Design Patterns: Entendendo os padrões Chain of Responsibility, Command, Iterator, Mediator e Memento
Este artigo abordará os padrões de projeto comportamentais: Chain of Responsibility, Command, Iterator, Mediator e Memento. Estes padrões ajudam a tornar sistemas de software mais fáceis de serem mantidos e evoluídos.
ArtigosDelphiDesign Patterns: Entendendo os padrões Chain of Responsibility, Command, Iterator, Mediator e Memento
Padrões de projeto comportamentais são extremamente úteis para criar
softwares mais fáceis de serem mantidos, evoluídos, promovendo reutilização de
código, uso de boas práticas de programação orientada a objetos, redução de
custos com manutenção, já que permitem que alterações em um determinado sistema
de software não quebrem outras funcionalidades, reduzindo a dependência entre
classes, através do uso exaustivo de abstrações. Dessa forma, são úteis para
serem aplicados em projetos de média e larga escala.
Este
artigo abordará os padrões de projeto comportamentais: Chain of Responsibility,
Command, Iterator, Mediator e Memento. Estes padrões ajudam a tornar sistemas
de software mais fáceis de serem mantidos e evoluídos. Se uma aplicação precisa
ser modificada em um determinado momento, seja para manutenção corretiva ou
evolutiva para atender novas funcionalidades, este processo precisa ser feito
de forma disciplinada, correta, usando padrões, já que o custo da manutenção
representa um porcentual elevado comparado ao custo total do sistema. Com isso,
o uso de padrões de projeto, ou Design Patterns, torna um software mais fácil
de ser mantido em longo prazo, reduzindo custos ou otimizando o retorno do
investimento, apesar de exigir um maior esforço em um primeiro momento, durante
o design do projeto a ser realizado.
Este artigo apresenta os padrões de
projeto das classes comportamentais e implementações de exemplos práticos reais
em Delphi.
Serão tratados os padrões GoF, destinados a resolver problemas com
operações, comunicação e o relacionamento (no sentido de chamar métodos e
passar dados) entre objetos complexos, que comprometem a reutilização de
módulos do sistema e aumentam o acoplamento.
No final do artigo, apresento
ainda mais um padrão estrutural, o Proxy, de forma a complementar os padrões
vistos na edição anterior (Adapter, Bridge, Composite, Decorator e Facade).
Chain of Responsibility
A intenção deste
padrão é evitar o acoplamento do remetente de uma solicitação ao seu receptor,
ao dar a mais de um objeto a oportunidade de tratar essa solicitação. Encadear
os objetos receptores, passando a solicitação ao longo da cadeia até que um
objeto a trate.
Nesse padrão cada objeto receptor possui uma lógica descrevendo
os tipos de solicitação que é capaz de processar e como passar adiante aquelas
que requeiram processamento por outros receptores. A delegação das solicitações
pode formar uma árvore de recursão, com um mecanismo especial para inserção de
novos receptores no final da cadeia existente.
Dessa forma, fornece um
acoplamento mais fraco por evitar a associação explícita do remetente de uma
solicitação ao seu receptor e dar a mais de um objeto a oportunidade de tratar
a solicitação.
Um exemplo da aplicação desse padrão é o mecanismo de herança
nas linguagens orientadas a objeto: um método chamado em um objeto é buscado na
classe que implementa o objeto e, se não encontrado, na superclasse dessa
classe, de maneira recursiva.
Como benefício do uso do padrão, ele permite determinar quem será o objeto que irá tratar
a requisição durante a execução. Cada objeto pode tratar ou passar a mensagem
para o próximo na cadeia. Dessa forma, o acoplamento é reduzido, dando ainda
flexibilidade adicional na atribuição de responsabilidades a objetos.
Participantes:
·
Handler – define uma interface para tratar solicitações;
·
ConcreteHandler- trata de solicitações pelas quais é
responsável; pode acessar seu sucessor;
·
Cliente – inicia a solicitação para um objeto ConcreteHandler da cadeia;
Vamos a um exemplo prático no Delphi. A Listagem1 mostra
um framework de classes que representa as classes participantes do padrão.
É um
pequeno sistema de autenticação de usuários, sendo que temos três classes que
realizam esse processo de autenticação: Formulário, Server e BancoDados. De
fato, em um sistema real, normalmente realizamos a operação de autenticação em
várias camadas do nosso sistema.
Primeiramente, no formulário de login, onde
fazemos uma verificação (validação) básica, por exemplo, se o usuário não
deixou os campos necessários para a autenticação em branco, ou se os formatos
correspondem a uma máscara ou expressão regular (que pode ser um JavaScript em
uma aplicação Web por exemplo), enfim, uma validação simples.
No servidor de
aplicação, podemos ter uma validação a nível de código Delphi, mais complexa,
que possa validar por exemplo várias tentativas de login vindas de um mesmo
cliente. Ou ainda, processar validações mais complexas.
E finalmente, a checagem
final que é feita no banco de dados, autenticando o usuário de acordo com a
existência ou não das credenciais em uma determinada tabela. Note que cada camada
da solução se encarrega de fazer um tratamento para as informações de usuário e
senha, feito isso, repassa (ou não) esse tratamento para um sucessor na cadeia
de responsabilidade, até que seja totalmente tratada ou que a cadeia seja
finalizada (não exista mais um sucessor).
No exemplo, estamos fazendo um
diferente tratamento em cada classe (para fins didáticos é um tratamento
simples), de forma que encadeamos as chamadas entre formulário, server e banco
de dados, criando uma cadeia.
O segredo do padrão fica por conta do
participante Handler (manipulador), que é uma abstração para um participante da
cadeia. Um objeto privado interno chamado _sucessor aponta para o objeto
seguinte na cadeia, sendo este configurado através do método setSucessor.
Então, o método Autenticar de cada Handler (formulário, server e banco de
dados) precisa, após fazer sua própria autenticação, decidir se passará o
processo para o membro seguinte na cadeia, testando o objeto _sucessor. Como
ele é abstrato e possui um método virtual abstrato que é implementado por todos
os membros (handlers), o polimorfismo se encarrega de chamar o método concreto
adequado em tempo de execução.
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos dois tipos de planos: o plano recorrente e o plano anual. No plano recorrente, a cobrança é lançada mensalmente no cartão de crédito, necessitando apenas do limite para uma parcela. No plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX ou no Boleto parcelado (sujeito à analise de crédito)
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias, tanto no plano anual quanto no plano recorrente. Após esse período, se você estiver no plano recorrente e optar por cancelar antes de completar 12 meses, há uma taxa de 10% sobre o valor total. No plano anual, não há multas adicionais, mas o valor pago não é reembolsável.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
A renovação é automática?
Sim, nosso plano anual renova automaticamente após 12 meses, proporcionando conveniência e continuidade no seu aprendizado. Na renovação automática não é debitado do seu cartão as 12 parcelas. Para facilitar e não prejudicar o seu limite, a renovação é feita no modelo recorrente, cobrando uma mensalidade a cada mês.
Além disso, a renovação não tem fidelidade, oferecendo total flexibilidade. Você também tem a liberdade de desativar a renovação automática a qualquer momento, garantindo controle absoluto sobre sua assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.