Erro ao excluir arquivo em Python3

14/07/2019

0

from tkinter import *
from tkinter import ttk
from os import mkdir, chdir, path, remove
from tkinter import messagebox
import shutil

inicio = open('config/config.txt', 'r')
ini = int(inicio.readline())
ini_j = int(inicio.readlines()[0])

print(ini, ini_j)

inicio.close()

permitir = 0

def atualizar_variavel():

    if not(path.exists('config')):

        chdir('../')

    inicio = open('config/config.txt', 'r')
    ini = int(inicio.readline())
    ini_j = int(inicio.readlines()[0])

    print(ini, ini_j)

    inicio.close()

def menu():

    def apagar_arquivos_do_projeto():

        pergunta = messagebox.askquestion('Excluir', 'Você deseja apagar o projeto')

        if pergunta == 'yes':

            chdir('../')

            info = open('info.txt', 'r')
            nome = info.readline()
            info.close()

            shutil.rmtree(nome)
            remove('info.txt')

            conf = open('config/config.txt', 'w')
            conf.write('0\\n')
            conf.write('0\\n')
            conf.close()

            janela.destroy()

            exit()

    def c_j():

        if ini_j == 0:

            chdir('../')

            inicio = open('config/config.txt', 'w')

            inicio.write('1\\n')
            inicio.write('1')
            
            inicio.close()

            info = open('info.txt', 'r')
            nome = info.readline()
            info.close()

            def e_code():

                messagebox.showinfo('alerta', 'O programa será fechado para salvar as informações')

                chdir(nome) # Atenção

                arq = open('jogo.py', 'a')

                arq.write(f'\\nscreen = pygame.display.set_mode(({tamanho1.get()}, {tamanho2.get()}))\\n')

                arq.write('\\nwhile True:\\n')
                arq.write('    for event in pygame.event.get():\\n')
                arq.write('         if event.type == QUIT:\\n')
                arq.write('             pygame.quit()\\n')
                arq.write('             exit()')

                arq.close()

                c.destroy()

                janela.destroy()

                exit()
            
            c = Toplevel()
            c.title('Criar janela principal')

            info = Label(c, text='Digite o tamanho da janela')
            info.pack()

            tamanho1 = Entry(c)
            tamanho1.pack()

            x = Label(c, text='X')
            x.pack()

            tamanho2 = Entry(c)
            tamanho2.pack()

            ok = Button(c, width=16, text='Comfirmar', relief='groove', command=e_code)
            ok.pack(padx=20, pady=60)
                
            c.transient(janela)
            c.focus_force()
            c.grab_set()
            c.geometry('300x300')

        else:

            messagebox.showinfo('Alerta', 'Você não pode criar mais de uma janela')
            
        
    janela = Tk()
    janela.title('Menu Maker')

    #atualizar_variavel()

    #Criando uma aba 1
    
    sub_j = ttk.Notebook(janela)
    aba1 = ttk.Frame(sub_j)
    sub_j.add(aba1, text='Aba 1')
    sub_j.pack(expand=1, fill='both')

    # Area da aba 1

    criar_janela = Button(aba1, width=16, text='criar janela', relief='groove', command=c_j)
    criar_janela.place(x=0, y=0)

    apagar_projeto = Button(aba1, width=16, text='apagar projeto', relief='groove', command=apagar_arquivos_do_projeto)
    apagar_projeto.place(x=125, y=0)

    janela.geometry('700x600')
    janela.mainloop()

def criar_projeto():

    global inicio

    try:

        nome = str(nome_do_projeto.get())

        if not(path.exists(nome)) and ini != 1:

            mkdir(nome)

        chdir(nome)

        arq = open('jogo.py', 'a')

        if ini == 0:

            arq.write('import pygame\\n')
            arq.write('from pygame.locals import *\\n')
            arq.write('\\npygame.init()\\n')
            
            arq.close()

            chdir('../')

            inicio = open('config/config.txt', 'w')
            inicio.write('1\\n')
            inicio.write('0')
            inicio.close()

            info = open('info.txt', 'a')

            info.write(nome)

            info.close()

            chdir(nome)

        #arq.close()

        janela.destroy()

        menu()

    except:

        print('erro')

        instrucao['text'] = 'erro'

janela = Tk()
janela.title('maker')

titulo_ini = Label(janela, pady=20, text='MAKER', font='impact 20 bold')
titulo_ini.pack()

instrucao = Label(janela, text='Nome do projeto')
instrucao.pack()

nome_do_projeto = Entry(janela)
nome_do_projeto.pack()

criar = Button(janela, width=15, text='criar', relief='groove', command=criar_projeto)
criar.pack(padx=20, pady=60)

if ini == 1:

    criar['text'] = 'Abrir'

janela.geometry('300x300')
janela.mainloop()



quando executo o código pela segunda vez e clico em apagar projeto o Python me retorna esse erro:

PermissionError: [WinError 32] O arquivo já está sendo usado por outro processo: 'jogo\\\\jogo.py'
Walefy Gonçalves

Walefy Gonçalves

Responder

Post mais votado

14/07/2019

O comando que fecha o arquivo jogo.py está comentado (#arq.close()). Ele abre o arquivo e nunca mais fecha. Então quando você encerra o programa, o arquivo fica aberto na memória.

Vinnicyus Leite

Vinnicyus Leite
Responder

Mais Posts

15/07/2019

Walefy Gonçalves

O comando que fecha o arquivo jogo.py está comentado (#arq.close()). Ele abre o arquivo e nunca mais fecha. Então quando você encerra o programa, o arquivo fica aberto na memória.
Obrigado!
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar