- getName: retorna o nome do arquivo;
- length: Mostra o tamanho do arquivo;
- exists: Verifica se o arquivo existe;
- canRead: Retorna true se um arquivo pode ser lido;
- canWrite: Retorna true se um arquivo pode ser escrito;
- renameTo: renomeia um arquivo;
- isFile: Retorna true se o caminho é valido para um arquivo;
- lastModified: Mostra a data de última alteração do arquivo;
- delete: Apaga um arquivo;
1-GetName ( )
1.1-Crie um novo botão e coloque o "label" correspondente a sua ação, no nosso caso "Nome Arquivo":Figura 1
1.2-Escreva o código dentro de nosso pacote de comandos:
Listagem 1: GetName
package comandos;
import java.io.File;
public class NomeArquivo {
public String GetName(String fi){
File f = new File(fi);
if(!f.exists()){
System.out.println("Arquivo não encontrado");
return "0";
}
return f.getName();
}
}
2-Length ( )
2.1-Crie um novo botão e coloque o "label" correspondente a sua ação, no nosso caso "Tamanho (length)":Figura 2
2.2-Escreva o código dentro de nosso pacote de comandos:
Listagem 2: Length
package comandos;
import java.io.File;
public class VerTamanho {
public Integer GetSize(String fi){
File f = new File(fi);
if(!f.exists()){
System.out.println("Arquivo não encontrado");
return 0;
}
return (int) f.length();
}
}
3-Exists ( )
3.1-Crie um novo botão e coloque o "label" correspondente a sua ação, no nosso caso "Existe?":Figura 3
3.2-Escreva o código dentro de nosso pacote de comandos:
Listagem 3: Exists
package comandos;
import java.io.File;
public class SeExiste {
public boolean existe(String file){
File f = new File(file);
if(!f.exists()){
System.out.println("Arquivo não encontrado");
return false;
}
return true;
}
}
4-CanRead ( )
4.1-Crie um novo botão e coloque o "label" correspondente a sua ação, no nosso caso "Can Read?":Figura 4
4.2-Escreva o código dentro de nosso pacote de comandos:
Listagem 4: CanRead
package comandos;
import java.io.File;
public class CanReadClass {
public boolean canread(String file){
File f = new File(file);
if(!f.canread()){
System.out.println("Arquivo não permite leitura");
return false;
}
return true;
}
}
5-CanWrite ( )
5.1-Crie um novo botão e coloque o "label" correspondente a sua ação, no nosso caso "Can Write?":Figura 5
5.2-Escreva o código dentro de nosso pacote de comandos:
Listagem 5: CanWrite
package comandos;
import java.io.File;
public class CanWriteClass {
public boolean canwrite(String file){
File f = new File(file);
if(!f.canWrite()){
System.out.println("Arquivo não permite escrita");
return false;
}
return true;
}
}
Vamos fazer agora o método de Renomear uma arquivo, já pressupondo que entendeu todo o processo de manuseio de arquivos, caso de tenha alguma dúvida ainda, envie um post onde sua dúvida poderá ser a resolução de alguma dúvida em comum na comunidade.
6-renameTo( )
6.1-Insira mais um campo do tipo text, para servir de parâmetro para renomear um determinado arquivo.Figura 6
6.2-Escreva o código dentro de nosso pacote de comandos:
Listagem 6: renameTo
package comandos;
import java.io.File;
public class RenomearPara {
public void renomear(String fi, String fi2){
File f = new File(fi);
File f2 = new File(fi2);
f.renameTo(f2);
}
}
}
7- isFile ( )
7.1-Insira mais um botão e coloque o label o comando respectivo, no nosso caso o método chamado é o "isFile".
Figura 7.
7.2-Escreva o código dentro de nosso pacote de comandos:
package comandos;
import java.io.File;
public class IsFilecommand {
public boolean testarArquivo(String fi){
File f = new File(fi);
if(!f.isFile()){
System.out.println("Arquivo é válido!");
return true;
}
return false;
}
}
8- lastModified ( )
8.1-Insira mais um botão e coloque o label o comando respectivo, no nosso caso o método chamado é o "Última modificação".
Figura 8
8.2-Escreva o código dentro de nosso pacote de comandos:
package comandos;
import java.io.File;
import java.text.SimpleDateFormat;
public class UltimaModificacao {
public String ultimaMod(String file){
File f = new File(file);
String r ;
SimpleDateFormat sdf = new SimpleDateFormat("dd/MM/yyyy HH:mm:ss");
r = sdf.format(f.lastModified());
return r;
}
}
Nota! nesse exemplo tivemos que criar uma formatação para Data e hora! Em outro artigo poderemos abordar melhor esses métodos. Por isso não se preocupe com o entendimento dessa classe SimpleFormat nesse momento, apenas foque o entendimento nos métodos de arquivos.
9- delete ( )
9.1-Insira mais um botão e coloque o label o comando respectivo, no nosso caso o método chamado é o "Apagar Arquivo".
Figura 9
9.2-Escreva o código dentro de nosso pacote de comandos:
package comandos;
import java.io.File;
public class ApagarArquivo {
public boolean apagarArquivo(String fi){
File f = new File(fi);
try{
f.delete();
return true;
}
catch(Exception e){
return false;
}
}
}
Acredito que em base dos exemplos emitidos você consigo realizar os outros demais métodos de classe de arquivos, qualquer dúvida basta posta aqui.
Por enquanto é isso e até à próxima pessoal.