Arquitetura de Software

02/04/2013

0

Pessoal,

Tem alguém aqui trabalhando como arquiteto de software ou com interesse na área?

Estou começando a estudar mais sobre o assunto e gostaria de trocar ideias com os interessados.

Estou levantando uma documentacao de estudo e pesquisando alguns livros essenciais.

Fico no aguardo, quem sabe não montamos um grupo específico para esta área aqui no fórum!

Até mais.
Frederico Filho

Frederico Filho

Responder

Post mais votado

04/04/2013

Pessoal,

Tem alguém aqui trabalhando como arquiteto de software ou com interesse na área?

Estou começando a estudar mais sobre o assunto e gostaria de trocar ideias com os interessados.

Estou levantando uma documentacao de estudo e pesquisando alguns livros essenciais.

Fico no aguardo, quem sabe não montamos um grupo específico para esta área aqui no fórum!

Até mais.

Fala Frederico,
ja atuei como arquiteto, atualmente leciono arquitetura de software no Senai... O que precisar, conte comigo.

Fabio Rocha

Fabio Rocha
Responder

Mais Posts

04/04/2013

Roniere Almeida

faz muito tempo que não vejo sobre o assunto, mas é legal. apenas muito conteudo, hehehehe
Responder

04/04/2013

Frederico Filho

Opa, Rocha..show de bola.

Na verdade eu já trabalhava mais ou menos como arquiteto..mas nao oficialmente.

Então a minha ideia era saber como anda esta área de conhecimento atualmente.

Tenho uma ideia das funcoes e atividade do cargo e algumas ideias para implantar..mas quero também conhecer mais sobre a disciplina em si.

Pesquisei dois livros e mais uma indicação, segue:

Arquitetura de Software - Desenvolvimento Orientado para Arquitetura
Introdução À Arquitetura e Design de Software
Padroes Arquiteturais de Aplicacoes Corporativas de Martin Fowler

Vc conhece alguns desse livros..me indicaria algum outro?

Obrigado pelas informacoes
Responder

04/04/2013

Frederico Filho

Rocha..te add no linkedin..blz? vlws.
Responder

16/04/2013

Frederico Filho

Senhores,

Recentemente o Otávio publicou um artigo sobre a importância do arquiteto de software.

ótimo artigo.

https://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=27794
Responder

16/04/2013

Roniere Almeida

ta bem legal mesmo!!!
Responder

17/04/2013

Igor Pereira

Eu gosto do assunto!
Atualmente desenvolvo software para pesquisa e preciso ser arquiteto deles tbm.heheh

Responder

17/04/2013

Frederico Filho

Estou lendo esta documentação. É um bom inicio para uma leitura sobre o tema:

(http://www.ibm.com/developerworks/library/ar-archdoc1/)

É uma série de artigos da IBM.
Responder

17/04/2013

Roniere Almeida

Eu gosto do assunto!
Atualmente desenvolvo software para pesquisa e preciso ser arquiteto deles tbm.heheh



qual o seu nivel? posta aew alguns links interessantes!!!
Responder

17/04/2013

Igor Pereira

Como assim qual o meu nível? Não entendi.

Bom, links de sites não tenho no momento, mas gosto de livros e artigos.
Livros do Summerville e Pressman sobre engenharia de software explicam bem a arquitetura de software.
Este artigo parece explicar bem tal atividade: http://www.citeulike.org/group/1660/article/115159
O próprio RUP também explica de maneira clara e exemplicficada na disciplina de "Analysis & Design", esta atividade.

Gosto de projetar a aqruitetura construindo diagramas que acho que são essenciais para um bom desenho arquitetural e ajudar no planejamento de como será o software a ser desenvolvido, como: diagramas de classe(as vezes), de implantação(sempre) e de componentes(sempre).


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar