Artigo do tipo Tutorial
Entendendo o Apache XMLBeans
Este artigo trata da tecnologia XMLBeans, framework pertencente ao projeto Apache XML que permite, por meio da linguagem Java e com auxílio de arquivos XML Schema, fácil acesso a documentos XML.


Em que situação o tema é útil

Este tema é importante para os desenvolvedores e arquitetos que têm a frequente necessidade de manipular XMLs e que com isso buscam produtividade e confiabilidade na manipulação desses arquivos.

Com o substancial crescimento do número de aplicações que utilizam XML, principalmente pela necessidade crescente de integrar sistemas, acessar e manipular documentos XML em aplicações Java se tornou inegavelmente crítico para as empresas. Diariamente uma quantidade enorme de dados circula entre os mais diversos sistemas e é extremamente importante que esses dados sejam bem organizados e que a corretude deles seja sempre confirmada.

Informações de clientes, compras, ordens de compra, resultados de busca, pagamentos, catálogos, entre outros, podem ser convertidos para XML, permitindo que os dados sejam trocados online tão facilmente como as páginas HTML mostram dados hoje em dia. Dessa forma, os dados podem ser distribuídos através da rede para os softwares que desejarem.

Outra vantagem é que não precisamos “inventar” um código para varrer um documento XML identificando o início e o fim do documento, assim como o conteúdo de cada tag. Ao invés disso, os programas que lidam com XML podem fazer uso debibliotecasespecialmente projetadas para processar este tipo de estrutura.

Bibliotecas tradicionais como DOM (Document Object Model) e SAX (Simple API for XML), no entanto, são complexas e consomem muitos recursos da máquina. Além disso, relacionar documentos XML a modelos de dados Java pode resultar na perda de dados. Isso ocorre devido a diferenças entre as abordagens, acarretando retrabalho ao desenvolvedor que terá que recodificar informações e também criar ligações customizadas, isto é, ligar o XML a classes Java. Além disso, dentro de um ambiente corporativo, existe uma forte tendência para a construção de uma Infraestrutura Orientada a Serviços para prover conectividade entre funcionalidades. Em um cenário de integração típico, servidores e consumidores de serviços retêm suas mensagens em formatos próprios. Portanto, faz-se necessária a transformação e a tradução dos valores específicos dos servidores para os dados específicos dos consumidores e vice-versa.

As duas abordagens, SAX e DOM, exigem conhecimentos adicionais para o programador, que precisará dominar detalhes de cada uma para escolher a melhor opção em seu caso (em termos de desempenho, usabilidade, flexibilidade etc.).

Nesse contexto, XMLBeans surge como uma alternativa elegante, amigável e produtiva frente às abordagens existentes, trazendo para o desenvolvedor uma fácil interação com documentos XML. Sendo assim, neste artigo veremos as principais características do XMLBeans, bem como o desenvolvimento de um web service simples, com o objetivo de demonstrar os passos da configuração e utilização dos seus componentes.

O Apache XMLBeans

O XMLBeans é um framework pertencente ao projeto Apache XML. Este projeto visa desenvolver uma série de ferramentas e bibliotecas relacionadas com o formato XML. Neste contexto, o XMLBeans trata-se de uma tecnologia de código aberto desenhada para permitir total acesso ao XML usando a linguagem Java. A ideia é que se torne possível tirar vantagem das características do XML e do XML Schema (XSD), e ter estas características mapeadas tão naturalmente quanto possível para o Java.

O XMLBeans liga documentos XML a objetos através da compilação do XSD em classes e interfaces, que por sua vez podem ser usadas para acessar e/ou modificar os dados nos documentos. O uso do XMLBeans é similar ao uso de qualquer outra classe/interface Java, portanto o único trabalho que o desenvolvedor terá é o de interagir com objetos no estilo JavaBeans que representam a estrutura do documento.

Esta solução apresenta as seguintes características:

· Disponibiliza objetos Java baseado no documento XML sem perder acesso à estrutura nativa do XML;

· A integridade do XML como um documento é mantida. Em outras APIs, o documento é desmembrado em uma árvore de elementos para que seja possível verificar sua sintaxe. Na biblioteca da Apache ele é manuseado como um todo. Assim, sua estrutura é preservada, assim como o conteúdo original dos elementos;

· O acesso ao XML se dá através dos métodos acessores como, por exemplo, “getNome” e “setNome”;

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo