Fazendo deploy de uma aplicação Mobile

Aprenda a fazer um pacote de instalação para dispositivos móveis

Weliton Carlos Flor

Olá, nesse artigo irei mostrar a vocês como fazer um pacote de instalação para ser usado em dispositivos móveis.

 

Criando uma aplicação mobile para ser instalada

Vamos criar uma simples aplicação para ser instalada no dispositivo. Para isso abra o Visual Studio 2005, vá em File > New Project clique na opção Pocket PC 2003 e selecione Device Application e     altere o nome para Mobile, conforme mostrado na Figura 1.

 


image002.jpg

Figura 1. Criando um novo projeto mobile.

 

Altere a propriedade Text do Form1 (Figura 2), para que possamos identificar quando a aplicação for instalada e executada no Pocket.

Clique com o botão direito do mouse sobre o projeto e selecione Properties, na aba Application abre como padrão (Figura 3), adicione um icone de sua preferência na opção Icon: (nesse caso eu coloquei um calendário qualquer).

 


image004.jpg

Figura 2. Form1 com a Text alterada.

 


image006.jpg
Figura 3
. Configurando a aplicação Mobile e adicionando um ícone.

 

Feito isso, clique com o botão direito do mouse sobre o projeto (Mobile), e selecione Build. Isso fará com que o Visual Studio 2005 gere um excutavel, que se colocado em um dispositivo movel, rodaria sem problemas. Porêm, como esse não é o objetivo do artigo, veremos a seguir como instalar esse aplicativo no dispositivo.

 

Gerando um pacote de instalação

Neste próximo passo, eu vou criar um pacote de instalação do aplicativo que foi criado acima.

Isso fara com que eu tenha o executavel instalado e um atalho no menu iniciar do pocket para que eu possa acessa-lo de forma mais simples.

Gerando um arquivos .CAB

Essa forma e bem comum de criar um instalador. É gerado um arquivo .cab, que é copiado e executado diretamente do Pocket.

Para criarmos um pacote de instalação, clique em File > Add > New Project e selecione Other Project Types > Setup and Deployment e selecione Smart Device CAB Project, altere o nome conforme mostra a Figura 4.

 


image008.jpg
Figura 4
. Criando projeto de instalação.

 

Após ter criado o projeto, deverá aparecer o mesmo conteúdo que o mostrado na Figura 5,

 



image010.jpg

Figura 5. Conteudo de um projeto setup.

 

Principais pastas a serem consideradas em uma instalação

Application Folder – Conteúdo da pasta do aplicativo (Program Files \ Nome do aplicativo\).

Program Files – Conteúdo da pasta Program Files.

Programs Folder – Conteúdo da pasta Programas (Usado muito para Pockets).

Start Menu Folder – Conteúdo do menu Iniciar (Usado muito em SmartPhones).

 

Clique com o botão direito do mouse sobre o item File System on Target Machine e selecione a opção Add Spcial Folder > Start Menu Folder (fazendo dessa forma, essa instalação terá também destaque em SmartPhones, pois aparecerá no menu iniciar).

Selecione a pasta Application Folder e dentro do conteúdo, clique com o botão direito do mouse, selecione Add > File e selecione o executavel do projeto anterior (Mobile), se não estiver alterado o caminho costuma ser “...Meus documentos\Visual Studio 2005\ Projects\Mobile\Mobile\bin\Debug\”.

Após ter adicionado o arquivo, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo e selecione a opção Create Shortcut to Mobile.exe (“Mobile.exe” é por causa do nome que demos ao projeto acima, esse nome poderá ser diferente, dependendo do nome que foi dado ao projeto).

Nesse momento será criado um atalho do executavel. Arraste esse atalho para a pasta Start Menu Folder e altere o nome para Mobile.

Clique com o botão direito do mouse sobre o projeto (InstalacaoMobile) e selecione Build para que seje gerado o arquivo .cab.

 

Nota

Uma instalação para Windows Mobile, é muito parecida com uma instalação para o Windows (desktop), repare que eu coloquei o executavel na pasta Application Folder (Arquivos de programas / Nome da aplicação) e criei um atalho para o mesmo na pasta Start Menu Folder (Menu Iniciar/Programas).

 

Configurando o Emulador

 

Vou iniciar a configuração do Emulador. Para que eu possa colocar o arquivo .cab no emulador, vou precisar estar conectado ao computador, como acontece com os pocktes, para isso preciso ter o Microsoft Activesync (http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=024425a9-6973-43a7-8792-612f405137b2&displaylang=pt-br), e também o Microsoft Device Emulator (http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?familyid=13F5DE85-30CD-4506-9C5B-A2068FA1EE9E&displaylang=en). Instale-os na maquina.

Após ter instalado todos esses softwares, abra o Activesync e entre em File > Connection Settings e check a opção Allow connections to one of the following como mostra na Figura 6.

 


image012.jpg
Figura 6 –
Aceitando conexão do emulador.

 

A partir desse momento, meu Activesync está aceitando conexões de emuladores. Agora abra o Microsoft Device Emulator e encontrará  a seguinte tela (Figura 7).

 


image014.jpg
Figura 7 –
Tela do Device Emulator Manager.

 

Clique com o botão direito do mouse sobre o item Pocket PC 2003 SE Emulator e selecione a opção Connect, nesse momento deverá aparecer o emuldor com o Windos Mobile 2003 Second Edition. Feito isso, clique novamente com o botão direito do mouse sobre o item Pocket PC 2003 SE Emulator e selecione a opção Cradle, essa opção é para conectar o Pocket ao PC, como se estivesse colocando um cabo entre um Pocket e o computador. Nesse momento você terá o  emulador conectado ao seu computador.

Abra Meu Computador\Mobile Device\My Windows Mobile-Based Device\My Documents, nesse momento você estará acessando a pasta Meus Documentos do seu emulador, arraste o arquivo .cab para lá.

 

Nota

Se no momento da criação do projeto InstalacaoMobile o caminho não foi alterado, o arquivo .cab estará na pasta “...Meus documentos\Visual Studio 2005\ Projects\Mobile\InstalacaoMobile\ Debug\” e deverá estar com o nome de InstalacaoMobile.cab.

 

Agora no emulador...

No emulador, clique sobre o menu Start > Programs, procure o ícone File Explorer (Figura 8) e abra-o.

 

 


image016.jpg

Figura 8 – Ícone do File Explorer.

 

Após ter aberto o File Explorer, você deverá visualizar os arquivos que estão na pasta My Documents (Figura 9), selecione o InstalacaoMobile.cab. A aplicação deverá ser instalada automáticamente no Pocket e aparecerá no menu Start > Programs (Figura 10).

 


image018.jpg
Figura 9 –
Arquivos da pasta My Douments.

 


image020.jpg
Figura 10 –
Programa instalado e colocado no menu Start > Programs.

 

Conclusão

Nesse artigo eu mostrei como é simples criar pacotes de instalação para Windows Mobile, além disso, claramente podemos perceber as semelhanças com o Windows XP (pastas, padrões etc).

Espero que você possa, a partir desse artigo, customizar instalações com arquivos que, muitas das vezes, fazem-se necessários em aplicativos móveis. Até o próximo artigo.

 

Weliton Carlos Flor (welcf7@gmail.com) é analista desenvolvedor da Procwork, alocado full time na Tim Brasil. Trabalha com desenvolvimento de sistemas a 5 anos, sendo 3 com a plataforma .net, participou de projetos nas plataformas Web, Windows, SmartClient e Mobile.