Estáticos != Instância - revista easy Java Magazine 9
O artigo trata das diferenças entre membros estáticos e membros de instância. Descreve suas regras de utilização e resultados em suas execuções. Também faz uma breve referência ao uso de polimorfismo, sobrecarga e sobrescrita de métodos.
ArtigosJavaEstáticos != Instância - revista easy Java Magazine 9
De que se trata o artigo: O artigo trata das diferenças entre membros
estáticos e membros de instância. Descreve suas regras de utilização e resultados em suas execuções. Também faz
uma breve referência ao uso de polimorfismo, sobrecarga e sobrescrita de métodos.
Para que serve: Todo método, variável ou bloco de inicialização na linguagem
Java são, ou estáticos ou de instância. Saber como cada um funciona é importante para o desenvolvimento de
aplicações.
Em que situação o tema é útil: Esse tema é útil para todos os
desenvolvedores Java, principalmente para os que estão iniciando na linguagem. Também pode se tornar um bom
material de estudo para certificações Java, como a OCJP
Resumo: O artigo relata as principais diferenças entre os membros estáticos
e membros de instância na linguagem Java. Demonstra como eles devem ser criados, acessados e também suas regras de
execução. Apresenta ainda conceitos ligados à herança como o uso de polimorfismo, métodos sobrecarregados e
métodos sobrescritos. Exemplos práticos foram criados e suas execuções são explicadas para melhor aprendizado
Na linguagem Java há dois tipos de membros que podem ser utilizados em uma classe, os membros estáticos e os membros
de instância. Estes tipos de membros apresentam diferenças na forma como devem ser declarados e também na maneira
como se comportam em uma classe.
Os membros de uma classe podem ser considerados como métodos, variáveis e blocos estáticos ou de instância. Os
membros estáticos sempre devem ser marcados com a palavra chave static, xenquanto os membros de instância não devem
possuir esta marcação.
Neste artigo analisaremos as principais diferenças existentes entres métodos, variáveis e blocos de instância e
estáticos. Analisaremos também como usar cada um deles, e qual o comportamento que eles terão na execução de uma
classe e também quando trabalhamos com herança. Exemplos práticos serão demonstrados e seus resultados serão
descritos passo a passo para melhor compreensão do assunto. Além disso, faremos uma pequena abordagem sobre os
conceitos e regras de polimorfismo e de como sobrescrever e sobrecarregar métodos.
Membros Estáticos
A linguagem Java nos permite ter variáveis, blocos e métodos do tipo static. A palavra
static está entre algumas das palavras chaves do Java, ou seja, faz parte das palavras
reservadas que não podem ser usadas como nome de variáveis, métodos ou classes. Uma variável, um bloco ou mesmo um
método do tipo static, não faz parte da instância de uma classe e sim da classe. Quando
criamos uma classe com membros estáticos, esses membros serão os primeiros códigos a serem carregados, mesmo que não
haja nenhuma instância desta classe.
O método estático mais conhecido é sem dúvida nenhuma o main(), utilizado para
inicializar uma aplicação desenvolvida em Java. Dentro de um método ou de um bloco de inicialização estático, só
podemos acessar variáveis ou outros métodos estáticos, e para acessarmos membros não estáticos precisamos então criar
uma instância da classe.
Quando criamos variáveis e blocos estáticos em uma classe, devemos saber que eles serão executados de cima para
baixo, ou melhor, do primeiro para o último criado. Podemos também ter uma classe apenas com membros estáticos.
Uma observação importante é que um método estático nunca será sobrescrito na subclasse. O conceito de sobrescrever
não existe para métodos estáticos, ele serão redefinidos.
Devemos saber o que se pode e o que não se pode marcar como um membro estático. A linguagem Java oferece as seguintes
possibilidades para esta marcação:
Blocos de inicialização;
Variáveis;
Métodos;
Uma classe aninhada dentro de outra classe.
Porém a marcação não poderá ser utilizada nos seguintes casos:
Classes;
Interfaces;
Classes internas locais de métodos;
Métodos de classes internas;
Variáveis de instância;
Variáveis locais.
Variáveis e Métodos Estáticos: O modificador static é usado para criar
variáveis e métodos que irão existir independentemente de quaisquer instâncias criadas para a classe. Em outras
palavras, os membros static existem antes mesmo de você criar uma nova instância de
uma classe, e haverá apenas uma cópia do membro static, independentemente do número
de instâncias dessa classe.
Membro estático: bloco de inicialização e método main()
Um bloco de inicialização estático é executado quando a classe é carregada pela JVM (Java Virtual Machine) e
serve para inicializar alguma informação necessária antes mesmo de se ter acesso a uma instância da classe.
O método main() tem uma diferença para outros métodos estáticos, ele é por padrão o
método que diz ao Java que essa é a classe principal do projeto. Assim, o JRE saberá qual método será responsável
pela inicialização da aplicação. Em uma aplicação Java SE, precisamos de pelo menos um método main() para executá-la, já em uma aplicação Java EE isto não é necessário.
A diferença entre um método estático e um bloco estático é bem visível. O método estático possui nome e um tipo de
retorno e pode ainda possuir uma lista de argumentos, enquanto o bloco estático não possui nada disto. Além disso, um
método ou variável do tipo estático pode possuir os modificadores de acesso do tipo private, protected, public ou
default.
Na execução do código da Listagem 1, será impressa na tela a frase que está dentro do bloco estático. Veja que
em nenhum momento esse bloco foi chamado dentro do método main(). Ele simplesmente é
executado na criação da classe e como possui uma linha de saída em tela, ela é exibida no console. O método main() neste caso serve apenas para executar a classe.
Listagem 1. Bloco de inicialização estático e método main().
package javamagazine.listagem01;
public class MyFirstClass {
static {
System.out.println("MyFirstClass.static");
}
public static void main(String[] args) {
//sem nenhuma instância
}
} ...
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos dois tipos de planos: o plano recorrente e o plano anual. No plano recorrente, a cobrança é lançada mensalmente no cartão de crédito, necessitando apenas do limite para uma parcela. No plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX ou no Boleto parcelado (sujeito à analise de crédito)
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias, tanto no plano anual quanto no plano recorrente. Após esse período, se você estiver no plano recorrente e optar por cancelar antes de completar 12 meses, há uma taxa de 10% sobre o valor total. No plano anual, não há multas adicionais, mas o valor pago não é reembolsável.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
A renovação é automática?
Sim, nosso plano anual renova automaticamente após 12 meses, proporcionando conveniência e continuidade no seu aprendizado. Na renovação automática não é debitado do seu cartão as 12 parcelas. Para facilitar e não prejudicar o seu limite, a renovação é feita no modelo recorrente, cobrando uma mensalidade a cada mês.
Além disso, a renovação não tem fidelidade, oferecendo total flexibilidade. Você também tem a liberdade de desativar a renovação automática a qualquer momento, garantindo controle absoluto sobre sua assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.