De que se trata o artigo:

Neste artigo veremos como as estimativas podem ajudar no planejamento das atividades de Teste de Software. Para isso, serão demonstradas algumas técnicas que ajudam a estimar o tempo gasto com a execução das atividades, tornando-o mais próximo do real.


Para que serve:

Apresentar algumas técnicas de estimativa que têm agregado qualidade à fase de planejamento do Teste de Software. Demonstrando desde técnicas mais simples, passando pela técnica mais utilizada no mercado, a APF, e enfatizando a APT, técnica voltada para o Teste ainda pouco difundida no Brasil.

Em que situação o tema é útil:

Quando o planejamento do projeto não condiz com o que está sendo realizado, é provável que o tempo não tenha sido bem distribuído. Na tentativa de solucionar esse problema, a utilização de uma estimativa torna-se fundamental.

Resumo DevMan:

A utilização de uma estimativa especifica para o Teste dentro do ciclo de desenvolvimento de software tem como objetivo evitar que o mesmo seja colocado em segundo plano, em função dos possíveis atrasos nas demais fases do processo. Neste artigo, são apresentadas técnicas e ferramentas que propiciam um melhor gerenciamento das atividades de Teste, garantindo mais qualidade ao processo de desenvolvimento como um todo.

Autores: Renata Eliza e Vivian Lagares

A cada dia novos ingredientes vêm dando mais sabor ao Teste de Software. É uma mistura de metodologias, ferramentas, técnicas e equipes cada vez mais independentes e capacitadas, agregando mais qualidade ao software. Nesse cenário de ascensão, um dos grandes desafios do Teste é estimar.

Estimativas são consideradas complexas de se realizar em função de diversos fatores internos e externos que podem impactar diretamente no seu resultado. Porém, a importância pesa mais que o esforço e para que seja possível definir um Processo de Teste completo, estabelecer estimativas é fundamental.

Para definir uma estimativa próxima da realidade do projeto, dois itens em especial devem ser vistos com carinho: o custo e o prazo.

Além disso, para garantir a execução dos testes é necessário que haja tanto um planejamento quanto um gerenciamento dos mesmos. Para isso é importante que seja definida uma estimativa mais próxima do tempo realmente necessário para realização dos testes. Desta forma, evitam-se possíveis atrasos nas entregas do projeto, o que gera uma insatisfação dos clientes.

Uma boa técnica de medição e estimativa deve sempre levar em consideração o ambiente onde será utilizada. Entretanto, é válido ressaltar que estimar o esforço dos testes não é uma tarefa simples, e diversos fatores como recursos humanos, técnicos, políticos e ambientais podem interferir no seu resultado.

Estimar é uma atividade que deve ser realizada frequentemente, para que através de sucessivas melhorias seja possível obter o nível de exatidão esperado. A estimativa do esforço do Teste de Software é muito importante para a avaliação dos custos do projeto. Algumas variáveis como maturidade do processo de teste e testabilidade do software também influenciam na estimativa do projeto.

É comum ver estimativas de esforço voltadas para Teste de Software serem executadas pelas empresas através de “achismos” com base somente na experiência dos testadores, no entanto, essa informalidade pode gerar resultados conflituosos.

Existem hoje, muitas técnicas de estimativa criadas exatamente para preencher essa lacuna. O objetivo é fornecer métricas que permitam atender com uma margem menor de erro às necessidades do projeto.

Através da utilização de técnicas formais como: Análise de Pontos de Teste (APT), Estimativa de Caper Jones, Estimativas a partir de Bases Históricas, Pontos por Casos de Testes, Método Ad-Hoc, Regra 40-20-40, um nível maior de precisão pode ser obtido. Todas essas técnicas serão detalhadas no decorrer do artigo.

Análise de Pontos de Função (APF)

É uma técnica de medição utilizada no ciclo de desenvolvimento de software que tem como objetivo definir o tamanho do sistema, utilizando como métrica a análise dos pontos por função levantada nos requisitos do projeto.

Essa é a técnica de estimativa mais utilizada na área de desenvolvimento de software. Através do Ponto de Função mede-se o tamanho do software pela quantificação de suas funcionalidades externas, baseadas no projeto lógico ou a partir do modelo de dados.

A análise de pontos por função possibilita além de medir o tamanho do sistema no que se refere às funcionalidades disponibilizadas ao usuário, estimar seu tamanho em qualquer fase do ciclo de vida (mesmo que os requisitos ainda não tenham sido detalhados).

Sob esse contexto, a APF possui os seguintes objetivos:

· Medir o tamanho da funcionalidade solicitada pelo usuário antes de realizar a codificação da mesma para mensurar o tamanho e custo;

· Medir os projetos de inovação e manutenção de software, sem considerar a tecnologia utilizada, para gerenciar e acompanhar a evolução do projeto;

· Medir o tamanho da funcionalidade entregue ao usuário, após o projeto finalizado, para comparar o que foi estimado em termos de tamanho e custo com o realizado.

As organizações que utilizam a Análise de Pontos por Função podem aplicá-la como:

· Uma ferramenta que permite controlar o tamanho de pacotes de software que foram adquiridos, através de todos os pontos por função envolvidos no projeto;

· Uma ferramenta para determinar o tamanho de pacotes de software adquiridos, através da contagem de todos os Pontos por Função incluídos no pacote;

· Uma ferramenta para apoiar a análise da qualidade e da produtividade;

· Um mecanismo para estimar custos e recursos envolvidos em projetos de desenvolvimento e manutenção de software;

· Um fator de normalização para comparação de software.

Análise de Pontos de Teste (APT)

Com base na técnica de medição do tamanho de softwares Análise de Pontos de Função (APF ou PF), Martin Pol, Ruud Tennissen e Erik van Veenendaal desenvolveram uma unidade de mensuração da atividade de teste chamada Análise de Pontos de Teste (APT). Essa técnica foi inicialmente publicada no livro “Software Testing, A Guide to Tmap Approach”.

É comum que uma única estimativa seja realizada para todas as atividades do ciclo de desenvolvimento de software. Porém, com o crescimento do Teste, uma estimativa especifica para o seu planejamento se fez necessária. Isso porque, geralmente na prática a etapa de teste demanda muito mais tempo do que o previsto. As atividades de Teste são consideradas há muito tempo um projeto independente, apesar de estarem diretamente ligadas ao desenvolvimento.

A APT é uma técnica de estimativa de esforço específica para o Teste de Software, mas ainda é pouco difundida no Brasil. Ela se baseia na análise do tamanho do software a ser testado considerando as informações coletadas com a equipe de desenvolvimento. O tamanho do sistema em pontos de função é a base do cálculo inicial utilizada nessa estimativa.

A Figura 1 representa as etapas que precisam ser cumpridas para calcular, primeiramente, o tamanho do sistema em pontos de teste (medida de tamanho) e, posteriormente, o número de horas necessárias para a execução dos testes (esforço).

Figura 1. Representação da Análise de Pontos por Teste.

Para calcular o número total de Pontos de Teste (PT) é necessário aplicar a fórmula:

PT = ΣPTDf + (PF x PTE) / 500  

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo