Design Patterns: Abstract Factory, Observer e Iterator
Este artigo discute o uso de padrões de projeto (design patterns) em soluções de software, apresentando para isto cenários possíveis de utilização dos patterns Abstract Factory, Iterator e Observer.
ArtigosDelphiDesign Patterns: Abstract Factory, Observer e Iterator
De que se trata o artigo
Este artigo discute o uso de padrões de
projeto (design patterns) em soluções de software, apresentando para isto
cenários possíveis de utilização dos patterns Abstract Factory, Iterator e
Observer.
Em que situação o tema é útil
Design patterns são técnicas pré-definidas
e empregadas na resolução de problemas em atividades que envolvam a construção
de softwares. O pattern AbstractFactory representa uma alternativa bastante
útil para a geração de instâncias de diversos tipos de objetos que estejam
relacionados de alguma forma. Já Iterator permite a navegação sequencial ao
longo de coleções de objetos, ao passo que o padrão Observer torna possível que
objetos relacionados a uma determinada estrutura sejam notificados quando de
mudanças de estado ocorridas nesta última.
Design
Patterns - Utilizando os padrões Abstract Factory, Observer e Iterator
Ao longo
de diversos projetos de software será bastante comum que os desenvolvedores se
deparem com a repetição de determinadas situações. Em situações como esta pode
ser possível que já existam soluções para certos tipos de necessidades: ao
conjunto de recomendações que representam uma alternativa para a resolução um
problema específico dá-se o nome de padrão de projeto/design pattern. Padrões
são o resultado direto de experiências bem sucedidas durante a elaboração de
sistemas, sendo que sua aplicação incentiva não apenas o uso de boas práticas,
como também pode conduzir a uma melhor organização estrutural dos softwares que
se baseiam nos mesmos.
Em edições anteriores foi dado início a uma discussão sobre o
uso de design patterns no desenvolvimento de software, levando em conta ainda
para isto de conceitos de orientação a objetos. Este artigo tem por meta dar
prosseguimento a esta abordagem, apresentando desta vez características e
cenários envolvendo os padrões Abstract Factory, Iterator e Observer. Além
disso, serão construídas três aplicações de exemplo, sendo que cada uma destas
visa demonstrar como se utilizar estes patterns.
Design patterns (termo conhecido também em português como “padrões
de projetos”) são práticas voltadas à resolução de problemas específicos e que
podem, por sua vez, acontecer com alguma regularidade em atividades
relacionadas à codificação de sistemas. A adoção de padrões representa, em
termos gerais, uma forma de reuso de soluções de software cuja validade já foi testada
e comprovada ao longo de diversos projetos. A partir da utilização de patterns
busca-se a obtenção de aplicações melhor estruturadas, assim como mais
flexíveis diante de mudanças que serão comuns ao longo do ciclo de vida de um
software.
Por estar focado normalmente na solução de uma questão pontual,
um padrão de projeto não está necessariamente ligado ao uso de uma tecnologia
específica. É bastante comum que um mesmo design pattern possa ser empregado
sem maiores dificuldades nas mais diferentes plataformas de desenvolvimento
(Delphi, C#, VB.NET, Java, C++, etc.).
Os primeiros esforços na definição de padrões dentro da área de
programação aconteceram ainda na década de 1990, tendo resultado na publicação
de 23 patterns conhecidos como GoF. Desde então, diversos outros padrões viriam
a ser catalogados, oferecendo assim um amplo leque de soluções aos
desenvolvedores de software.
Nota do DevMan
GoF é a sigla em inglês
para “Gang of Four”, sendo um apelido dado ao trabalho conjunto de 4 autores
(Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson e John Vlissides), os quais
documentaram 23 padrões no famoso livro “Design Patterns: Elements of Reusable
Object-Oriented Software”. Tais patterns foram especificados na época
tomando-se como base exemplos elaborados em C++ e Smalltalk; no entanto, a
ampla abrangência destes padrões possibilitou que os mesmos sejam utilizados
ainda hoje, auxiliando desenvolvedores Delphi, .NET e Java na resolução de uma
série de situações recorrentes no cotidiano.
Considerando o tipo de problema a que se propõem resolver, os
patterns GoF podem ser divididos em:
•
Padrões de criação: disponibilizam técnicas para
a geração de novas instâncias de objetos;
•
Padrões estruturais: definem formas para se
trabalhar com a composição de objetos;
•
Padrões comportamentais: estabelecem regras para
a interação entre classes ou, ainda, definem como serão as responsabilidades
das mesmas.
Convém destacar ainda o fato de que muitos patterns costumam ser
representados graficamente através da noção UML, sobretudo através de diagrama
de classes que demonstram os diversos elementos que definem um padrão.
Nota do DevMan
UML (sigla em inglês para
"Unified Modeling Language") é uma linguagem voltada à modelagem de
componentes de software e que se baseia em conceitos de orientação a objetos.
Trata-se de uma notação que disponibiliza uma série de diagramas, sendo o de
classes um dos mais conhecidos (com este último sendo utilizado para a
demonstração dos diversos patterns descritos neste artigo).
Criando famílias de objetos com o padrão Abstract
Factory
Através do padrão de criação Abstract Factory (Figura 1) é definido o uso de uma
interface (ou classe abstrata) que contém a estrutura para a geração de
famílias de objetos relacionados (ou mesmo dependentes entre si), sem que contudo
se especifiquem as classes concretas das referências que serão criadas.
Diante disso, o consumidor de uma Abstract Factory não precisará
possuir a noção de todas as classes concretas que implementam a mesma ou,
mesmo, dos tipos que correspondem aos produtos devolvidos pelas operações de
tal Factory.
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos dois tipos de planos: o plano recorrente e o plano anual. No plano recorrente, a cobrança é lançada mensalmente no cartão de crédito, necessitando apenas do limite para uma parcela. No plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX ou no Boleto parcelado (sujeito à analise de crédito)
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias, tanto no plano anual quanto no plano recorrente. Após esse período, se você estiver no plano recorrente e optar por cancelar antes de completar 12 meses, há uma taxa de 10% sobre o valor total. No plano anual, não há multas adicionais, mas o valor pago não é reembolsável.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
A renovação é automática?
Sim, nosso plano anual renova automaticamente após 12 meses, proporcionando conveniência e continuidade no seu aprendizado. Na renovação automática não é debitado do seu cartão as 12 parcelas. Para facilitar e não prejudicar o seu limite, a renovação é feita no modelo recorrente, cobrando uma mensalidade a cada mês.
Além disso, a renovação não tem fidelidade, oferecendo total flexibilidade. Você também tem a liberdade de desativar a renovação automática a qualquer momento, garantindo controle absoluto sobre sua assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.