De que se trata o artigo

Este artigo apresenta uma visão abrangente das ferramentas de gerenciamento de projetos MS Project, Gantt Project, dotProject e Project Open.


Para que serve

Apresentar essas ferramentas, destacando como podem auxiliar e prover de forma rápida e eficiente as informações necessárias para um efetivo controle e acompanhamento on-line do trabalho realizado.


Em que situação o tema é útil

Conhecer ferramentas de gerenciamento de projetos é cada vez mais importante na medida em que uma organização avança em seu nível de maturidade de gerenciamento de projetos. Nesse contexto, a utilização desse tipo de ferramenta propicia padronização de métodos e processos e a disponibilização de informações em tempo real ao alcance de toda a equipe do projeto, aumentando a qualidade do gerenciamento e as chances de alcançar os objetivos traçados.

Autores: Jurema Florinda Lembe de Veiga, Patrícia Lima Quintão e Marco Antônio Pereira Araújo

No desenvolvimento de um projeto existe a necessidade de um gerenciamento de projetos adequado, aplicando técnicas para o auxílio do controle das pessoas envolvidas e dos serviços atribuídos a elas, preocupando‑se com os prazos, custos e benefícios de cada produto.

Para tanto, o uso de ferramentas para gerenciamento de projetos é indispensável, uma vez que contribui para auxiliar e prover de forma rápida e eficiente as informações necessárias para o correto controle e acompanhamento on-line do trabalho realizado.

Nesse contexto, este artigo destaca quatro ferramentas para gerenciamento de projetos existentes no mercado: o MS Project - um sistema desktop desenvolvido pela Microsoft; o Gantt Project - um sistema desktop, gratuito de código aberto; o dotProject - um sistema desktop e distribuído sob a licença GNU-GPL; e o Project Open - um aplicativo de código aberto baseado na Web, ressaltando sua importância no auxílio para a gerência de projetos.

Serão apresentadas as características principais de cada ferramenta, como calendários, definição de tarefas, gráficos utilizados, serviço de envio de e-mail e o tipo de licenciamento, além de traçar um comparativo entre elas.

Ferramentas para Gerenciamento de Projetos

A adoção de ferramentas de gerenciamento de projetos pelas organizações efetivamente gera resultados positivos, propiciando padronização de métodos e processos de trabalho, além da disponibilização de informações em tempo real ao alcance de toda a equipe envolvida no projeto, aumentando a qualidade do gerenciamento e as chances de alcançar os objetivos traçados.

A seguir são apresentadas de forma sucinta as quatro ferramentas de gerenciamento de projetos propostas para este artigo. São elas: o MS Project, o Gantt Project, o dotProject e o Project Open.

Gantt Project

O Gantt Project é uma ferramenta de gerenciamento de projeto de acesso gratuito, de código aberto, baseado no gráfico de Gantt. O software é um sistema desktop que possui interface de fácil entendimento, conforme mostrado na Figura 1, que representa a tela inicial do Gantt Project, com todos os seus recursos iniciais para começar a cadastrar as informações de um projeto.

Figura 1. Tela inicial do Gantt Project

Esta ferramenta possui o recurso de dividir o projeto em uma árvore de tarefas e atribuí-las ao responsável de cada uma, podendo criar dependências entre as tarefas, além da geração de relatórios nos formatos PDF e HTML, associação com aplicativos de planilha eletrônica, intercâmbio com o Microsoft Project, envio de e-mail para pessoas diretamente envolvidas no projeto, definição de calendários com feriados, e definição de novos atributos para as atividades.

O Gantt Project está traduzido para o português do Brasil, e trata-se de uma aplicação desenvolvida em Java e que roda em Windows, Linux, MacOSX e outros sistemas operacionais que suportem a linguagem Java. O grande destaque dessa ferramenta é sua grande facilidade de uso e a clareza da interface. É recomendada para situações em que a definição e acompanhamento do cronograma é importante, assim como a necessidade de usá-lo em diversos sistemas operacionais e sua facilidade de uso.

dotProject

O dotProject é uma ferramenta de gerência de projetos de software livre e código aberto, distribuído sob a licença GNU-GPL, ou seja, os seus usuários podem copiar gratuitamente a ferramenta, fazer a instalação, fazer alterações para melhorá-la e até mesmo distribuí-la novamente desde que a licença seja mantida.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo