Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

Do que se trata o artigo:

O artigo descreve os eventos dependentes, as flutuações estatísticas e a gestão de pessoas. Neste contexto, o artigo tem o objetivo de ajudar na melhor gestão dos projetos quando expõe os problemas de dependências entre tarefas, estimativas mal feitas e limitações do comportamento humano.

Em que situação o tema útil:

Na gestão de projetos, sejam eles de sistemas ou não, todos os conceitos abordados no artigo são amplamente utilizados e aplicáveis. Eles vão ajudar a compreender como as atividades de um processo são dependentes e que a postura colaborativa das pessoas envolvidas e estimativas bem realizadas é parte relevante nesse processo.

Resumo DevMan:

O artigo explica o que são eventos dependentes e flutuações estatísticas e mostra como os fatores humanos envolvidos nesse contexto influenciam no prazo e na execução das tarefas. Além disso, traz uma abordagem sobre os gargalos e os motivos que fazem os projetos excederem os prazos e as boas práticas de gestão para gerenciar todos esses fatores.

Ao projetar um software, sabemos que podemos ter problemas durante o ciclo de desenvolvimento do mesmo e que estes podem causar atrasos no cronograma. Os problemas acontecem devido a requisitos incompletos, cronograma mal estimado (onde há muito trabalho para fazer em pouco tempo), testes inadequados, inclusão de funcionalidades que não estavam previstas e comunicação falha entre a equipe de desenvolvimento e o cliente.

Alguns problemas no ciclo de desenvolvimento envolvem eventos dependentes, que são eventos que dependem de outros para poder começar, e as flutuações estatísticas, que são dados que não podem ser estimados com exatidão. Ambos são fatores críticos quando falamos em gerência de projetos porque fazem parte de tarefas críticas, ou seja, que não possuem folgas. Os recursos humanos do projeto são igualmente fatores geradores de incerteza como tudo que envolve a ação humana. O livro “A Meta – Um Processo de Melhoria Contínua”, de Eliyahu M. Goldratt, irá nos ajudar a entender como todos esses fatores se relacionam numa linha de produção de fábrica e analogamente vamos perceber que os problemas podem ser semelhantes, embora os ambientes sejam diferentes, e como podemos buscar as soluções com eficiência e eficácia na gestão.

Entender que os projetos atrasam “Um dia por vez” nos torna observadores de todo o processo e faz com que os detalhes de cada tarefa façam parte do nosso foco como gestores do projeto.

Detalhes e aspectos dos eventos dependentes e das flutuações estatísticas são expostos no texto, ajudando no entendimento de como estes estão presentes no cotidiano dos projetos e como fazer para minimizar o impacto causado por eles. O texto enfatiza a importância de cada recurso como parte fundamental na equipe como um todo e o porquê e como lidar com os gargalos nos projetos. O perigo das práticas multitarefa e a gestão de projetos e seus recursos são mais alguns dos tópicos abordados.

Eventos dependentes

Podemos considerar eventos dependentes qualquer evento que dependa de outro. Isso mesmo. Por exemplo, você tem um compromisso em um horário predeterminado e irá de metrô. Você precisa sair de casa com tempo hábil para chegar ao seu destino. Para isso deverá levar em consideração nos seus cálculos não só o tempo entre as estações e a distância de casa até a estação e dela ao destino. Precisa considerar os eventos interligados que envolvem todo o trajeto. O tempo na fila para compra de bilhetes, o tempo de espera do metrô, o trânsito por onde irá passar e outras variáveis que impactam diretamente o seu tempo. Este é um exemplo de eventos dependentes.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo