Por que eu devo ler este artigo:Após a elaboração do projeto, criação, avaliação e testes terem sido realizados, temos a questão da publicação e liberação dos projetos para o cliente, onde precisamos ter maneiras simples de implantação do lado do usuário para que o mesmo possa fazer uso da aplicação, seja ela web, mobile ou desktop.

Pensando neste ponto, é necessário termos formas de deploy para que estas aplicações sejam disponibilizadas de forma mais simples e intuitiva.

Neste artigo estaremos abordando sobre deploy de aplicações desktop e aplicações web ASP.NET, onde criaremos aplicações básicas com as quais demonstraremos algumas das formas mais utilizadas de publicação dos nossos projetos.

Após algum tempo de trabalho nos nossos projetos, temos a necessidade de disponibilizá-los para nossos clientes, onde estes serão os usuários que avaliarão o nosso trabalho, solicitarão novos itens, melhorias, etc.

Mas para que isso seja possível, precisamos obter formas de disponibilizarmos nossos aplicativos, os quais podem ser de diversas maneiras, dentre elas, os deploys web e criação de instaladores.

Para deploys via web, temos nossas aplicações desenvolvidas em ambiente local e precisamos de uma maneira de enviar para um servidor que será responsável pela liberação do projeto na rede através de um endereço de site.

Com base nas grandes inovações presentes na área de tecnologia, vêm surgindo várias formas de transportarmos nossas aplicações para a web, dentre elas, a utilização do conceito de aplicações nas nuvens.

Neste artigo iremos investigar como podemos implementar nossas aplicações web ASP.NET no Visual Studio, fazendo o deploy com a utilização do FTP para enviarmos nossos códigos para um repositório web, sendo este público ou privado.

Além dele, estaremos realizando este processo também através do Windows Azure e deploy da aplicação em ambiente local com o uso do IIS. Por fim, criaremos duas aplicações desktop simples para demonstrarmos como será a criação de arquivos de instalação para nossas aplicações com e sem base de dados incluída.

Como bem sabemos, o Microsoft Azure é uma plataforma pública para aplicativos criada pela Microsoft que é apresentada como um serviço, onde nos são oferecidas formas de implantação mais rápidas de diversos tipos de aplicações web, mobile, máquinas virtuais, dentre outros.

Caso venhamos a utilizar o WebMatrix, poderemos escolher a partir de uma galeria vários modelos pré-construídos para utilizarmos, ou mesmo construirmos nossas aplicações e em seguida publicá-las através do Azure, o que será o nosso foco neste momento.

Criando uma conta Windows Azure

Criaremos inicialmente uma aplicação web ASP.NET fazendo uso dos recursos de MVC de forma simples e prática, onde criaremos um novo projeto neste momento utilizando o template ASP.NET MVC5, o qual instalaremos a partir da web, pois nosso objetivo será a apresentação de formas de deploy da aplicação.

Para isso, estaremos utilizando o Visual Studio 2013 e o Windows Azure. Para darmos sequência, criaremos um novo projeto ASP.NET, como apresentado de acordo com a Figura 1, o qual receberá o nome de ASPNET_Deploy (aqui foi utilizado um template customizado, mas você pode utilizar o template padrão de aplicações ASP.NET MVC).

Figura 1. Criação da aplicação ASP.NET.

Após aguardarmos a criação do projeto, poderemos observar a nossa aplicação devidamente criada, como apresentada pela Figura 2. Dessa forma, já possuímos uma estrutura completa, criada de maneira simples para os testes que iremos realizar neste momento. Ao executarmos nossa aplicação, veremos a página inicial e todos os recursos que nos são oferecidos por padrão.



abrir imagem em nova janela

Figura 2. Página inicial do projeto.

Perceba nesta figura que a nossa aplicação foi executada localmente e não houve nada de especial até este momento. O que faremos em seguida será a criação de uma conta Windows Azure para que possamos disponibilizar a nossa aplicação recém-criada na web.

Para isso, acessaremos o site da tecnologia (vide seção Links) e criaremos nossa conta gratuita que terá validade de 30 dias, mas caso você tenha uma conta da MSDN, poderão fazer um registro por um ano.

Ao acessarmos a página de usuário, podemos continuar o registro como sendo um desenvolvedor cadastrado no BizSpark (o que nos dá acesso a vários conteúdos do MSDN), ou de forma gratuita. Para nosso propósito inicial, continuaremos com a conta gratuita, como apresentado pela Figura 3.

Após a escolha da conta, serão apresentadas algumas informações para confirmação da mesma, a qual você deverá confirmar com seus dados e em seguida clicar em “Inscrever-se”.


Figura 3. Seleção do plano a ser contratado.

Ao termos todas as configurações necessárias preenchidas, a nossa área principal de acesso é criada, apresentando as informações de consumo e período da assinatura que foi contratada, como apresentado pela Figura 4.


abrir imagem em nova janela

Figura 4. Página inicial do Windows Azure.

O Windows Azure possui uma interface web chamada de “Portal”, a qual nos permite, como administradores, acessar e administrar boa parte dos recursos existentes no Windows Azure. Agora com tudo definido, vamos clicar em “Portal” para que possamos visualizar a área de gerenciamento de nossas aplicações, e em seguida clicaremos em “novo” para que tenhamos todas as opções disponíveis para a criação do tipo de projeto que desejarmos.

No nosso caso, a opção que iremos escolher é a de “Site”, como apresentado pela Figura 5. Logo em seguida, será apresentada uma nova coluna na qual selecionaremos a opção “Criação rápida”, onde iremos passar as informações solicitadas, sendo estas a URL (a qual definimos como aplicacaotestedevmedia) e a região (podemos deixar a padrão) e por último, clicamos em criar site, como apresentado pela Figura 6.

Figura 5. Área de gerenciamento do Windows Azure.



abrir imagem em nova janela

Figura 6. Passagem das informações para criação de um site.

Após a criação de nosso repositório, vamos começar a publicação da nossa aplicação, a qual foi criada anteriormente. Para isso, clicaremos no nome do site que acabamos de criar. Neste momento, você irá visualizar algumas opções das quais podemos fazer uso posteriormente, mas no momento clicaremos apenas na opção de “Baixar perfil de publicação” ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo