chamar destrutor da classe base.

06/05/2009

0

PessoAll. Antes de mais nada, peço desculpas caso eu faça alguma comparação do C++ com alguma outra linguagem. É que C++ não é minha linguagem ´nativa´.


Numa classe que eu criei descendente de outra que já existia eu preciso sobrescrever um metodo. Nesse metodo eu executo algumas instuções e no final chamo o metodo da classe base, para não copiar codigo. Como eu faço para chamar o metodo da classe base?

No delphi eu faço inherited metodo
no C# eu faço base.metodo()
no java é super.metodo e no vb tambem.


e no C++?

da certo de o metodo for o destrutor da classe? pergunto isso porque no destrutor da minha classe eu tenho que liberar da memoria alguns objetos privados desta classe, mas depois preciso chamar o destrutor da classe mae, para que seja executado o memso codigo e liberadas as coisas das quais não tenho conhecimento.


se fosse delphi eu fazia:
destructor tminhaclasse.destroy
begin
objetoaki.free;
inherited;
end;


mas como eu faço isso no c++ builder? funciona em outros compiladores c++?


Vitor Rubio

Vitor Rubio

Responder

Posts

11/05/2009

Rodc

É mais ou menos como no C#:
base::metodo();



Responder

11/05/2009

Vitor Rubio

não sabia que existia a palavra chave base.

vou testar e já posto o resultado. muito obrigado!


Responder

11/05/2009

Rodc

[quote:77dc681a9e=´vitor^_^´]não sabia que existia a palavra chave base.[/quote:77dc681a9e]
Opâ... não existe a palavra chave ´base´, acho que me expressei mal. ´base´ é o nome da classe ancestora. Exemplo:
class TmeuBotao : public(TButton)
{
public:
    Click();  // sobrescrita de função da classe base
}

TmeuBotao::Click()
{
    TButton::Click();
}



Responder

11/05/2009

Vitor Rubio

beleza, agora entendi.
Só que no caso, o metodo que eu quero sobrescrever é o destructor, e a classe base é, eu acho, TObject.

eu posso chamar, dentro do meu destructor novo

Tobject::~Tobject

ou

tobject::destroy?