apa_java49_G.gif" border=0>

dana">

Use uma API da Apache para criar e manipular

 

Neste artigo vamos conhecer o Apache POI, projeto open source que permite manipular documentos do Microsoft Office usando Java. O POI é composto por várias APIs, sendo as principais HSSF, HSLF e HWPF. Cada uma possibilita manipular um tipo de arquivo (Excel, PowerPoint e Word). Neste artigo apresentaremos a API HSSF, para manipulação de planilhas do Excel.

 

Visão geral

Para obter o POI acesse poi.apache. org. Neste endereço, você também pode encontrar uma grande quantidade de documentos descrevendo o conjunto de APIs (em inglês).

A API HSSF (Horrible Spreadsheet Format) é a mais madura do projeto POI. Usando a HSSF você pode ler, criar e AL terar documentos do Microsoft Excel. As principais classes da HSSF são:

 

HSSFWorkbook – Para manipular uma pasta de trabalho do Microsoft Excel.

HSSFSheet – Para manipular uma planilha dentro de uma pasta de trabalho.

HSSFRow e HSSFCell – Para manipular as linhas e as células de uma planilha.

 

A API ainda está em evolução e apresenta algumas limitações:

  • Não se pode criar gráficos dentro do Excel usando a HSSF; porém é possível criar um gráfico com o Excel e alimentar as informações que compõem esse gráfico usando a API, e depois salvar o resultado em outra planilha. Outra opção é obter os dados relevantes da planilha e gerar os gráficos com outra API como a JFreeChart.
  • A HSSF também não suporta macros, mas você pode manipular as informações em uma planilha contendo macros, e ao salvá-la, as macros serão preservadas.

Abrindo, lendo e salvando

Agora começaremos a conhecer a API HSSF. Primeiro vamos criar uma classe capaz de abrir uma planilha do Excel e exibir suas informações em um JTable do Swing. Em seguida criaremos um método que gera uma nova planilha baseada no conteúdo do JTable.

Veja na Figura 1 a planilha que vamos acessar (Lista.xls). Além do JTable, o JFrame da aplicação inclui dois JButtons: Abrir e Salvar como. Na Listagem 1 você pode ver o código associado ao botão Abrir. Ele permite selecionar a planilha do Excel a ser aberta utilizando o componente Swing JFileChooser. Veja na Figura 2 a aplicação com os dados já carregados.

 

Figura 1. Primeira planilha de exemplo. ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo