Neste artigo vamos desvendar todos os recursos que são oferecidos através do framework Core Location para captar a localização do usuário e outras funcionalidades que vão agregar a experiência do usuário para sua aplicação.
Desvendando o Core Location do iOS Neste artigo vamos
desvendar todos os recursos que são oferecidos através do framework Core
Location para captar a localização do usuário e outras funcionalidades que vão
agregar a experiência do usuário para sua aplicação. Iremos abordar também como
avaliar a questão de desempenho e economia de bateria.
Este artigo destina-se a
usuários de nível intermediário, pois sugere que este já tenha prévio
conhecimento de funcionalidades básicas, criação de métodos e criação de
interfaces básicas. Este tutorial é feito usando o Xcode 4.4.1 e está baseado
na versão iOS 6.
Em que situação é útil O framework Core Location
é um dos principais frameworks para o iOS que nos oferece os recursos para obter
a localização geográfica do usuário e outras características de navegabilidade.
O desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis
avança rapidamente em termos de quantidade e complexidade. Se voltarmos no
tempo alguns poucos anos, lembraremos-nos de uma época em que tínhamos acesso a
celulares com recursos limitadíssimos onde o JavaME reinava absoluto. Os
aparelhos que suportam JavaME trabalham basicamente com dois tipos de arquivos,
os com extensão jad (Java Application Descriptor) e os de extensão jar (Java
Archive). O arquivo .jad é um arquivo de descrição do aplicativo e dentro dele
há algumas informações referentes ao fabricante, versão, link pra o .jar, entre
outras. Já o arquivo .jar é o aplicativo propriamente dito, todas as classes compiladas
estão lá dentro, bem como as imagens usadas nas aplicações. O arquivo .jad é
necessário apenas para fazer download do aplicativo direto pelo celular via
web.
Entretanto, este cenário mudou drasticamente e de forma muito
rápida. Inclusive, o que era incontestável antes (o JavaME) caiu praticamente
em desuso frente a novas plataformas como Android e iOS.
Criado pela Google em consórcio com mais de 40 empresas, o
Android é uma plataforma para desenvolvimento e execução de programas para
dispositivos móveis, robusta e de fácil utilização/aprendizagem. Esta
plataforma é vista hoje como uma ótima alternativa para o desenvolvimento de
aplicações. Aos programadores que conhecem outras linguagens de programação,
como Java ME, Windows Mobile, Widgets, entre outras, aprender a programar com
Android é uma tarefa simples, uma vez que esta tecnologia utiliza a linguagem
de programação Java, com algumas semelhanças ao Java ME, e para o
desenvolvimento da interface visual pode-se utilizar arquivos XML, o que simplifica
consideravelmente o processo de desenvolvimento.
Já para desenvolver para a plataforma iOS é necessário
dominar o Objective-C. Essa linguagem de programação foi criada no início dos
anos 80 com o intuito de unir as linguagem C e Smalltalk, associando assim
características simples que possibilitam uma programação orientada a objeto
sofisticada. A Objective-C, por possuir características advindas da junção de
outras linguagens, oferece algumas abordagens de elementos básicos da
programação similar às encontradas no mercado. Porém, há algumas questões que
devem ser esclarecidas para melhor compreensão do funcionamento da linguagem.
Na estrutura de arquivos da Objective-C uma classe possui uma arquitetura
diferente de algumas linguagens como, por exemplo, o Java. Ao invés de um
arquivo único contendo declarações e implementações, pode-se observar que tal
informação é dividida em dois arquivos, os headers e os implementations.
O que vemos no momento é o surgimento de smartphones cada vez
mais poderosos e acessíveis criando infinitas possibilidades para o
desenvolvimento de aplicações. O uso intensivo de sensores e informações de
posicionamento é o que mais tem chamado a atenção dos desenvolvedores
ultimamente. E não é a toa, uma vez que eles possibilitam o desenvolvimento de
aplicações ricas aprimorando a experiência de uso dos usuários.
Neste artigo iremos focar no uso de GPS na plataforma iOS
para possibilitar o desenvolvimento de aplicações inovadoras para dispositivos
Apple.
A utilização de GPS em aparelhos celulares não é algo
recente, desde sua primeira utilização, no início do ano 2000 até os dias de
hoje muita coisa evoluiu. Naquela época, apenas aplicativos instalados em
alguns aparelhos celulares com Location API e Java ME podiam utilizar tais recursos,
muitas vezes limitados e que comprometiam a autonomia dos aparelhos. A Location
API (JSR 179) é uma especificação genérica que permite aos desenvolvedores
construírem aplicações que utilizem dados de localização. Ela dispõe de
diversas classes que permitem obter dados como longitude, latitude, altura,
velocidade, entre outras informações.
O dispositivo móvel precisa prover pelo menos uma forma de
captura da localização. Existem basicamente três formas. Cada uma possui
diferentes características no que diz respeito à precisão da localização, custo
envolvido, consumo de bateria, tempo de resposta, entre outras. Cada uma dessas
características podem ser previamente configuradas para se adequar às
necessidades da aplicação como, por exemplo, definir que a captura da
localização não pode envolver custos.
A primeira forma é utilizando a rede da operadora de
telefonia. O dispositivo móvel pode usar essa rede para determinar uma posição
aproximada a partir da célula onde ele se encontra. Quanto maior a célula, menor
a precisão da posição.
Alguns dispositivos móveis já possuem um receptor GPS
(Sistema de Posicionamento Global) integrado, permitindo obter a localização de
forma mais precisa (com margem de erro de 4 a 40 metros) e sem custos por parte
da operadora. A desvantagem nesse caso é o custo que o receptor GPS agrega ao
dispositivo, além do maior consumo de bateria.
Existem ainda alguns receptores GPS avulsos, que funcionam a
bateria e capturam periodicamente a localização, enviando-a via Bluetooth para
um computador ou celular.
Hoje, é possível utilizar GPS nos mais diversos aparelhos e
plataformas, os quais contam com recursos para otimizar seu uso e minimizar os
gastos da bateria. O sistema de GPS conta com 24 satélites orbitando a Terra a
20.000 km de altitude. Sendo assim, a qualquer momento, pelo menos cinco
satélites estarão sobre o céu do receptor de um usuário em qualquer ponto do
planeta. Diz a geometria esférica que a interseção entre quatro esferas define
um único ponto. O sistema GPS simplesmente transporta este conceito para o
planeta Terra.
Os serviços baseados em localização têm se tornado umas das
funcionalidades mais interessantes no contexto de serviços disponíveis para
dispositivos móveis. Um exemplo bem prático são os receptores GPS (Global
Positioning System) que exibem ao usuário a rota a ser percorrida de uma
localidade para outra ou mostram um conjunto de serviços (farmácias,
restaurantes, pizzarias, etc) disponíveis em uma determinada posição geográfica
ou em uma localidade próxima, sendo que, na maioria das vezes, essas
localizações são visualizadas por meio de mapas. O Google Maps é talvez um dos
serviços de mapas mais utilizados no globo terrestre. Isso é facilmente
explicado quando realizamos, por exemplo, uma simples busca de uma localidade
ou caso desejemos saber qual a rota a ser seguida entre duas localidades. As
facilidades que o serviço disponibiliza para nós usuários são enormes.
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<Perguntas frequentes>
Carreira
Por onde devo iniciar os estudos?
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos o plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
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