanto basta utilizar a GLScene que simplifica sua implementação e abstrai
suas funções. Vale a pena investir na aparência com a utilização deste recurso,
afinal ela é a camada de contato direto entre o usuário e a aplicação.
A
computação gráfica ganha cada vez mais espaço na atualidade. A criação e
utilização de ambientes virtuais 3D e seus objetos é cada vez mais empregada no
cinema, nos jogos e até mesmo nas aplicações de usuário. Tais ambientes
envolvem uma diversidade de cálculos, figuras, texturas e muita criatividade,
uma vez que o desenvolvedor não possui limites de software para a criação de
cenas, personagens, entre outros. É evidente que existem várias ferramentas
para que o objetivo final seja alcançado pelo desenvolvedor, que podem ser utilizadas
individualmente ou em conjunto, de acordo com a necessidade do projeto. O
Delphi também pode ser empregado para desenvolver ambientes 3D, cenas, objetos
e efeitos utilizando a própria VCL. Embora seu foco não seja tal desenvolvimento, é
possível utilizar APIs e Componentes para tanto, como a GLScene que será
descrita posteriormente neste artigo, assim como importar objetos gráficos
desenvolvidos em outras aplicações para o projeto VCL, como é o caso de modelos
3D criados com o Software Blender.Entretanto, para os desenvolvedores que possuem a versão XE 2 do Delphi, a
biblioteca Firemonkey pode ser utilizada para a elaboração de animações e
efeitos 3D na aplicação sem que exista a necessidade de adicionar objetos de
terceiros.
A OpenGL
A
OpenGL é uma biblioteca de baixo-nível que foi desenvolvida inicialmente pela
Silicon Graphis Inc. que possui diversas rotinas gráficas para utilização em
ambientes 2D e 3D, possuindo alto desempenho e fácil portabilidade. Por suas
características, a OpenGL não contém funções específicas para gerenciar
janelas, utilizar arquivos de entrada/saída e interagir com o usuário, uma vez
que tais funções estão presentes no ambiente do Sistema Operacional. Ela
permite a utilização de figuras primitivas (linhas, triângulos, cubos,
polígonos, etc) e efeitos como mapeamento de texturas, iluminação,
transparência e colorização para o desenvolvimento de ferramentas CAD,
mundos virtuais, animações e cenas em uma aplicação. Ela é baseada em
fundamentos matemáticos, possuindo um sistema de coordenadas 3D (Eixos X, Y e
Z). Ao utilizar a OpenGL o desenvolvedor define as dimensões do ambiente
virtual 3D, bem como o ponto de vista da cena. Com relação aos objetos que
serão utilizados na cena, uma vez que a OpenGL suporta apenas as formas
primitivas citadas anteriormente, se o objetivo do desenvolvedor for desenhar
uma esfera, que é um objeto gráfico mais complexo, o mesmo poderá utilizar
vários polígonos em conjunto, como triângulos, tornando a esfera praticamente
perfeita. Esta regra também é valida para qualquer desenho de alto nível com a
OpenGL.
Os comandos e subframeworks
Ao
desenhar utilizando diretamente a OpenGL, o desenvolvedor informa o início e o
fim de um determinado desenho através dos comandos glBegin() e glEnd(). Com relação aos nomes das funções da
OpenGL, existe um padrão para facilitar na utilização da mesma.
Normalmente
os nomes das funções são constituídos pelo prefixo gl, que representa a
própria biblioteca, a descrição da função ao centro e um sufixo, que indica que
a função precisa de determinado número de parâmetros, bem como seus tipos.
Sendo assim, as funções são compostas por gl-[descrição]-[quantidade-argumentos]-[tipo-argumentos].
A
OpenGL também é constituída por uma série de variáveis de estado que indicam os
estilos, as posições, os tipos de luzes, entre outros atributos que podem ser
alterados. Tal alteração pode ser executada através dos comandos ...
<Saiba por que programar é uma questão de sobrevivência e como aprender sem riscos/>
Perguntas frequentes
Quem somos?
A DevMedia é uma escola de formação de programadores com mais de 20 anos de mercado. Já formamos mais de 100 mil programadores. A DevMedia ensina programação web, (desenvolvimento de site e aplicativos para celulares). A programação web é a área que mais contrata programadores em todo o mundo, sendo a maior porta de entrada para a área da tecnologia.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
Nunca o mundo necessitou tanto de programadores como atualmente. Com a quarentena estabelecida pela Covid-19, lojas, restaurantes, escritórios e escolas, que tiveram suas atividades paralisadas, perceberam a urgente necessidade de adaptar seus negócios para o mundo digital.Em contrapartida as empresas de tecnologias, durante esse período, cresceram como nunca tanto em faturamento quanto em número de usuários.Com isso a necessidade de programadores cresceu muito. Empresas de grande e pequeno porte estão com vagas abertas e não conseguem contratar por falta de profissionais qualificados. No momento estima-se que o número de oportunidades no Brasil seja acima de 200 mil!
Como faço para começar a estudar?
Programação é um universo amplo, existem muitos caminhos e por isso é muito fácil se perder. Nosso conselho é: NÃO ESTUDE SOZINHO. Infelizmente 78% das pessoas que começam a estudar sozinhas desistem da profissão por não conseguirem aprender. Com uma boa orientação elas teriam conseguido!Se você tomou a decisão de entrar nesse mercado, faça um investimento no seu futuro e busque aprender com quem sabe. Isso vai triplicar suas chances de dominar a programação e conquistar uma vaga no mercado.
Em quanto tempo de estudo vou me tornar um programador?
O tempo depende, claro, da dedicação de cada estudante. A DevMedia ensina programação há 20 anos e com toda essa experiência montamos uma metodologia que tem como objetivo principal acelerar os seus estudos.Você terá um Plano de Estudo para te orientar em todos os passos do aprendizado. Desenvolverá diversos projetos reais para colocar em prática os conhecimentos e contará com o melhor suporte ao aluno da web. Todas as suas dúvidas serão respondidas de imediato.Seguindo nossa metodologia e se dedicando, entre 6 meses e um ano você já estará programando.
Sim, você pode se tornar um programador e não precisa ter diploma de curso superior!
Ser programador é uma das maiores oportunidades que o Brasil oferece para quem não tem condições de fazer uma faculdade. Muitas empresas contratam sem fazer questão de diploma, o que importa para elas é que o candidato seja um bom técnico e consiga atender suas necessidades.Os salários iniciais para programadores são de R$2.500 mil, podendo chegar aos R$15 mil para aqueles que se dedicam.Com disciplina e um estudo correto, que não te faça perder tempo, é possível se tornar um programador em menos de um ano de estudo.Quando você já estiver empregado, aí sim você pode se aprimorar ainda mais fazendo uma faculdade na área.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Nossas trilhas de estudo te permitem virar um programador Full Stack, que é aquele programador mais completo, ele domina o desenvolvimento Front-end, Back-end e Mobile.Você ficará apto para criar sistemas para computadores e aplicativos para celulares. Utilizamos como base a linguagem JavaScript que é a linguagem mais utilizada no mundo. Outra vantagem do JavaScript é a quantidade de oportunidades no mercado de trabalho. É sem dúvida a linguagem que mais possui vagas e a que mais dá oportunidade para os iniciantes.
Principais diferenciais da DevMedia
Suporte ao aluno - O aluno conta com a ajuda de professores para tirar dúvidas durante toda a jornada de ensino. As perguntas são respondidas em menos de uma hora por professores experientes e atuantes no mercado.Gamificação - A plataforma de ensino é divertida e motivante. É como se o aluno estivesse dentro de um game. Ele terá seu card pessoal, que poderá ser customizado utilizando as moedas que ele ganha quando acerta os exercícios. Ele poderá também trocar suas moedas por outros produtos dentro da plataforma. Além disso, seus acertos contam pontos no ranking mensal dos alunos. Tudo isso deixa os estudos mais leves e motivantes.Didática - A DevMedia já ensina programação há mais de 20 anos. Desenvolvemos ao longo desse tempo uma metodologia que ensina a programar de verdade, com menos aulas e mais prática, são dezenas de projetos e exercícios que desenvolvem a mente programadora no aluno.Projetos reais - Durante os estudos os alunos irão desenvolver dezenas de projetos em cada uma das carreira (front-end, back-end e mobile). Mas o principal é que os projetos da DevMedia não são “copia e cola” como se encontra por aí. Aqui o aluno vai desenvolver os projetos de forma autônoma, recebendo claro a nossa mentoria e suporte, mas o aluno terá condições para desenvolvê-los sozinho.Milhares de exercícios - Programação é prática, por isso a cada nova matéria o aluno passará por um bloco de exercícios para fixar o conteúdo e cada acerto será bonificado com pontos e moedas e valem uma posição no ranking dos alunos.
Qual o investimento financeiro que preciso fazer para me tornar um programador?
Na internet é possível encontrar cursos de todos os preços, desde 50,00 a R$15.000,00.Os cursos de 50,00 são cursos avulsos, que explicam apenas pedaços de uma determinada matéria. Para criar um conhecimento completo você precisaria comprar no mínimo de 15 a 20 cursos avulsos e correria o risco deles não se complementarem tão perfeitamente e seu conhecimento ficaria cheio de "buracos".Os cursos de R$15.000,00 não fazem nenhum sentido. Deixe para investir em cursos caros quando quiser se especializar. Por esse preço você pode inclusive estudar fora do pais. Na DevMedia, você terá um plano de estudo montado por quem já formou mais de 100 mil alunos, e já está nesse mercado há mais de 20 anos. Somos a única plataforma que oferece Suporte ao Aluno em tempo real e uma experiência de estudos gamificada para te manter motivado durante todo o período de estudo. E o melhor, nosso pagamento é recorrente, você não precisa usar o limite do seu cartão de crédito para investir no seu futuro. Aproveite para se matricular agora mesmo.
Como funciona a forma de pagamento da DevMedia?
Para que você possa investir nos seus estudos sem complicar sua vida financeira, a DevMedia cobra o valor da assinatura de forma recorrente, Igual o Netflix. Todos os meses debitamos o valor da parcela em seu cartão de crédito, sem comprometer o limite total do cartão. :)As primeiras 3 parcelas custam R$89,90 e a partir do 4o mês sua parcela diminui para R$49,90! Assim ela pesa cada vez manos no seu bolso!Nesse modelo, a gente te ajuda a pagar seus estudos, mas você precisa ajudar a gente a pagar nossos custos. Por isso a assinatura recorrente tem uma fidelidade de um ano. Essa fidelidade também vai te ajudar a se manter comprometido com os seus estudos.Temos um trato?
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.