Como conseguir um plano de carreira na área de programação

04/12/2015

0

Bem pessoal,

Trabalho na área de programação a quase 7 anos. Nesse período, procurei aprender com pessoas mais experientes até que conseguisse uma auto didata. Hoje estudo por conta e sou fã de UX. Sempre procuro fazer o melhor dentro da minha área. Tendo a preocupação do impacto que o usuário irá sofrer com a aplicação.

Para manter um nível elevado de conhecimento e conseguir evoluir gradativamente, sempre estou estudando nos horários livres. Seja para aprender sobre um framework novo, seja para ajudar alguém em algum forum. Pois bem, todo mundo fala trabalhe com o que gosta e etc. Porém não adianta trabalhar com o que se gosta sem ter um bom rendimento financeiro. E ai é que vejo muitos programadores se prostituindo, trabalhando até tarde e etc. Em contra partida vejo o salário da área simplesmente estagnar. As empresas não pagam! Eles preferem um programador feijão com arroz a um que estude e realmente dedique tempo e se preocupe com o impacto final que o sistema irá proporcionar ao usuário.

Hoje a palavra que vejo com mais sentido é "FRUSTRANTE" trabalhar assim. Não vejo um possível plano de carreira sem largar a área.

E ai fica a pergunta: Vale a pena seguir nessa área? Como conseguir um plano de carreira? Esse plano teria um pedestal: Salário, desafio e estudo.

OBS: É meu primeiro tópico. Não sei se deveria ser publicado aqui.
Emir Marques

Emir Marques

Responder

Posts

04/12/2015

Marcos P

Emir,

Olá !

Respondi, essa semana ainda, um outro post de uma pessoa que estava cansada da área de suporte e tinha a convicção que com dedicação e empenho, seria possível crescer na área de desenvolvimento.

Veja como são as coisas... alguns dias depois você posta uma questão que vai justamente no sentido oposto do que essa pessoa pretendia, ou seja, você está esgotado com a área de desenvolvimento.

Em ambas as situações, mantenho a opinião de que : "não existe milagre !".