Atualmente, na medida em que as tecnologias de banco de dados e ferramentas para desenvolvimento de aplicações vem evoluindo, temos um abismo cada vez maior entre o profissional de informática e as áreas de conhecimento fora de sua especialização. Questiono: Até onde deve ir o conhecimento do profissional de tecnologia da informação? Será que a especialização total é o melhor caminho? Seja técnico, desenvolvedor ou analista, a questão é quanto de sua área ele precisa saber para implementar, analisar, projetar e interagir num processo de desenvolvimento e manutenção de uma aplicação? Será que podemos afirmar que um desenvolvedor deve ter somente conhecimentos profundos de uma determinada ferramenta de desenvolvimento e, no caso de uma aplicação que acesse um banco de dados, não ter a mínima noção deste banco? Ou ainda: um DBA que tem a responsabilidade de instalar, configurar, dimensionar, criar os objetos de um modelo, garantir uma boa performance, entre outras, não faria suas tarefas de modo mais consciente sabendo um pouco sobre como os dados serão acessados e manipulados? Podemos citar ainda aqueles que participam das definições de um projeto, lá no estágio embrionário do sistema. Para estes, o conhecimento do banco de dados, das tecnologias e ferramentas utilizadas para desenvolvimento, afetaria na definição do projeto a ponto de facilitar sua implementação e futura manutenção? Como disse, o abismo que separa o conhecimento entre cada profissional de informática tem se mostrado crescente, e isso, de certa forma, não é bom.

A SQL Magazine chega até você com o objetivo de trazer informações sobre o “mundo” dos bancos de dados, tecnologias e ferramentas de desenvolvimento. Temos uma árdua tarefa diante dos leitores: diminuir o abismo citado, através da publicação de artigos de “base”, fomentando o conhecimento daqueles que ainda não lidam com o assunto, artigos técnicos, para os que já utilizam algum tipo de SGBD e artigos avançados, voltados para DBA's. Além de novidades, previews, cursos e dicas.

Espero que você encontre na SQL Magazine informações para o seu crescimento profissional, tomada de decisão, auxílio na solução de problemas, base para definição de projetos independente do seu papel nos mesmos e acima de tudo: uma fonte de consultas e mais consultas. Boa leitura.