Motivação

A utilização de expressões regulares, na maioria das linguagens de programação, representa um recurso de grande importância para a manipulação de strings. Em JavaScript, no entanto, devido às características do front-end das aplicações, onde é comum a entrada de dados pelo usuário, as RegEx passam a ter uma função ainda mais relevante, por estarem diretamente relacionadas à consistência das informações.

Uma expressão regular pode ser utilizada em um campo de busca, para a substituição de caracteres em um texto, para verificar a existência de um padrão na entrada de dados (como um campo de CPF), entre muitas outras opções. Entre tantos cenários, um dos mais comuns é o de validação de textos a partir de padrões, pois permite que controlemos os dados inseridos pelos usuários, assegurando assim o formato esperado.

As expressões regulares

As RegEx são baseadas em dois elementos: um padrão e modificadores. Esses elementos, em conjunto, formam a chamada expressão regular, cuja sintaxe básica é bastante simples:

/padrão/modificadores

A expressão /devmedia/i, por exemplo, pode ser utilizada para buscar o padrão “devmedia” sem levar em consideração se as letras são maiúsculas ou minúsculas no texto, por causa do modificador “i”.

Os modificadores são opcionais dentro das expressões regulares, e servem para adicionar algum comportamento que, por padrão, elas não possuem. A Tabela 1 mostra os três modificadores que podem ser utilizados.

Tabela 1. Modificadores em expressões regulares
Modificador Descrição
i Não leva em consideração maiúsculas e minúsculas (case-insensiti ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo