Juros de 5% em atraso por mes

02/12/2013

0

Criei um banco com duas tabelas no Ibexpert.
Tabelas: CLIENTES (Id, Nome, Cidade, Cpf)
CONTAS_RECEBER ( Id, Data_Emissao, Vencimento)

Preciso montar uma consulta que me forneça um resultado de cobrança de 5% de juros ao mes:
Ex:

Cliente Vencimento valor original %Juros Valor c/ juros
Fulano 11/11/2013 100,00 5% 105,00
Maria 11/11/2013 100,00 5% 105,00
João 11/11/2013 100,00 5% 105,00
Karla Nikiteko

Karla Nikiteko

Responder

Posts

02/12/2013

Isaac Jose

tente valor = valor*1.05
Responder

02/12/2013

Karla Nikiteko

Gostaria de saber como fazer a consulta dentro do sql/firebird
Responder

02/12/2013

Karla Nikiteko

tente valor = valor*1.05
Não compreendi! o que vc quis dizer?
Responder

02/12/2013

Roniere Almeida

tente valor = valor*1.05


uma pergunta, esse codigo pode ser colocado no codigo fonte de alguma linguagem? ou é somente no banco?
Responder

02/12/2013

Karla Nikiteko

tente valor = valor*1.05


uma pergunta, esse codigo pode ser colocado no codigo fonte de alguma linguagem? ou é somente no banco?


Liguagem SQL para firebird. Eu já desenvolvi algo parecido em outras linguagens mais no banco não está rolando e como estou começando a mexer com SQL/firebird agora estou total perdida!
Responder

02/12/2013

Thiago Irrazabal

Boa noite, não entendi muito bem tua necessidade mas, eu peguei tua estrutura de tabelas e adicionei 2 campos na tabela CONTAS_RECEBER, "VALOR" e "VALOR_JUROS". o VALOR_JUROS eu fiz computado por um select que já da o valor + o juros, segue o exemplo.

ALTER TABLE CONTAS_RECER ADD VALOR         DOUBLE PRECISION;
ALTER TABLE CONTAS_RECER ADD VALOR_JUROS   COMPUTED BY ((SELECT COALESCE(A.VALOR, 0) + (COALESCE(A.VALOR, 0) * 5 / 100) * (EXTRACT(MONTH FROM CURRENT_DATE) - EXTRACT(MONTH FROM A.VENCIMENTO)) AS JUROS FROM CONTAS_RECEBER A
WHERE A.ID = CONTAS_RECEBER.ID))



Se quiser mudar o percentual de juros, que ta fixo na tabela nesse caso, é só mudar ali on ta * 5 / 100, mude o 5 para o percentual que tu necessitar, abraço



Att,
Thiago Irrazabal de Oliveira.
Responder

03/12/2013

Karla Nikiteko

Boa noite, não entendi muito bem tua necessidade mas, eu peguei tua estrutura de tabelas e adicionei 2 campos na tabela CONTAS_RECEBER, "VALOR" e "VALOR_JUROS". o VALOR_JUROS eu fiz computado por um select que já da o valor + o juros, segue o exemplo.

ALTER TABLE CONTAS_RECER ADD VALOR         DOUBLE PRECISION;
ALTER TABLE CONTAS_RECER ADD VALOR_JUROS   COMPUTED BY ((SELECT COALESCE(A.VALOR, 0) + (COALESCE(A.VALOR, 0) * 5 / 100) * (EXTRACT(MONTH FROM CURRENT_DATE) - EXTRACT(MONTH FROM A.VENCIMENTO)) AS JUROS FROM CONTAS_RECEBER A
WHERE A.ID = CONTAS_RECEBER.ID))



Se quiser mudar o percentual de juros, que ta fixo na tabela nesse caso, é só mudar ali on ta * 5 / 100, mude o 5 para o percentual que tu necessitar, abraço

Obrigada muito bom! Mais na verdade eu necessito que ele calcule os juros somente quando a data de vencimento estiver ultrapassada e este vencimento tem que ser calculado 5% ao mes.


Att,
Thiago Irrazabal de Oliveira.
Responder

03/12/2013

Thiago Irrazabal

Bom dia, é o que esse campo calculado faz, ele calcula 5% de juros em cima do valor inicial, a partir da data de vencimento, para cada mês que passar ele calcula + 5%.



Att,
Thiago Irrazabal de Oliveira.
Responder

03/12/2013

Roniere Almeida

tente valor = valor*1.05


uma pergunta, esse codigo pode ser colocado no codigo fonte de alguma linguagem? ou é somente no banco?


Liguagem SQL para firebird. Eu já desenvolvi algo parecido em outras linguagens mais no banco não está rolando e como estou começando a mexer com SQL/firebird agora estou total perdida!


putz, desculpa se atrapalhei.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar