Atenção: esse artigo tem dois vídeos complementares.
Clique e assista o primeiro!

Clique e assista o segundo!

Artigo no estilo: Curso

De que se trata o artigo

Este artigo irá destacar o que há de novo ou aperfeiçoado na utilização da linguagem do Delphi Prism, indicando alguns dos principais recursos que apresentam inovações ou funcionalidades adicionais relacionadas à linguagem e que não estão presentes em outras versões do Delphi.


Para que serve

A utilização das melhorias de linguagem auxilia na tomada de decisões para a codificação de um sistema permitindo adicionar recursos de linguagem bastante eficazes e que também tornarão o desenvolvimento de código dos aplicativos mais conciso e transparente.


Em que situação o tema é útil

Este tema visa ampliar os conhecimentos na utilização da linguagem. Dessa forma, possibilitando a criação de aplicativos com códigos aperfeiçoados e mais eficientes, permitindo um ganho de desempenho relacionado à codificação se comparado a outras versões do Delphi, pois apresentará construções de código mais simples.

Delphi Prism – Melhorias da linguagem

No decorrer deste artigo será destacada a palavra Async que possibilita a definição de métodos de forma assíncrona de execução. O uso de Sealed para restringir características de herança, Partial na definição de códigos parciais permitindo realizar a divisão do código de uma estrutura em mais de uma parte. A adição de Params possibilitando utilizar a passagem de um número variável de argumentos em métodos. A determinação da avaliação de certas condições de restrição em expressões através do uso de Implies. Os bloqueios em métodos para garantir a persistência de código indicados pela palavra Locked. A utilização de Out na passagem de argumentos de um método por referência. O surgimento de Enum e Flags para criar enumerações, tipos enumerados ou coleções de itens normalmente com identificadores numéricos. As melhorias para estruturas de repetição adicionadas com o uso de Index na determinação do índice da estrutura e o Step como forma de incremento da mesma. O surgimento de Matching auxiliando a programação na filtragem e indicação correta de itens a serem mostrados descartando o que não pode ser apresentado. E por último a já conhecida palavra With, mas ampliada com novas funcionalidades e recursos que facilitarão ainda mais a programação.

Async

O Delphi Prism possibilita que um método seja definido de maneira assíncrona. Ao executar a chamada a um método assíncrono, sua chamada é retornada imediatamente e seu método não poderá retornar um valor ou aguardar por outros parâmetros. Para sua utilização basta adicionar a palavra chave async na definição do método, como pode ser observado na Listagem 1 que representa um trecho de código.

Um método assíncrono permite que se utilizem técnicas de multi-threading em sistemas .NET executando mais de uma tarefa ao mesmo tempo sem que para isso seja necessário criar classes descendentes de TThread, ou seja, a maneira tradicional utilizada em outras versões do Delphi. Esta é uma forma simples de declarar métodos assíncronos, dessa forma, com a sua declaração como assíncrona, isto define que, em algum momento, a declaração conterá um determinado valor, que será calculado em um segmento separado. Se outro segmento tentar acessar o resultado de quem realizou a chamada assíncrona, ficará aguardando enquanto não obtiver o resultado para uso.

Listagem 1. Código para demonstrar o uso de async


  method testemensagem(mensagem: string; contador: Integer);  async; 

Chamadas assíncronas apresentam vantagem na utilização em aplicativos web, pois dessa forma, o aplicativo não parece estar congelado, enquanto aguarda o retorno de algum método. Obviamente se o método é chamado em resposta a algum evento, como um botão, o aplicativo terá que aguardar a resposta.

Ao implementar o método, seu código de exemplo está descrito na Listagem 2. ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo