Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

De que se trata o artigo

O .NET Framework está em constante evolução. Através do Delphi Prism, o desenvolver Delphi possui acesso total a novos recursos e melhorias que são adicionadas. Este artigo trata de uma das diversas novidades, as Expressões Lambda.

Em que situação o tema é útil

No desenvolvimento diário é sempre melhor escrever um código de maneira mais simples, mais entendível e menos verboso. O uso das Expressões Lambda permite isso e muito mais.

Expressões Lambda

Neste artigo vamos abordar a evolução de alguns recursos do .NET Framework. Tudo começa com os Delegates, passando então para os Métodos Anônimos e culminando nas Expressões Lambda, foco maior deste. Através de exemplos ficará claro como é importante evoluir uma linguagem, e como fazer uso dos novos recursos para criar um código mais legível.

Com certeza você deve estar se perguntando, o que é expressão lambda. Que nome não é? Mas esse é o nome para um recurso muito útil que foi introduzido no .Net Framework em sua versão 3. De uma forma resumida posso dizer que uma expressão lambda é uma forma de se escrever métodos anônimos de forma mais clara e resumida.

Mais um conceito, talvez novo para alguns, precisa ser introduzido: métodos anônimos. Os métodos anônimos dispensam a criação de um método específico para operações que somente necessitam ser executadas uma única vez. Eles são utilizados em conjunto com Delegates. Como pode ser visto este é mais um conceito. Na verdade, expressões lambda são a evolução dos métodos anônimos que por sua vez são uma evolução dos delegates. Mas para entender como tudo isso se encaixa vamos explorar do início.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo