Select no Delphi com mais valores

22/01/2010

2

Fala Pessoal,   Estou com o seguinte problema, tenho esse select no firebird porem o mesmo não estou conseguindo passar para o delphi com algums mudanças:   Select :    select t_usuario.id,  t_usuario.nome, t_usuario.numero, t_usuario.regiao                from t_usuario
               left join t_movimentacao on t_movimentacao.id_usuario = t_usuario.id
               where t_usuario.id not in ( select id_usuario from t_movimentacao where mes = 'JANEIRO')
               and t_regiao.regiao in ('RIO CLARO','SÃO PAULO')   Esse é um select que tem uma condição com mais valores porem quando eu jogo ela no delphi eu quero que esses dois valores sejam de uma variavel.   assim :    dm.cds_movimentacao.close;
              dm.sql_movimentacao.close;
             dm.sql_movimentacao.commandtext := ' select t_usuario.id, t_usuario.nome, t_usuario.numero, t_usuario.regiao from t_usuario'+
             ' left join t_movimentacao on t_usuario.id = t_movimentacao.id_usuario'+
             ' where t_usuario.id not in ( select id_usuario from t_movimentacao where mes = ''' + v_mes + ''')'+
             ' and regiao in (''' + v_rc + ''',''' + v_sp34 + ''', )';
             dm.cds_movimentacao.open;     acontece o seguinte que essas minhas variaveis V-rc, v_sp34 não exatamente irá ter um valor, é bem flexivel os valores dela pode ser que somente 1 receba um valor e a outra não e pode ser que as duas recebam valores ai eu preciso consultar quando tem 1 com valor e quando tem as duas com valores quando as duas estão com valores a consulta funciona normal mas quando comente 1 está com valor ele dá um erro de conversão de string deve ser pq ele está tentando converter a variavel que está sem valor , mas como eu faço para anular essa variavel quando está sem valor.   OBS: Delphi 7 e firebird 2.0   No aguardo    
Responder

22/01/2010

Alan Souza

antes de executar sua consulta, vc vai ter que concatenar suas variáveis em uma string com o formato correto aceito no in, e aí sim passar essa string formatada pra consulta, para evitar passar duas vírgulas juntas ou coisa do gênero.
Responder

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais sobre o uso de cookies,
consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa política.

Aceitar