Desenvolvimento em Swift: Usando recursos de mapas em iOS
Esse artigo mostra como criar um aplicativo de guia de ponto turísticos em iOS que faz uso dos recursos de mapa e GPS utilizando a linguagem Swift.
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Por que eu devo ler este artigo:Neste artigo desenvolveremos um aplicativo que faz uso dos recursos de mapas e pontos de interesse baseado em coordenadas GPS. Para isso, utilizaremos alguns recursos da linguagem necessários para aprofundamento nas especificidades da plataforma de desenvolvimento, bem como a integração entre Swift e o Objective-C. Por se tratar de uma linguagem nova, analisaremos ela com mais cuidado de forma a transmitir as principais novidades que ela traz para os desenvolvedores.
Após sua saída compulsória da Apple, Steve Jobs fundou em
1985 a NeXT, que desenvolveu e fabricou computadores visando o mercado
acadêmico e comercial. A produção e venda dos equipamentos foi relativamente
limitada, mas o sistema operacional dos computadores NeXT, – o NeXTstep – era
completamente inovador, tanto em termos gráficos, quanto em sua arquitetura
interna, casando com o design externo arrojado do computador.
Embutido, o ambiente de desenvolvimento OpenStep orientado a
objetos foi a base para muitas tecnologias que ainda estariam por vir.
Naturalmente, a companhia abandonou o mercado de hardware para focar suas
energias na implementação do OpenStep, e tecnologias de software, como o
WebObjects, um dos primeiros frameworks de aplicações web. Em 1996, a Apple
adquiriu a NeXT e como parte do acordo, Steve Jobs retornou à Apple, cuja companhia
ele fundou em 1976, e pretendia combinar o software produzido pela NeXT com a
plataforma de hardware da Apple.
Com isso, foi formada a Foundation Kit, uma framework
Objective-C na especificação OpenStep, a qual usa o prefixo NS (NeXTstep) em
toda arquitetura interna (em nomes de classes, bibliotecas, tipos, etc.) deste
ambiente de desenvolvimento, o qual deu origem à linguagem de programação
Objective-C, o predecessor do Swift, que também herdou a mesma arquitetura.
O Swift foi projetado por Chris Lattner, que contou com apoio
dos demais desenvolvedores da Apple, para desenvolver uma linguagem de programação
baseada nos melhores conceitos de linguagens como Objective-C e C, porém também
adotando abordagens de linguagens como Rust, Haskell, Ruby, Python, C#, CLU,
entre muitas outras.
Assim, temos um ambiente de desenvolvimento composto de múltiplos
paradigmas, projetado para trabalhar com os frameworks Cocoa e CocoaTouch e a
vasta imensidão de códigos Objective-C dos produtos da Apple. Utilizando o
Xcode 6 e seu compilador LLVM, podemos usar códigos Objective-C, C++ e Swift em
um único programa, que pode ser projetado tanto para iOS quanto para o OSX.
A linguagem não possui garbage collector e seu gerenciamento
de memória é feito em tempo de compilação (ARC). Ela não trabalha com
ponteiros. As classes em Swift são definidas em arquivos com extensão .swift e,
opcionalmente, possuem uma interface gráfica ".xib". A classe
principal em um aplicativo escrito em Swift é a AppDelegate, a qual possuirá um
atributo @UIApplicationMain
previamente à declaração da classe, similar às Annotations do Java. Esta classe
é responsável por todo o ciclo de vida do aplicativo bem como por prover a
janela (objeto Window) aonde os objetos serão renderizados.
Particularidades de destaque
Swift possui uma sintaxe muito similar a C e Objective-C no
que diz respeito ao controle de fluxo, formato de declarações, chamadas,
operadores e etc. Por outro lado, ela também possui suas particularidades como,
por exemplo, a linguagem não exige que uma linha termine com “;” apesar de
poder ser utilizado caso desejado. O uso do “;” pode separar duas ou mais
declarações em uma mesma linha.
Os objetos em Swift, assim como em demais linguagens de
programação, são instâncias de classes declaradas. Quando um objeto ainda não
está instanciado, ele é nulo (nil,
no caso do Swift). Objetos estáticos são instanciados com o comando let, enquanto objetos variáveis são
instanciados com o comando var. Ao
instanciar uma classe usando o construtor padrão, usamos (), ou um valor
default. Na Listagem 1 encontram-se
as formas mais comuns de criação de objetos e inicialização de variáveis.
Listagem 1. Usos comuns de declaração de
variáveis e objetos.
var annotation:POIAnnotation = POIAnnotation()
var nome:String = “”
let nomeFixo:String = “Ola Sr.”
var arr:Array = []
var arr2:Array = ["item1", "item2", "item3"]
var dic1:Dictionary = [”chave” : ”valor"]
var dic2:Dictionary = Dictionary<String, String>()
As variáveis e propriedades de classes podem ter seu escopo
definido como private, public e internal. Quando uma variável é pública, ela pode ser acessada por
qualquer método de outras classes no mesmo projeto, ao contrário do private, que limita sua acessibilidade
somente à classe de sua definição. Já internal
limita seu uso a todos os lugares onde há um “target” definido.
Uma novidade que a linguagem nos traz são as variáveis
opcionais. Segundo a Apple, cerca de 70% dos erros mais comuns em
desenvolvimento de software são causados por null pointer. Para evitar erros
desse tipo, ela oferece no Swift as variáveis opcionais, que quando declaradas
como tal, podem armazenar valores nulos (nil). Variáveis opcionais são
declaradas usando o símbolo “?” conforme o código a seguir:
private var opcionalStr:[String]? = nil
Quando trabalhamos com variáveis opcionais, devemos abri-las
para checar seu conteúdo. Quando sabemos que a mesma possui um valor, usamos o símbolo
“!” para acessá-la, caso contrário, devemos utilizar o caractere “?” para
validar se é nula (nil) e continuar sua execução com conteúdo variável. Na Listagem 2 é apresentado como o acesso
é feito.
Listagem 2. Usando variáveis opcionais.
self.opcionalStr = ["item 1", "item 2"]
println(self.opcionalStr!.count)
// Ou
println(self.opcionalStr?.count)
As propriedades podem possuir níveis de acesso (leitura e
escrita) que declaramos de forma muito similar como fazemos com os getters e setters em C#, ou seja, em blocos
(closures) de definição os métodos get e set para cada propriedade, na qual
podemos manipular como os atributos são setados ou retornados. Observe o
exemplo da Listagem 3.
Listagem 3. Getters e Setters.
public var somenteLeitura:String {
get {
return "valor"
}
}
public var leituraEscrita:String {
get {
return "valor"
}
set (valor) {
// Implementação...
}
}
Podemos indicar também a forma de relacionamento da variável
com o objeto instanciado através dos identificadores weak/unowed/strong, conforme o trecho de código a seguir:
private strong var calcOp:CalcOperation = CalcOperation()
@IBOutlet weak var resultLabel: UILabel
Por padrão, o Swift trabalha com Strong caso não seja
explicitamente especificado.
Em Swift, temos particularidades também no que diz respeito à
declaração, chamadas e retornos de métodos. Iremos demonstrar na Listagem 4 como declarar e chamar um
método de uma classe. Repare que nomeamos os argumentos do método e separamos o
tipo do mesmo com dois pontos “:” e declaramos seu retorno como Int através do operador “->”.
É importante lembrar que ao chamar métodos em Swift, para o
primeiro método (ou quando é único) não é necessário informar seu nome, mas é
...
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos dois tipos de planos: o plano recorrente e o plano anual. No plano recorrente, a cobrança é lançada mensalmente no cartão de crédito, necessitando apenas do limite para uma parcela. No plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX ou no Boleto parcelado (sujeito à analise de crédito)
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias, tanto no plano anual quanto no plano recorrente. Após esse período, se você estiver no plano recorrente e optar por cancelar antes de completar 12 meses, há uma taxa de 10% sobre o valor total. No plano anual, não há multas adicionais, mas o valor pago não é reembolsável.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
A renovação é automática?
Sim, nosso plano anual renova automaticamente após 12 meses, proporcionando conveniência e continuidade no seu aprendizado. Na renovação automática não é debitado do seu cartão as 12 parcelas. Para facilitar e não prejudicar o seu limite, a renovação é feita no modelo recorrente, cobrando uma mensalidade a cada mês.
Além disso, a renovação não tem fidelidade, oferecendo total flexibilidade. Você também tem a liberdade de desativar a renovação automática a qualquer momento, garantindo controle absoluto sobre sua assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.