Index Paradox...

19/02/2003

0

Saudações,
criei um indexname de uma table paradox com o nome ´Elias´ e ele está acusando quando executo o programa que este index está somente para leitura...como posso resolver isso? Alguém pode me ajudar? Precso muito de ajuda porque ainda estou aprendendo e preciso terminar isso logo pra poder gerar comissões de corretores...


Elias Jr

Elias Jr

Responder

Posts

19/02/2003

Carnette

Por acaso voce quando criou no DATABASE DESKTOP o arquivo não marcou a opção MAINTENED


Responder

19/02/2003

Elias Jr

Saudações,
eu não marquei esta opção porque fui em secondary indexes e após eu escolher os campos escola e parcela ele me pede um index pra estes campos aí eu pus o meu nome mas esta opção está desabilitada...porque? Não é por aí que eu tenho que criar? Vc pode me ajudar?


Responder

19/02/2003

Carnette

volta lá no database desktop e abra seu arquivo de indice e marque esta opção...pode ser por aí...


Responder

19/02/2003

Elias Jr

Olha eu tinha marcado antes a opção case sensitive...mas mesmo que eu não tivesse marcado nada...esta opção que vc me falou está desabilitada...e já fica assim quando eu entro em secondary indexes...


Responder

19/02/2003

Carnette

Tô tentando imaginar o que voce fez aí meu bruxo...pois aqui, eu HABILITO e DESABILITO esta opção...o correto é deixar ela habilitada...mas, eu ainda não sei se voce consegue isto....está TRANCADA esta opção ??


Responder

19/02/2003

Elias Jr

Olha, consegui habilitar...tive que clicar em unique duas vezes (habilitando e desabilitando) aí o maintained apareceu...quando seleciono ele o database diz que eu preciso de um indice primário, como faço isso...e outra coisa neste caso em que uso os fields escola e parcela...devo pôr case sensitive? Valeu pela ajuda, ainda estou aprendendo...


Responder

19/02/2003

Carnette

aaaaahhhhh....agora sim...voce tem que definir a CHAVE PRIMARIA dentro da propria tabela...vai no Database Desktop e seleciona o primeiro campo do teu arquivo como campo chave....ali onde está escrito KEY vc clica e define....


Responder

19/02/2003

Elias Jr

Saca só quando eu tento por o campo escola(codigo da escola) como chave primária, a tabela se tranforma e muda de nome para Keyviol com 16K(a original tem 368K)...isso acontece quando eu ponho a chave primária...tem algo a ver com a propriedade secondary indexes?


Responder

19/02/2003

Carnette

Não..Não tem nada haver com a secundaria...é que a Chave Primaria...tem que ser UNICA..não pode ter repetição de registro...no seu caso CÓDIGO DA ESCOLA...o database só está a te dizer que foram encontrados 16 registros com o mesmo código e está descosirando..se, este é realmente seu campo chave....tudo bem....siga em frente...caso voce precise repetir o mesmo codigo de escola várias vezes...acrescente um campo AUTOINCREMENT depois do codigo da escola e click nele tambem na KEY...ai voce vai ter como campo CHAVE os campos CODIGO DA ESCOLA E O AUTOINCREMENT....NUNCA VAO SE REPETIR...

espero ter sido claro.....


Responder

19/02/2003

Elias Jr

Valeu, cara, consegui resolver uma das broncas. Agora está executando sem dá erro algum...só que tem outro problema...são dois forms, um com uma grid em que fica armazanada a fatura a ser paga, quando damos um duploclique na grid, surge um segundo form em que colocamos a data de pagamento(maskedit) e confirmamos...no onclick do botão confirma tem uma linha e que faz com que a data de pgto caia direto na tabela(a que vc ajeitou) e a grid fique zerada sem a linha de fatura a pagar, mas isto não acontece, ele aceita sem dá erro mas não modifica nada,deu pra entender? Se vc quiser posso te mandar o fonte...quer dizer desmenbrar e te passar...valeu pela ajuda.


Responder

19/02/2003

Carnette

Coloca o seguinte no evento ONFILTERRECORD da Tabela que esta amarrado a Grid o seguinte


Accept := DataSet[´CAMPODATAPAGAMENTO´] <> nil;


e nesta mesma tabela voce coloca a propriedade FILTERED para TRUE

se quiser ver novamente TODOS no grid é só retornar o FILTERED para FALSE


Responder

19/02/2003

Elias Jr

Este é ocódigo que está no form de data e que quando confirmamos deveria por a fatura paga registrada na tabela:
procedure TFrmpaga.BitBtn1Click(Sender: TObject);
begin
tb_faturas.SetKey;
tb_faturas.FieldByName(´escola´).AsInteger := escola;
tb_faturas.FieldByName(´parcela´).AsString := parcela;
tb_faturas.gotokey;
tb_faturas.edit;
tb_faturas[´data_pagamento´]:= strtodate(maskedtPG.text);
tb_faturas.post;
Frmpaga.release;
Frm_PagaFaturas.Qy_faturas.close;
Frm_PagaFaturas.Qy_faturas.Open;
end;
Isto está certo ou falta alguma coisa? Valeu.....


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar