Em versões anteriores, o SQL Server enviava e-mails usando clientes MAPI (Microsoft Office Outlook, por exemplo) instalados no servidor. Isto implicava na instalação e configuração de mais um software por parte do DBA, caso desejasse utilizar o recurso de envio de e-mails em ambientes corporativos.

O Database Mail veio na versão 2005 como uma nova solução para o envio de e-mails a partir do Database Engine. A sua principal característica é a utilização do servidor SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) para o envio das mensagens, sem a necessidade de instalar aplicativos MAPI no SQL Server 2005.

Com o Database Mail, o SQL Server pode enviar mensagens de e-mail dos mais diversos tipos e formatos, como mensagens HTML, resultados de consultas e arquivos anexados, para usuários.

Nesta primeira parte deste artigo, apresentaremos os pré-requisitos necessários para a utilização do Database Mail em um servidor SQL Server. E na segunda parte mostraremos as definições de Profiles e Accounts e como configurá-los. E por fim, mostraremos um exemplo de envio do resultado de uma consulta por e-mail.

Pré-requisitos Necessários

Antes de usar o Database Mail no SQL Server, alguns itens devem ser observados:

  • Recurso Database Mail ativado: Por padrão, o SQL Server traz esta funcionalidade desativada. Para ativá-la, abra o Surface Area Configuration e escolha o link Features (Recursos). Na janela que se abre, escolha a opção Database Mail. Uma vez selecionada, basta marcar a caixa para ativar este recurso (Figura 1). Também é possível a ativação do recurso através do assistente de configuração (Database Mail Configuration Wizard) ou via sp_configure.
20-09-2007pic01.JPG
Figura 1. Ativando o recursos Database Mail no SQL Server Surface Area Configuration.

  • Service Broker ativado: Por padrão, o Service Broker vem ativado no msdb, banco do sistema responsável pelo serviço. O Database Mail usa o Service Broker para enviar as mensagens.
  • Database Mail precisa de acesso ao servidor SMTP: Se o servidor SMTP pede autenticação, o executável acessa o servidor SMTP usando as credenciais da conta de serviço do SQL Server por padrão. É preciso que o serviço SQL Server possa acessar o servidor SMTP.

Após verificar todos os itens acima, o SQL Server está pronto para utilizar o