Demais posts desta série:
Artigo do tipo Exemplos Práticos
Recursos especiais neste artigo:
Artigo no estilo Curso Online.

Desvendando a SQL – Parte 2
Existe uma grande necessidade em bancos de dados relacionais de efetuar junções entre tabelas, seja para recuperar informações que estão “espalhadas” devido à normalização de dados, ou para sumarizar informações para posterior geração de relatórios, mas o fato é que a junção entre tabelas é necessária e poderíamos dizer até mesmo fundamental.

No entanto, este assunto causa um certo desconforto na maioria dos desenvolvedores de aplicativos que acessam bancos de dados relacionais.

O perfeito entendimento da sintaxe e semântica da cláusula JOIN em instruções SQL é fundamental para que se obtenha o melhor desempenho possível ao recuperar dados de um bando de dados relacional.

Particularmente nesta segunda e última parte deste artigo, serão abordadas as junções entre tabelas do tipo cross join, que resulta em um produto cartesiano, e também as junções do tipo self join, onde é feita a junção de uma tabela com ela mesma. Ao final apresento um pequeno estudo de caso onde utilizamos a junção entre tabelas para resolver um problema cotidiano.

A correta utilização desta técnica, além de facilitar muito a leitura e interpretação da semântica da consulta sendo executada, em vários casos pode oferecer um ganho de performance dependendo do grau de maturidade e inteligência do sistema de gerenciamento de banco de dados relacional que se executa a consulta.

Em que situação o tema é útil
Em muitos momentos é necessário efetuar junções entre tabelas para buscar dados relativos a determinada informação. Em bancos de dados relacionais, a utilização da metodologia de normalização de dados é uma prática comum, amplamente difundida e muito correta porém, devido à normalização de dados, em muitos momentos é necessário efetuar junções entre tabelas para que se possa reconstruir uma informação completa. É neste tipo de situação que a correta utilização da junção entre tabelas na SQL se mostra bastante útil.

No primeiro artigo desta série apresentamos questões importantes com relação à utilização da cláusula WHERE para efetuar junções entre tabelas (muitas vezes necessárias por conta do uso de práticas de normalização na definição da base de dado (ler Box 1)). Sem dúvida nenhuma é a maneira mais utilizada entre os desenvolvedores de aplicações.

A grande maioria dos sistemas de gerenciamento de bancos de dados relacionais já adquiriram “inteligência” suficiente para interpretar este tipo de implementação e “converter” implicitamente em junções para poder elaborar os planos de execução de maneira a obter o melhor desempenho possível.

Mas infelizmente não podemos garantir que cem por cento dos sistemas de gerenciamento de bancos de dados relacionais possuem esta “inteligência”, o que pode ocasionar em consultas com desempenho muito aquém do desejado.

A utilização da cláusula JOIN resolve completamente este problema, pois ela foi criada exatamente para a finalidade de efetuar junções.

Outro fator que também se apresenta como muito importante para que utilizemos a cláusula JOIN é a facilidade de visualização do código da consulta. Entenda esta facilidade no tocante a manutenção, pois é muito mais fácil analisar uma consulta com cada componente no seu devido lugar (junções na cláusula JOIN e predicados na cláusula WHERE) do que uma consulta onde tudo está na cláusula WHERE e será necessário uma análise mais detalhada para “separar o joio do trigo”.

E vamos combinar: a utilização da cláusula JOIN deixa a consulta muito mais elegante.

As junçõs apresentadas no primeiro artigo foram:

· Inner join:

o Equi-join e Non Equi-join;

o Natural join;

· Outer join:

o Left outer joins;

o Right outer join;

o Full outer join.

Porém, esta não são as únicas maneiras de efetuar junções entre tabelas. Há também:

· Cross Joins: (ou junções cruzadas) são junções onde a condição de junção é omitida, ou seja, cada linha de uma tabela é combinada com cada linha de uma outra tabela. O resultado deste tipo de junção é conhedico como produto cartesiano;

· Self Joins: (ou auto-junção) são junções de uma tabela com ela mesma.

E para tornar esta artigo mais completo, abordarei também os algorítmos de junção:

· Nested Loop Join (ou junção de loop aninhado): é um algoritmo que une dois conjuntos usando dois loops aninhados;

· Block Nested Loop (ou loop de bloco aninhado): é uma variação do algoritmo nested loop;

· Sort-Merge Join: (ou junção do tipo fusão): a ideia principal deste algoritmo é primeiro classificar as relações pelo atributo de junção e, desta forma, as varreduras lineares intercaladas encontrarão os registros ao mesmo tempo;

· Hash Join (ou junção hash): este algoritmo necessita que haja um predicado de equi-join, ou seja, um predicado usado para comparar os valores de uma tabela com os valores da outra tabela usando o operador igual ‘=’.

Box 1. Normalização de Dados

Normalização de Dados é o processo de organização dos campos e tabelas de um banco de dados relacional para minimizar a redundância e dependência. Normalização normalmente envolve a divisão tabelas grandes em tabelas menores (e menos redundantes) e definindo as relações entre elas. O objetivo é isolar os dados de modo que as inserções, exclusões e alterações de campos possam ser feitas em apenas uma tabela e então propagadas através da base de dados utilizando os relacionamentos definidos.

Edgar F. Codd, o inventor do modelo relacional, introduziu o conceito de normalização que hoje conhecemos como a Primeira Forma Normal (1FN, ou 1NF – First Normal Form) em 1970. Codd então definiu a Segunda Forma Normal (2FN, ou 2NF – Second Normal Form) e a Terceira Forma Normal (3FN, ou 3NF – Third Normal Form) em 1971, e Codd e Raymond F. Boyce definiram a Forma Normal de Boyce-Codd (BCNF – Boyce-Codd Normal Form), em 1974.

Informalmente, uma tabela de banco de dados relacional é frequentemente descrita como "normalizada" se está na Terceira Forma Normal e a grande maioria das tabelas na 3FN são livres de anomalias tanto para inserção quanto para atualização ou exclusão.

A orientação padrão de projeto de banco de dados é que o Arquiteto de Dados deve criar um modelo totalmente normalizado. Uma eventual desnormalização seletiva pode, posteriormente, ser realizada por motivos de desempenho.

Um objetivo básico da Primeira Forma Normal, definida por Codd, em 1970, foi o de permitir que os dados sejam consultados e manipulados usando uma "sub-linguagem universal de dados", fundamentada na lógica de primeira ordem (SQL é um exemplo deste tipo de sub-linguagem universal de dados, ainda que Codd a considerava como falha).

Os objetivos da normalização além Primeira Forma Normal foram definidos por Codd da seguinte forma:

1) Para libertar a coleção de relacionamentos de indesejáveis dependências de inserções, atualizações e exclusões;

2) Para reduzir a necessidade de reestruturar a coleção de relacionamentos, por serem introduzidos novos tipos de dados e, assim, aumentar a vida útil dos programas aplicativos;

3) Para tornar o modelo relacional mais informativo para os usuários;

4) Para fazer a coleção de relacionamentos neutra com as estatísticas de consulta, onde estas estatísticas são suscetíveis de mudança à medida que o tempo passa.

Cross Join / Produto Cartesiano

Caso não seja especificada a condição de junção na união de duas tabelas, o SGBDR combina cada linha da primeira tabela com cada linha da segunda tabela. Este tipo de junção é chamada de cross join ou produto cartesiano, ambos os termos estão corretos. O número de linhas de uma cross join é o produto do número de linhas em cada tabela. A Listagem 1 apresenta um exemplo de uma cross join.

Listagem 1. Cross join entre as tabelas FUNCIONARIOS e DEPARTAMENTOS.


  01. SQL> SELECT F.NOME||' '||F.SOBRENOME FUNCIONARIO, D.NOME_DEPTO
  02.   2    FROM FUNCIONARIOS F
  03.   3    CROSS JOIN DEPARTAMENTOS D;
  04.  
  05. FUNCIONARIO                               NOME_DEPTO
  06. ----------------------------------------- -------------------------
  07. Ricardo Rezende                           Vendas
  08. Joao da Silva                             Vendas
  09. Leonardo Souza                            Vendas
  10. Rafaela Bastos                            Vendas
  11. Felipe Carvalho                           Vendas
  12. Olavo Santos                              Vendas
  13. Samantha Xavier                           Vendas
  14. Paulo Ferreira                            Vendas
  15. Manoel Vargas                             Vendas
  16. USjpT USjpT                               Vendas
  17. L L                                       Vendas
  18. yevi yevi                                 Vendas
  19. kGuOBF kGuOBF                             Vendas
  20. ...
  21. ...
  22. Ricardo Rezende                           Recursos Humanos
  23. Joao da Silva                             Recursos Humanos
  24. Leonardo Souza                            Recursos Humanos
  25. Rafaela Bastos                            Recursos Humanos
  26. Felipe Carvalho                           Recursos Humanos
  27. Olavo Santos                              Recursos Humanos
  28. Samantha Xavier                           Recursos Humanos
  29. Paulo Ferreira                            Recursos Humanos
  30. Manoel Vargas                             Recursos Humanos
  31. USjpT USjpT                               Recursos Humanos
  32. L L                                       Recursos Humanos
  33. yevi yevi                                 Recursos Humanos
  34. kGuOBF kGuOBF                             Recursos Humanos
  35. ...
  36. ...
  37. Ricardo Rezende                           Engenharia
  38. Joao da Silva                             Engenharia
  39. Leonardo Souza                            Engenharia
  40. Rafaela Bastos                            Engenharia
  41. Felipe Carvalho                           Engenharia
  42. Olavo Santos                              Engenharia
  43. Samantha Xavier                           Engenharia
  44. Paulo Ferreira                            Engenharia
  45. Manoel Vargas                             Engenharia
  46. USjpT USjpT                               Engenharia
  47. L L                                       Engenharia
  48. yevi yevi                                 Engenharia
  49. kGuOBF kGuOBF                             Engenharia
  50. ...
  51. ...
  52. Ricardo Rezende                           Tecnologia de Informacao
  53. Joao da Silva                             Tecnologia de Informacao
  54. Leonardo Souza                            Tecnologia de Informacao
  55. Rafaela Bastos                            Tecnologia de Informacao
  56. Felipe Carvalho                           Tecnologia de Informacao
  57. Olavo Santos                              Tecnologia de Informacao
  58. Samantha Xavier                           Tecnologia de Informacao
  59. Paulo Ferreira                            Tecnologia de Informacao
  60. Manoel Vargas                             Tecnologia de Informacao
  61. USjpT USjpT                               Tecnologia de Informacao
  62. L L                                       Tecnologia de Informacao
  63. yevi yevi                                 Tecnologia de Informacao
  64. kGuOBF kGuOBF                             Tecnologia de Informacao
  65. ...
  66. ...
  67. Ricardo Rezende                           Compras
  68. Joao da Silva                             Compras
  69. Leonardo Souza                            Compras
  70. Rafaela Bastos                            Compras
  71. Felipe Carvalho                           Compras
  72. Olavo Santos                              Compras
  73. Samantha Xavier                           Compras
  74. Paulo Ferreira                            Compras
  75. Manoel Vargas                             Compras
  76. USjpT USjpT                               Compras
  77. L L                                       Compras
  78. yevi yevi                                 Compras
  79. kGuOBF kGuOBF                             Compras
  80. ...
  81. ...
  82. Ricardo Rezende                           Estoque
  83. Joao da Silva                             Estoque
  84. Leonardo Souza                            Estoque
  85. Rafaela Bastos                            Estoque
  86. Felipe Carvalho                           Estoque
  87. Olavo Santos                              Estoque
  88. Samantha Xavier                           Estoque
  89. Paulo Ferreira                            Estoque
  90. Manoel Vargas                             Estoque
  91. USjpT USjpT                               Estoque
  92. L L                                       Estoque
  93. yevi yevi                                 Estoque
  94. kGuOBF kGuOBF                             Estoque
  95. ...
  96. ...
  97. Ricardo Rezende                           XAgXTHmlAwVnDyS
  98. Joao da Silva                             XAgXTHmlAwVnDyS
  99. Leonardo Souza                            XAgXTHmlAwVnDyS
  100.  Rafaela Bastos                          XAgXTHmlAwVnDyS
  101.  Felipe Carvalho                         XAgXTHmlAwVnDyS
  102.  Olavo Santos                            XAgXTHmlAwVnDyS
  103.  Samantha Xavier                         XAgXTHmlAwVnDyS
  104.  Paulo Ferreira                          XAgXTHmlAwVnDyS
  105.  Manoel Vargas                           XAgXTHmlAwVnDyS
  106.  USjpT USjpT                             XAgXTHmlAwVnDyS
  107.  L L                                     XAgXTHmlAwVnDyS
  108.  yevi yevi                               XAgXTHmlAwVnDyS
  109.  kGuOBF kGuOBF                           XAgXTHmlAwVnDyS
  110.  ...
  111.  ...
  112.  buusBIVQCauztX buusBIVQCauztX           HkMmQjyagGhWVzReRFdloD
  113.  IKfvhGpWW IKfvhGpWW                     HkMmQjyagGhWVzReRFdloD
  114.  eiOXs eiOXs                             HkMmQjyagGhWVzReRFdloD
  115.  Q Q                                     HkMmQjyagGhWVzReRFdloD
  116.  jbYJVRMVhUI jbYJVRMVhUI                 HkMmQjyagGhWVzReRFdloD
  117.  bFL bFL                                 HkMmQjyagGhWVzReRFdloD
  118.  AOu AOu                                 HkMmQjyagGhWVzReRFdloD
  119.  KwveCIxJpDWxMpsdF KwveCIxJpDWxMpsdF     HkMmQjyagGhWVzReRFdloD
  120.   
  121.  2144754 rows selected.
  122.   
  123.  Elapsed: 00:03:22.79 ... 

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo