Por que eu devo ler este artigo:Gerenciar projetos é algo amplamente estudado e difundido no mundo da Engenharia de Software. Contudo, quando um produto é desenvolvido por times distribuídos em vários países, tal tarefa traz questões e desafios pouco tratados.

Esse artigo tem o objetivo discutir e trazer soluções para os vários problemas em se desenvolver softwares em times localizados em diferentes países.

Imagine o cenário de desenvolvimento de um produto que será feito por vários times, em vários países. Pense agora, como tratar questões de barreiras culturais, fuso-horário, dentre outras questões que surgem nesse tipo de cenário. Esse artigo traz os desafios e algumas soluções para esse tópico.

Gerenciamento de projetos bem como coordenação de times são disciplinas bastante conhecidas no mundo do desenvolvimento de software. Existem cursos sobre esses tópicos, inclusive MBAs em gerência de projetos são amplamente oferecidos.

Um assunto pouco abordado, entretanto, é o gerenciamento de projetos e coordenação de times em equipes que trabalham em países diferentes. Os princípios e atividades são os mesmos.

Por exemplo, ainda necessita-se de um cronograma, estimativas de tarefas, distribuição e coordenação das mesmas.

Contudo, existem aspectos pouco abordados que são decisivos para alcançar sucesso no desenvolvimento dos produtos. Alguns desses aspectos são discutidos neste artigo.

Imagine o desafio de trabalhar com pessoas que falam outra língua e têm uma cultura bastante distinta da sua. Aliado a isso, considere fuso-horários distintos e o fato de que reuniões presenciais são praticamente inexistentes, já que viagens internacionais a trabalho são bastante custosas.

Note que, apesar de todo o embasamento teórico e prático em gerência de projetos, pouco se pode usar dos conceitos dessa disciplina para lidar com as questões levantadas aqui. Alguns outros desafios são mostrados a seguir:

· Como fazer sugestões e críticas aos seus colegas sem causar estresse?

· Como ter mais intimidade com seus colegas estrangeiros para que o trabalho flua de uma forma mais natural, como acontece naturalmente com seus companheiros brasileiros?

· Como explicar e tratar questões trabalhistas como férias e feriados?

Esse artigo, portanto, tem a intenção de tratar de tópicos que auxiliam na tarefa de lidar com times estrangeiros de maneira a estreitar as relações, aumentando as chances de sucesso no projeto.

Ao longo do artigo, o leitor perceberá que o foco principal é a melhora de relacionamento e comunicação, algo que muitas vezes é trivial quando tratado entre pessoas de mesma nacionalidade, mas pode ser algo bastante complicado quando times de culturas distintas necessitam trabalhar juntos.

Reuniões diárias

Quando se trabalha com equipes de diversos países, devido a diferenças culturais muito grandes, é comum que a interação entre as equipes fique superficial, ou seja, não se discutem muitos dos problemas ou necessidades do projeto, pois as pessoas não sabem como lidar uma com as outras.

Portanto, Reuniões Diárias, fazem-se muito úteis para resolver esse tipo de problema. A princípio, elas parecem desnecessárias, mas com o passar do tempo seu real valor é reconhecido pelo time.

Obrigando todos a se reunirem diariamente, as pessoas começam a conversar e com o tempo, a conversa flui de uma maneira bem mais natural.

Sem essas reuniões, muitas vezes os times em diferentes localidades trabalham isoladamente, sem se ajudarem, pois como não tem intimidade suficiente com seus companheiros estrangeiros e, por não saberem a melhor forma de abordá-los, não pedem ajuda.

Como consequência, um problema que o time necessita, por exemplo, de dois ou três dias para resolver sem ajuda de pessoas que já passaram por ele, ou seja, companheiros de outras equipes, poderia ser solucionado em apenas uma hora caso houvesse uma conversa.

Note que essa questão é válida, tanto para times brasileiros quanto estrangeiros, ou seja, ambos necessitarão de ajuda e algum ponto do projeto.

Outro grande ganho das reuniões diárias é a facilitação do entendimento do sotaque de pessoas de outros times. É muito comum a dificuldade do entendimento do inglês (ou qualquer outra língua) de pessoas de regiões que não estamos acostumados.

Reunindo-se com essas pessoas diariamente, faz-se com que todos conversem, pelo menos uma vez por dia, e se acostumem uns com os outros.

A dificuldade de entendimento da maneira de se expressar (expressões, jargões, gírias, entre outros) é outro grande problema entre equipes de ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo