O que preciso pra começar?

Primeiro precisa ler um pouco sobre o Eclipse. Na página oficial, ou em outros artigos aqui na DevMedia, é possível encontrar boas referências sobre ele.

Configurar o Eclipse é muito simples, não temos de fazer nenhuma instalação a la Windows, nem brigar contra o anti-vírus porque acabei de baixar um .exe.

Nota: Para melhor aproveitamento dos artigos, recomendamos usar o Windows, mas só para os artigos! \o/

Download

Imagem da logo, só pra relembrar

Figura 1: Imagem da logo, só pra relembrar

Que tal então, começarmos pela página de download do eclipse. No artigo passado, passei um link do site da IDE, onde você pôde começar a se aventurar.

Na página inicial, abaixo da foto do careca aí (Figura 2), você encontra o link “Downloads”. Clique nele e chegaremos à tela de downloads do Eclipse (Figura 3).

Não dá pra fazer download de tudo

Figura 2: Não dá pra fazer download de tudo

Agora, abaixo da foto do Sr. Wilson (Figura 3, ha ha), você encontra as opções disponíveis de download.

Não é raro ouvir algumas pessoas dizerem que vão fazer o download de todos os pacotes disponíveis, porque assim conseguirão aprender mais. Mera ilusão. Não façam isso!

A razão de existir esse “monte” de links para download é que o eclipse não faz apenas uma coisa. A IDE é dividida de modo a suprir todas as demandas de um programador Java, e algumas de outras linguagens também. Sim, isso mesmo, é possível desenvolver PHP ou C no eclipse. É só baixar a versão correta.

Downloads e downloads

Figura 3: Downloads e downloads

Analisemos algumas então:

  • Eclipse IDE for Java EE Developers: Versão do eclipse feita para desenvolvedores JEE (Lembra? Java Enterprise Edition, para desenvolvedores Java web/afins);
  • Eclipse Classic: Versão clássica do eclipse. É como o core do Linux, ou a JRE do Java, é apenas um núcleo do eclipse, com o mais básico e necessário para trabalhar com Java;
  • Eclipse for Mobile Developers: versão pra galera dos celulares e tablets...

Pra cada necessidade, um eclipse.

Tá, então qual versão nós iremos baixar? No nosso caso cliquemos para baixar a versão Eclipse IDE for Java Developers. Esta versão contempla o necessário para desenvolver Java. Só isso e ponto.

Perceba que do lado existem duas opções, “32” e “64” bits, pra cada versão do seu Sistema Operacional. Baixe a correspondente.

Após isso, vem o mirror (espelho), que se refere à versão/país do software ao deseja baixar. Como estamos no Brasil, a Federal do Paraná já vem selecionada... É só clicar na setinha verde!

Instalação

O download do eclipse demora um pouquinho, afinal são nada mais que 149MB para baixar, banda larga faz uma boa diferença nessas horas.

Para instalar o eclipse, temos uma sequência de dois passos bem simples a cumprir. Vejamos:

  • Descompacte o zip em uma pasta de sua preferência;
  • Certifique-se de que o Java (versão 7 para o eclipse Juno) está instalado corretamente na sua máquina;

Pronto, Eclipse configurado e pronto para ser usado! É simples assim mesmo.

Para usá-lo basta entrar na pasta descompactada e executar o executável do mesmo (Figura 4).

Executável do eclipse

Figura 4: Executável do eclipse

Ao executar, duas coisas podem acontecer:

  1. Uma tela igual à da Figura 5 será exibida pedindo o seu workspace (local de trabalho). Se aparecer, deu tudo certo. Clique em Ok;
  2. Caso contrário, uma tela de erro será exibida, informando que não conseguiu encontrar um JRE compatível com a versão do eclipse. Solução: Reinstale seu Java.
Selecionando workspace Eclipse

Figura 5: Selecionando workspace Eclipse

Concluindo

A instalação é bem simples, conforme falado anteriormente. Demais problemas também podem ser solucionados facilmente usando o Google, fóruns e blogs sobre o assunto.

Qualquer outro problema, pode postar no post abaixo, que te ajudaremos a resolver!