Fim de uma era na Sun. Scott McNealy deixa o comando

À frente da Sun Microsystems desde 1984, Scott McNealy deixa o cargo em função dos resultados obtidos pela empresa no terceiro trimestre fiscal de US$ 217 milhões e do desgaste natural de tanto tempo no comando.

A história executiva de McNealy se confunde com a da Sun. O executivo foi um dos fundadores da empresa , criada em 1982. Nos anos 90, no auge do setor de Tecnologia da Informação, McNealy foi o grande opositor ao domínio da Microsoft.

Embates históricos aconteceram entre ele, Bill Gates, e Larry Ellison, chairman e presidente da Oracle, que também ganhou um papel de destaque no combate ao poder da Microsoft. A Internet foi um grande palco para as discussões entre os líderes do setor de TI. McNealy e a Sun, defendiam a tese que a rede era o centro de todas as aplicações.

A linguagem de programação Java - desenvolvida pela Sun e grande marca da empresa nos últimos anos - levou as duas arqui-rivais aos tribunais, para depois haver um acordo entre as partes. 

Jonathan Schwartz, que esteve no Brasil, na semana passada, que ocupava o cargo de presidente, assume o comando da Sun Microsystems. McNealy, que está com 51 anos, continuará atuando como chairman da Sun.


Fonte: convergenciadigital